Participamos regularmente em campanhas de recolha de alimentos e outros artigos, assim como em iniciativas de angariação de fundos para apoiar instituições de solidariedade social.
Portugal
O Pingo Doce promoveu 20 momentos de venda de vales convertíveis em alimentos e outros produtos, assim como campanhas de peditórios e venda de artigos solidários para apoiar 15 instituições de ajuda a pessoas em diferentes situações de emergência social, bem como a organizações que trabalham com animais. Foram os casos da Operação Nariz Vermelho, em que palhaços profissionais visitam crianças hospitalizadas, da Caritas, da Cruz Vermelha Portuguesa e da Animas – Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social (uma instituição que cede cães de serviço, terapia e assistência). O Banco Alimentar Contra a Fome e o CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo voltaram a ter campanhas em lojas Pingo Doce, tendo angariado cerca de 80 mil vales (equivalente a mais de 55 toneladas de alimentos) e recolhido mais de mil toneladas de alimentos, respetivamente, oferecidos pelos clientes. No total, os clientes do Pingo Doce contribuíram com o equivalente a 596 mil euros, mais 7% do que em 2022.
Para ajudar à sustentabilidade financeira de instituições do terceiro setor e fomentar o empreendedorismo social, o Pingo Doce comercializa produtos desenvolvidos por entidades que se dedicam ao combate à exclusão social. Desde 2011 que apoiamos o CEERDL – Centro de Educação Especial Rainha Dona Leonor, que serve mais de 500 pessoas com algum tipo de deficiência ou doença mental. Em 2023, o Pingo Doce comprou mais de 41 mil bouquets de lírios, o que representa cerca de 25% da faturação anual da área de floricultura do CEERDL. O sucesso desta parceria traduziu-se no aumento da produção, o que permitiu viabilizar atividades de reabilitação nas áreas de serviços sociais e a integração de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. No final do ano, o CEERDL empregava 15 colaboradores com deficiência.
Polónia
A Biedronka realizou diversas ações junto dos seus clientes para a angariação de alimentos destinados a pessoas em situação de carência. Foram recolhidas mais de 487 toneladas de produtos, 35% acima do que aconteceu em 2022.
A Caritas Polska esteve em mais de 850 lojas da Biedronka na recolha de alimentos e a campanha “Sim, Eu Ajudo” angariou mais de 115 toneladas de alimentos, que serviram para oferecer refeições de Páscoa às famílias com maiores dificuldades. No Natal, uma campanha semelhante decorreu em 730 lojas, tendo sido recolhidas 180 toneladas de alimentos junto dos clientes da Companhia.
Também pela Páscoa e pelo Natal, a Federação dos Bancos Alimentares Polacos levou a cabo ações de recolha de alimentos. Em março, sob o tema “Páscoa com Dignidade, Não com Fome”, mais de 490 lojas reuniram dos seus clientes mais de 57 toneladas de alimentos; em novembro, no âmbito da campanha “Natal que Vale a Pena, Não com Fome”, mais de 910 lojas recolheram 118 toneladas de alimentos.
À semelhança do ano anterior, também em 2023 a Stowarzyszenie Wiosna (Associação Primavera) lançou o Szlachetna Paczka (Presente Nobre), destinado a pessoas vulneráveis. Os cabazes com alimentos, produtos de higiene pessoal e pequenos eletrodomésticos, roupas, sapatos e brinquedos, entre outros, avaliados em 23 mil euros, foram preparados por mais de 660 colaboradores voluntários da Biedronka, de 25 equipas de lojas, centros de distribuição e escritórios, chegando a 27 famílias. No Natal, decorreu a habitual campanha da associação “Magnetic Atrai a Bondade”, com a ajuda de 12 mil voluntários e com as receitas da venda dos chocolates de Marca Própria Magnetic a serem destinadas a mais de 17 mil famílias em situação de vulnerabilidade económica. O apoio dos clientes da Biedronka permitiu doar mais de 88 mil euros à Associação.
A Biedronka tornou-se o principal patrocinador da 31.ª final da Wielka Orkiestra Świątecznej Pomocy – WOŚP (Grande Orquestra Solidária de Natal), o maior evento de solidariedade na Polónia, realizado em janeiro de 2023. Através da venda de merchandising oficial e da recolha pelo país inteiro de donativos dos clientes, angariaram-se mais de 1,6 milhões de euros – um montante destinado à compra e doação a hospitais pediátricos de equipamento para diagnóstico da sépsis, uma doença infeciosa.
A Hebe conseguiu mobilizar cerca de 20 mil euros em apoios indiretos, em parceria com fornecedores de produtos de maquilhagem e cosmética, que foram entregues a instituições de apoio a mulheres, jovens adolescentes, e órfãs.
Colômbia
Na Ara, o programa que possibilita aos consumidores escolherem arredondar para cima o valor das suas compras, envolveu, em 2023, mais de 1.200 lojas e permitiu que a Aldeas Infantiles SOS Colombia recebesse cerca de 441 mil euros (menos 13% do que em 2022).
O apoio foi distribuído entre os programas Acogimiento Familiar, para famílias em risco de separação, e Fortalecimiento de Familias de Origen, dirigido a crianças e jovens retirados das suas famílias. A Aldeas Infantiles SOS intervém também junto de famílias em contexto de violência e em situação de emergência. O valor angariado permitiu o acesso de mais de 6.800 crianças e jovens a programas de educação, saúde, alimentação e alojamento.