As iniciativas que apoiamos e/ou promovemos são monitorizadas e avaliadas em relação aos efeitos que produzem. Temos a preocupação de garantir uma alocação dos recursos a projetos que abranjam o maior número possível de pessoas e/ou que consigam gerar os maiores e melhores resultados.
Para além de visitas de acompanhamento às instituições com as quais celebramos acordos de cooperação continuada para verificar in loco a qualidade das infraestruturas e do serviço prestado às pessoas apoiadas, medimos se e como ocorrem as desejadas mudanças sociais através da aplicação dos critérios da metodologia Business for Societal Impact (B4SI)1. Com base nestes critérios e aplicando a metodologia – por motivo de materialidade mínima – a cada uma das instituições que apoiamos anualmente com um valor de pelo menos seis mil euros, estimamos que os cerca de 45,5 milhões de euros2 atribuídos em 2023 a 220 organizações tenham impactado positivamente mais de 2,2 milhões de pessoas. A maior parte dos apoios foi materializada em doações em géneros e focada na melhoria do bem-estar social.
Medição de impactes sociais
Tal como em anos anteriores, a maioria dos beneficiários inquiridos pelas instituições que todos os dias apoiam pessoas carenciadas (87,5%) reportou impactes positivos na sua qualidade de vida. Também as instituições relatam que o apoio que disponibilizámos lhes permitiu oferecer ou melhorar os seus serviços.
Também procuramos formar pessoas em situação de vulnerabilidade social, de modo a reforçar as suas possibilidades de êxito no mercado laboral. Ao longo de 2023, 380 colaboradores em Portugal e na Polónia participaram em programas de capacitação profissional em contexto real de trabalho, correspondendo a mais de 84 mil horas de tutoria que equivalem a um valor de mais de dois milhões de euros3.
1 O reporte global dos principais indicadores de apoio às comunidades, segundo o modelo B4SI, está disponível no website corporativo, na página Apoiar as Comunidades Envolventes, sendo verificado por entidade externa e independente.
2 Este valor corresponde a atividades/projetos – medidos junto das instituições e seus beneficiários – apoiados pelas diferentes Companhias do Grupo, havendo um limite mínimo a partir do qual se considera poderem ser obtidos dados significativos de impactes sociais. Assim, não corresponde ao montante total de apoios concedido por Jerónimo Martins.
3 Em 2022 revisitámos a metodologia associada aos programas de estágios considerados na análise de impacto social.