A estratégia retributiva nas diferentes Companhias, materializada em políticas de compensação e reconhecimento, é pautada por três princípios fundamentais:
- Criar um impacto positivo nas nossas pessoas, permitindo um padrão de vida equilibrado e digno para os colaboradores e suas famílias.
- Garantir justiça e equidade como fundamento, garantindo pacotes retributivos competitivos e ajustados a diferentes conteúdos e níveis funcionais.
- Reconhecer o esforço e compromisso das nossas equipas, a conquista de resultados e a ultrapassagem de metas, destacando e reforçando desempenhos e comportamentos exemplares.
Rendimento garantido
Um dos principais vetores que norteia as nossas políticas é a garantia de que, nas diferentes Companhias, os nossos colaboradores têm um salário competitivo. Por essa razão, a nossa estratégia passa por estabelecer salários de entrada acima dos salários mínimos nacionais.
A Polónia introduziu um novo sistema de atualização do salário mínimo nacional, passando a ocorrer duas atualizações ao longo do ano (em janeiro e em julho), o que se traduziu num aumento histórico de 20% do salário mínimo nacional em 2023 face ao ano anterior. Apesar do impacto que esta medida teve na Biedronka e na Hebe, as Companhias investiram para manter a competitividade do rendimento mínimo garantido. A Biedronka assegurou uma diferenciação de até mais 22% do seu nível de entrada face ao salário mínimo polaco.
Em Portugal, e acompanhando o maior aumento de sempre ao salário mínimo nacional, todas as Companhias asseguraram um aumento dos seus salários mínimos de entrada até 18%. Muitos colaboradores tiveram assim um aumento do rendimento acima da inflação registada durante o ano.
Na Colômbia, onde o salário mínimo nacional aumentou 48% entre 2018 e 2023, a Ara oferece um salário de entrada superior ao salário mínimo nacional e o esforço feito pela Companhia permitiu que o rendimento mínimo mensal dos colaboradores ultrapassasse em 53% o salário mínimo colombiano em 2023.
Portugal
Rendimento mínimo mensal* entre 19% e 62% acima do salário mínimo nacional
Polónia
Rendimento mínimo mensal* entre 11% e 22% acima do salário mínimo nacional
Colômbia
Rendimento mínimo mensal*
53% acima do salário mínimo nacional
*Em Portugal o rendimento mínimo mensal contempla o salário base de entrada e o subsídio de refeição, na Polónia inclui o salário base de entrada e subsídio de presença e na Colômbia inclui o salário base de entrada, subsídio de refeição e subsídio de transporte. Os valores apresentados são relativos a horários de full-time nos três países em análise.
Adicionalmente, nas diferentes Companhias, seguimos políticas e processos para recompensar as nossas pessoas de forma justa e equitativa. A maioria dos nossos colaboradores veem o seu salário ser revisto logo após o primeiro ano, como forma de recompensar o seu compromisso e promover a diferenciação com base na experiência e autonomia. Para além disso, nas diferentes áreas operacionais e de suporte ao negócio, temos definidos níveis salariais ajustados aos diferentes conteúdos funcionais e níveis de responsabilidade. A conjugação de todas estas variáveis levou ao aumento considerável dos salários médios em 2023, com destaque para a Biedronka (salário médio cresceu 16%) e Recheio (salário médio cresceu 11%).
Considerando também os aumentos salariais por mérito, 99% dos colaboradores que estiveram ativos durante todo o ano foram impactados por uma medida de revisão salarial, registando um aumento médio de 18%.
Reconhecimento
Em 2023 investimos cerca de 312 milhões de euros no reconhecimento dos nossos colaboradores, mais 8% do que em 2022, reforçando a tendência crescente na utilização destes mecanismos na estratégia retributiva do Grupo.
A Biedronka tem em vigor sistemas de incentivos que reconhecem o desempenho individual ou de equipa para todos os seus colaboradores nas operações de loja e logística, para além de vários prémios extraordinários que operacionalizou durante o ano. Já o Pingo Doce lançou em 2023 o prémio de gestão de loja, com periodicidade trimestral, para premiar o desempenho das equipas de gestão de loja no aumento de vendas e na diminuição de quebras. Valorizando os colaboradores dos vários negócios do Recheio, a Companhia oferece pelo menos um prémio mensal que reconhece o desempenho, incluindo o prémio mensal de loja, incentivos de vendas, o prémio de produtividade e o prémio de abertura de loja.
Em 2023, entre prémios anuais de desempenho, prémios de presença e sistemas de incentivos, investimos cerca de 277 milhões de euros (mais 16% do que em 2022) distribuídos da seguinte forma:
- mais de 120 milhões de euros relativos ao prémio de desempenho de managers e prémio extraordinário às equipas operacionais (cerca de 85.300 colaboradores abrangidos);
- mais de 156 milhões de euros alocados a prémios e bónus relacionados com desempenho de vendas, presença e outros.
Como forma de reconhecimento pela sua lealdade e compromisso, todos os anos atribuímos um prémio especial aos colaboradores que atinjam um determinado patamar de antiguidade. O investimento neste prémio foi de cerca de sete milhões de euros, tendo abrangido quase 5.900 colaboradores.
Tendo muito claro o seu carácter estratégico, temos vindo a evoluir na nossa abordagem ao reconhecimento, valorizando cada vez mais a forma como os objetivos são alcançados e não apenas o seu cumprimento. Temos testado mecanismos inovadores que vão ao encontro dessas necessidades, como na Ara e Hussel, em que adotámos sistemas de reconhecimento gamificados, dando ênfase à melhoria de processos e reconhecimento de comportamentos e resultados.
Numa época tão importante para as famílias como é o Natal e perante uma conjuntura económica desafiante, com um aumento significativo do custo de vida, mais de 109 mil colaboradores em funções operacionais na Polónia e Portugal receberam, a título excecional, um reconhecimento que totalizou 24,4 milhões de euros. Para além disso, a Biedronka assegurou o pagamento de um prémio extraordinário às equipas de gestão de loja que representou um investimento adicional de cerca de 4,1 milhões de euros.
Benefícios
Os benefícios extrassalariais são mais uma componente-chave na política retributiva do Grupo, uma vez que permitem tornar a nossa proposta de valor para os colaboradores mais robusta e adaptada às suas necessidades.
Dependendo do seu nível de responsabilidade, os colaboradores têm um pacote de benefícios que pode incluir seguro de vida, seguro de saúde, seguro de acidentes pessoais em viagem e plano de pensões. Estes benefícios são complementados por um pacote de instrumentos de trabalho que visam facilitar o exercício das funções, para além de uma vasta oferta de apoios, no âmbito familiar e do bem-estar do colaborador, dos quais as nossas pessoas podem beneficiar.
Temos ainda um plano flexível de benefícios, o Bolsa Flex, através do qual é concedido um montante que cada colaborador pode alocar a opções que se enquadrem nas suas necessidades e preferências pessoais. Em 2023, o Bolsa Flex passou a abranger mais de 4.500 colaboradores. Na Hebe é possível alocar uma verba proveniente do Fundo Social (mecanismo legalmente exigido na Polónia) a mais de quatro mil opções disponíveis, dando total flexibilidade aos colaboradores sobre como utilizar o seu dinheiro.