Relatório e Contas 2023

Fortalecer o caminho individual

Procuramos proporcionar aos colaboradores as ferramentas e as oportunidades para que possam atingir o seu máximo potencial. Encaramos cada carreira como única e consideramos que o percurso de desenvolvimento do colaborador deve ser uma experiência baseada no autoconhecimento e na responsabilização individual, de acordo com os nossos princípios, necessidades e desafios. Dispomos, por isso, de mecanismos como a avaliação de desempenho, feedback, avaliação de potencial, planos de desenvolvimento pessoal e oportunidades de mobilidade interna e progressão, convocando ainda os colaboradores a participar ativamente na construção da organização do futuro.

Duas mulheres sorridentes numa secretária de escritório a olhar para o ecrã de um computador portátil (foto)

Avaliação de desempenho e potencial

O nosso ciclo de gestão de desempenho, que se baseia na igualdade de oportunidades e na meritocracia, está intrinsecamente ligado às prioridades do negócio. Todos os anos, os colaboradores são desafiados a atingir novos objetivos e a desenvolver as suas competências, num percurso acompanhado pelas suas chefias, responsáveis pela partilha de feedback regular e individualizado.

A avaliação de potencial é uma ferramenta estratégica para monitorizar o talento dentro da organização, antecipando próximos passos de carreira e promovendo o desenvolvimento e crescimento dos colaboradores. São considerados no processo os quadros e os colaboradores do plano operacional que desempenham funções críticas. No total, foram abrangidos 5.465 colaboradores.

Os managers e os colaboradores do plano operacional identificados como tendo potencial de progressão ou necessidades urgentes de desenvolvimento tiveram oportunidade de desenhar o seu plano de desenvolvimento pessoal e receber formação direcionada às suas necessidades. Em 2023, as nossas Companhias monitorizaram 3.019 planos de desenvolvimento pessoal.

Em 2023, a Biedronka reviu o processo de desenvolvimento de gestores de loja, incluindo uma etapa de revisão e feedback aos planos de desenvolvimento pessoal e um maior envolvimento dos Human Resources Business Partners (HRBP), responsáveis pelo acompanhamento dos colaboradores e dos seus objetivos. Para as restantes funções incluídas no processo de avaliação de potencial, a Companhia relançou o programa de talento Sukces(i)ja (Tu és o Sucesso), que contou com a participação proativa de 70 colaboradores com potencial de progressão e cujo foco principal é colocado no autodesenvolvimento da competência “agilidade de aprendizagem”. A Companhia realizou ainda a terceira edição do programa de coaching de negócio para as áreas de operações e logística, focado na implementação dos planos de desenvolvimento pessoal dos colaboradores de elevado potencial. Desde o lançamento da iniciativa, 50 colaboradores foram acompanhados por coaches internos.

O trabalho concretizado pela Biedronka para o desenvolvimento de talentos, em particular no projeto Development Embassy, foi reconhecido em 2023 com o prémio HR Dream Team pelo website de recrutamento procuj.pl.

Mobilidade interna

Promovemos oportunidades de crescimento interno e desafiamos os nossos colaboradores a abraçarem novas funções noutras áreas, Companhias e/ou países. A mobilidade interna é uma ferramenta-chave para o crescimento profissional e pessoal e uma mais-valia para todos os que, através dela, contribuem para responder às necessidades do negócio.

62.689

pessoas mudaram de função, local de trabalho ou Companhia
(46,7% do total de colaboradores)

15.755

pessoas promovidas
(11,7% do total de colaboradores)

A divulgação de vagas internas dá aos colaboradores a possibilidade de decidir sobre o seu percurso dentro da organização. Outros momentos, como a avaliação de desempenho, permitem-lhes manifestar a sua vontade de mudar de área. Em Portugal, os colaboradores do Pingo Doce podem submeter pedidos de transferência entre lojas através da aplicação Sou Pingo Doce. Em 2023 foram efetivadas 280 transferências com origem nesta aplicação.

Participação ativa

Os colaboradores são convidados a contribuir ativamente em momentos de partilha e a participar na vida da organização.

Planos de ação da Biedronka

Na sequência do Questionário Global de Satisfação aos Colaboradores lançado em 2022 em todas as Companhias do Grupo, a Biedronka organizou sessões de análise e discussão com grupos representativos de toda a Companhia, para ouvir e compreender melhor as perceções dos colaboradores.

Os resultados conjuntos do questionário global e deste exercício, no qual participaram mais de 100 colaboradores, serviram de guia à definição de um plano de ação para a toda a Companhia, que incluiu medidas de atuação sobre otimização de processos na logística, eficiência das lojas, saúde e segurança no trabalho, qualidade do serviço e transparência nos processos de recursos humanos.

Adicionalmente, os quadros foram chamados a participar na comunicação dos resultados às suas equipas e na criação de um plano de ação para as suas áreas, cujo cumprimento é integrado nas métricas de gestão de desempenho. No total, 548 managers da Biedronka criaram um plano de ação.

A Biedronka e o Pingo Doce lançaram mais uma edição dos seus concursos internos para geração de ideias inovadoras, com o objetivo de solucionar desafios operacionais, promover uma cultura de melhoria contínua e envolver os colaboradores nas soluções. 2.915 colaboradores participaram nos concursos, com a partilha de mais de cinco mil ideias, das quais 107 foram selecionadas para implementação.

Os nossos colaboradores podem também referenciar candidatos para integrar os processos de recrutamento e seleção, contribuindo para o futuro das equipas. No conjunto das Companhias, foram referenciadas cerca de duas mil pessoas e, no total, foram contratados 674 colaboradores através desta fonte de recrutamento.

Filtro de tópicos

Resultados