Relatório e Contas 2023

Preparar para o futuro

Acreditamos que o desenvolvimento pessoal e profissional é um dos investimentos mais relevantes que podemos fazer enquanto empregador. Norteados pela convicção de que a aprendizagem deve ser contínua, focamo-nos em formar os nossos colaboradores para se superarem no desempenho das suas funções, e também para que tenham as ferramentas necessárias para prosperarem num ambiente cada vez mais exigente nos múltiplos contextos das suas vidas.

Grande plano de mãos a utilizar o teclado de um computador portátil (foto)

Em 2023, atingimos quase 7,4 milhões de horas de formação, o que representa uma média de 55 horas por colaborador, tendo investido 18,7 milhões de euros. Com mais de 220 mil ações de formação, chegámos a 93,8% dos nossos colaboradores (mais 9 p.p. do que em 2022).

Principais indicadores de formação

 

 

Volume de formação (i)

 

Horas de formação por colaborador [GRI 404-1] (ii)

 

Número total de ações de formação

 

 

2023

 

2022

 

2021

 

2023

 

2022

 

2021

 

2023

 

2022

 

2021

Grupo

 

7.367.472

 

7.325.452

 

5.596.592

 

55

 

56

 

45

 

220.788

 

211.438

 

165.840

Portugal

 

1.761.827

 

1.450.067

 

1.213.357

 

49

 

42

 

35

 

57.417

 

48.869

 

39.468

Polónia

 

4.449.299

 

4.605.471

 

3.474.071

 

52

 

55

 

43

 

160.859

 

160.320

 

124.126

Colômbia

 

1.156.347

 

1.269.915

 

909.164

 

84

 

102

 

106

 

2.512

 

2.249

 

2.246

Notas:

(i)

Volume de formação – número de horas realizadas multiplicado pelo número de participantes em formação;

(ii)

Horas de formação por colaborador – quociente do volume de formação pelo total de colaboradores.

A nossa aposta em plataformas digitais de aprendizagem, como o EducAção, permite-nos chegar a cada vez mais colaboradores com mais conteúdos formativos. Esta é uma plataforma à qual todos os nossos colaboradores podem aceder em qualquer momento e em qualquer lugar, e que disponibilizou 5.375 conteúdos de formação obrigatória e opcional (87,0% mais do que em 2022) em diferentes formatos, como e-learning, vídeo e documentos de suporte à formação presencial. Em 2023, 132.485 colaboradores realizaram formações através do EducAção, numa média de 46 mil utilizadores ativos por mês. Outra plataforma digital é a Knowledge Share, uma biblioteca que centraliza mais de três mil conteúdos (notícias, artigos, podcasts e webinars, entre outros) que procuram inspirar e promover o autodesenvolvimento dos nossos quadros. Em 2023, adicionámos 553 conteúdos à plataforma.

Demos ainda passos significativos na adoção de novas tecnologias de suporte à formação. Na Biedronka, após um piloto de formação em realidade virtual sobre dar feedback, a Companhia implementou esta tecnologia no processo de onboarding de operadores de loja, nomeadamente nos módulos relacionados com a secção de padaria. Também a Hebe testou a tecnologia para formar colaboradores em prevenção de acidentes de trabalho. No total, 331 colaboradores receberam formação através de realidade virtual.

Para apoiar a nossa transformação digital, os profissionais de tecnologias de informação tiveram acesso a mais de 4.600 horas de formação técnica, de línguas e de metodologias de trabalho inovadoras.

Formação em liderança

Temos a ambição de desenvolver e garantir a existência de líderes preparados em todos os níveis da organização, possibilitando a continuação do nosso crescimento e da entrega de resultados. O desenvolvimento das lideranças ajuda também a que nos posicionemos no mercado de trabalho como um empregador de referência.

Entre as várias ferramentas que colocamos à disposição dos nossos líderes, destacamos o programa de desenvolvimento Be a Leader. Foi criado em 2018 em parceria com o Center for Creative Leadership (CCL) e diferencia-se por ser totalmente customizado às necessidades dos nossos negócios e por ter uma proposta de valor alavancada em percursos formativos adaptados a cada contexto (Leading Self, Leading Others e Leading Teams) e que incluem formação em sala, coaching individual e participação em grupos de aprendizagem colaborativa focados na partilha de experiências e no desenvolvimento interpessoal. Desde o lançamento do Be a Leader, e até ao final de 2023, foram formados 1.283 managers. No ano 2023, formámos 215 pessoas neste programa, tendo investido mais de 1,2 milhões de euros.

Líder Ara

Em franca expansão e tendo o desenvolvimento de líderes como uma prioridade imediata, a Ara foi a primeira companhia do Grupo a implementar o Be a Leader ao nível das operações. O programa foi inicialmente adaptado para gestores de área e foi estendido aos gestores de loja em 2023, tendo sido formadas 1.196 pessoas. 95,2% dos gestores de loja foram abrangidos por este programa de formação.

Além do Be a Leader, que abrange os quadros de todas as Companhias, na Colômbia criou-se o programa Líder Ara, integrado na Escola de Liderança da Companhia, e que permite também chegar aos colaboradores que têm a responsabilidade de gerir uma loja. A primeira parte do Líder Ara consiste em dez módulos de microaprendizagem suportados por vídeos ou breves artigos que permitem adquirir novos conhecimentos; a segunda parte consiste num percurso de 30 webinars, conduzidos por facilitadores internos, cujos conteúdos são definidos em parceria com o CCL, com base num diagnóstico aos principais desafios das operações, e que incluem autoconhecimento, comunicação, delegação e orientação para resultados, entre outros.

Através da conclusão dos dez módulos, da realização de pelo menos nove dos webinars e da entrega de um resumo das principais aprendizagens, os participantes recebem uma certificação, obrigatória para uma eventual progressão de carreira.

Para encorajar a participação no programa, a Ara criou uma campanha interna que incluía a divulgação dos primeiros dez gestores de loja certificados em cada zona. 77% dos gestores de loja foram certificados. 30 dos participantes já foram promovidos a gestores de área.

Para aumentar o alcance do desenvolvimento dos nossos líderes, demos início ao programa Exponential Leadership, em parceria com o CCL, que pretende criar um grupo de facilitadores internos. Adicionalmente, para fomentar a transferência de conhecimento e promover a liderança pelo exemplo, foi também lançado um programa de mentoria, que envolveu 53 pares de mentores e mentorados nos dois primeiros projetos-piloto.

Mantivemos, ainda, a formação de quadros superiores através do Strategic Management Programme, uma parceria com a Católica Lisbon School of Business & Economics e a Kellogg School of Management. Trata-se de um programa adaptado à nossa realidade e que consiste numa experiência de aprendizagem com acesso a conteúdos e professores de excelência. Este programa significou um investimento de 532 mil euros em 2023, para o desenvolvimento dos líderes com maior potencial.

A nível local, as Companhias têm levado a cabo programas específicos de liderança. O Pingo Doce reforçou o programa De Bom a Excelente!, em parceria com o CCL, que se foca na comunicação entre líderes e equipas, e o Programa Geral de Gestão de Loja, que visa o desenvolvimento de competências críticas de gestão e de negócio, permitindo formar 196 colaboradores de gestão de loja. Em 2023 foi ainda lançado o programa Chef Estrela Michelin, dedicado ao desenvolvimento de 39 chefs e sous-chefs das cozinhas do Pingo Doce, nomeadamente nas áreas de comunicação, gestão e controlo emocional, gestão de conflitos e motivação das equipas.

Na Polónia, a Biedronka promoveu a Akademia Zarządzania dla SOM (Academia de Gestão para Senior Operations Managers) e a Biedronkowa Akademia Zarządzania 2.0 (Academia de Gestão da Biedronka 2.0) para gestores de loja. Em 2023, participaram 1.643 colaboradores nestes dois programas (mais 51,2% do que em 2022).

Formação de negócio

Considerando a nossa proposta de valor, assente na oferta de produtos frescos aos milhões de consumidores que visitam as nossas lojas diariamente, a formação que é dada às nossas equipas operacionais (que representam 97,5% do total das nossas pessoas) está muito direcionada ao exercício das suas funções, procurando simultaneamente promover a sua empregabilidade contínua. A oferta formativa é regularmente atualizada, sendo a especialização na área de perecíveis uma das nossas grandes apostas.

A Escola de Frescos (focada na formação nas categorias talho, padaria e pastelaria, comida fresca e peixaria), o programa de formação em fruta e vegetais para gestores de loja e district managers, e outros programas de formação em perecíveis em Portugal, formaram 19.559 pessoas no Pingo Doce e no Recheio. Na Biedronka, os módulos base e avançado do programa Zostań Świeżoznawcą (Torne-se um Especialista em Frescos) formaram 12.881 colaboradores, e, na Ara, 18.249 pessoas foram formadas em frescos.

Com o objetivo de melhorar o processo de capacitação e fazer face à expansão da Ara, a Companhia criou a função de formador de campo, responsável por acolher novos colaboradores, priorizando a sua formação. Os 24 formadores de campo habilitaram 2.100 pessoas.

O serviço ao cliente é igualmente uma competência crítica no contexto das nossas Companhias. Neste âmbito, foram formados 27.677 colaboradores. O Pingo Doce relançou e capacitou os operadores de loja para o modelo de serviço ao cliente SVAL (Sorrir, Vender, Agradecer, Limpar). A Ara desenhou um novo modelo de serviço ao cliente, assente nos pilares de apresentação pessoal, protocolo de serviço ao cliente e protocolo operacional. Também a Biedronka iniciou um programa de formação para os líderes das operações focado nos padrões de serviço ao cliente.

De igual modo, as competências comerciais foram desenvolvidas durante o ano, num total de 1.930 horas de formação em Portugal dadas a 181 colaboradores. Para o efeito, foram instrumentais o programa Lead the Commercial Way, que se foca no desenvolvimento de colaboradores da área Comercial em competências avançadas de gestão de categoria, uma parceria com o IMD para temas relacionados com técnicas e estratégias de negociação e cursos em e-learning especializados.

Na sequência dos processos de transformação de negócio e eficiência operacional que a Biedronka, a Hebe, o Pingo Doce e a Ara estão a atravessar, 26.315 colaboradores foram formados sobre novos processos de negócio.

Em termos da digitalização de processos operacionais e de gestão, a Hebe é uma referência no Grupo. Nas suas estruturas centrais, a Companhia assegurou sessões de formação com parceiros de excelência a 47 pessoas de áreas como tecnologias de informação, e-commerce e comercial. O objetivo é assegurar que estes colaboradores estão preparados para uma trajetória de transformação digital estratégica. O centro de distribuição da Hebe tem vindo a ser progressivamente automatizado e 60 operadores foram capacitados para operar um novo robot que aumenta a eficiência da ordenação de caixas para expedição para as lojas através, nomeadamente, de tecnologia RFID1.

1 RFID (Radio-Frequency Identification) é uma tecnologia de conexão sem fios que transmite dados através de radiofrequência, permitindo rastrear e identificar objetos à distância.

Filtro de tópicos

Resultados