Relatório e Contas 2023

Outros apoios diretos

Desenvolvemos parcerias com várias instituições para identificarmos e respondermos a desafios de coesão social em áreas como a alimentação saudável, a promoção de hábitos de leitura e a inclusão social1.

Voluntariado e campanhas internas

Em Portugal, as iniciativas de voluntariado contaram com 412 colaboradores, num contributo de cerca de 2.235 horas2. Apesar de, face ao ano anterior, o número de pessoas envolvidas ter diminuído em 30%, as horas de voluntariado registaram um aumento de 231%, devido à Jornada Mundial da Juventude que decorreu em agosto, em Lisboa (ver caixa sobre a JMJ). Promovemos diversas ações de voluntariado entre os nossos colaboradores para apoio à logística e à segurança alimentar associadas à oferta de produtos aos peregrinos. 329 colaboradores participaram nas ações de apoio ao evento, num total de 1.515 horas de voluntariado.

Entre outras iniciativas de voluntariado incluiu-se o “Voluntários Clientes 70+”, um programa criado em 2020 durante os confinamentos associados à Covid-19 para apoiar clientes idosos na realização das suas compras e na entrega em suas casas. Este programa manteve-se durante o ano de 2023, apoiando, sobretudo, clientes com mobilidade reduzida, iliteracia digital e sem apoio familiar ou rede de suporte. Desde o início do projeto, 233 voluntários fizeram as compras para mais de 370 clientes, num total de 4.200 entregas efetuadas (mais de 111 mil produtos).

A Junior Achievement Portugal é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão inspirar e preparar crianças e jovens para o futuro. São trabalhados três pilares (empreendedorismo e cidadania, literacia financeira, competências para a empregabilidade) e os nossos voluntários colaboraram com seis escolas, tendo impactado 282 alunos, num total de 114 horas de voluntariado laboral.

Voltámos também a receber quatro estagiárias da Associação Girl Move, uma iniciativa que pretende capacitar jovens moçambicanas para se tornarem agentes de desenvolvimento das suas comunidades. As Girl Movers estiveram um mês em Portugal: durante uma semana visitaram diversas instalações para ficarem a conhecer a nossa cadeia de valor e, nas três semanas seguintes, realizaram um estágio com oito tutores nas suas áreas de interesse. Além dos tutores, contribuíram mais 32 colaboradores. Estes 40 voluntários dedicaram 584 horas à iniciativa.

Embora a EPIS – Empresários pela Inclusão Social seja uma associação cujo maior foco é o apoio a jovens alunos, particularmente os provenientes de meios vulneráveis, para promover o seu sucesso escolar, a qualidade dos sistemas de ensino e formação, e a empregabilidade e inserção profissional, são também dinamizados outros programas de voluntariado com empresas. Em 2023 participámos no Encontro de Voluntários EPIS, no Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa, com quatro voluntários. Ajudámos a recolher 3,7 toneladas de resíduos cerâmicos e mais de 2.000 litros de resíduos de plástico, vidro e papel, a efetuar o controlo de espécies invasoras – acácias e pitósporos – e a construir um hotel para insetos.

Tal como em 2022, juntámo-nos ao Portugal Chama, uma campanha da Agência para a Gestão Integrada dos Fogos Florestais que pretende alertar a população, principalmente em zonas consideradas de risco de incêndio, para a importância da prevenção nos meses mais críticos do ano. Com o mesmo objetivo de prevenção, Pingo Doce e Recheio divulgaram nas suas lojas, nos folhetos e nas redes sociais a campanha “O Melhor Presente É Estar Presente”, da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, apelando à adoção de comportamentos seguros na estrada, particularmente em épocas festivas e, por isso, de maior tráfego.

Na Colômbia, realizaram-se quatro sessões de voluntariado com a participação de 115 colaboradores durante 30 horas. Destaque para o apoio à construção de uma casa para uma família vulnerável em Bogotá, para a plantação de 40 flores e 80 árvores numa reserva florestal da cidade de Bogotá, em parceria com a Fundación Biblioseo, e para a montagem de 600 cestas de alimentos básicos nas instalações do Banco Alimentar de Bogotá, para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Dois voluntários seguram uma árvore que está prestes a ser plantada (foto)

Promoção da alimentação e de estilos de vida saudáveis

Desde 2016 que, em Portugal, somos patrocinadores do programa Alimentação Saudável e Sustentável das Eco-Escolas, promovido pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa. O programa sensibiliza os alunos para temas como a alimentação, a nutrição e a sustentabilidade da produção agroalimentar. Na edição de 2022/2023 foram submetidos 284 trabalhos de 348 escolas de todo o país inscritas neste programa. Os trabalhos apresentados responderam a desafios que procuravam:

  • alertar para a importância de escolhas alimentares mais sustentáveis, privilegiando o consumo de frutícolas e hortícolas locais, da época e, se possível, de produção biológica;
  • envolver as famílias e encarregados de educação na preparação de lancheiras saudáveis, sustentáveis, nutritivas e variadas;
  • reaproveitar partes de alimentos normalmente descartadas, propondo receitas para utilizar sobras da preparação dos alimentos e das refeições;
  • confecionar ementas completas, com ingredientes locais e sazonais, que possam ser implementadas nas cantinas escolares;
  • dar a conhecer a dieta mediterrânica através de expressão plástica e digital.

Promoção da literatura e de hábitos de leitura

Capa do livro

A promoção de hábitos de leitura em família desde cedo é uma forma de desenvolver a literacia infantojuvenil e de contribuir para sociedades mais informadas e preparadas. Com este propósito, e para além da comercialização de livros a preços muito acessíveis, o Pingo Doce e a Biedronka dinamizam concursos de literatura infantil que promovem o surgimento de novos autores e ilustradores. Os vencedores das duas fases do concurso – escrita e ilustração – têm garantida a publicação do seu trabalho em livro com venda exclusiva nas lojas de cada uma das insígnias. Quer em Portugal quer na Polónia, cada vencedor de cada fase recebe um prémio monetário de 25 mil euros.

Em 2023, a décima edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce recebeu 3.692 candidaturas à fase de texto e 846 à fase de ilustração. O Livro que Não Sabia o que Queria Ser, de Márcio Martins (texto) e Cláudia Abrantes (ilustração), vendeu mais de 2.100 cópias durante 2023.

Capa do livro

O Piórko (Prémio de Literatura Infantil Biedronka) é, desde a primeira edição, apadrinhado pelo Provedor da Criança na Polónia. A nona edição registou mais de 2.130 candidaturas de texto, com Sernik z Kamieniami (Cheesecake com Pedras), de Joanna Czarny, vencer o concurso e a servir de inspiração aos mais de 760 ilustradores candidatos à segunda etapa do prémio, ganha por Aleksandra Lipka. Desde o lançamento desta iniciativa, em 2015, foram vendidos mais de 560 mil exemplares dos livros vencedores – o livro vencedor da edição de 2023 vendeu mais de 12 mil unidades durante o ano.

Em Portugal, e além das habituais presenças nas Feiras do Livro de Lisboa e Porto, o Pingo Doce levou os seus pavilhões à primeira edição da Festa do Livro de Loures (concelho a norte de Lisboa), à Feira de Tavira (Algarve), e à primeira edição do Festival Literário de Braga. Nestes eventos, direcionados para o público em geral e para crianças, venderam-se livros infantis exclusivos e dinamizaram-se sessões de leitura e de autógrafos com os vencedores dos Prémios de Literatura Infantil Pingo Doce.

Foram também entregues cerca de 70 livros exclusivos às bibliotecas das escolas de Porto de Mós (distrito de Leiria), frequentadas por mais de 2.500 crianças. No âmbito da Semana da Leitura, inserida no Plano Nacional de Leitura, colaboradores do Pingo Doce fizeram sessões de leitura dos livros aos alunos destas escolas. Adicionalmente, mais de 140 livros foram entregues à Universidade da Beira Interior e à Junta de Freguesia de Loures.

Promoção da inclusão social e empreendedorismo

Desde 2018 que a Biedronka é o principal patrocinador da Associação Nadzieja Na Mundial (Esperança para o Mundial). Esta associação apoia o desenvolvimento de crianças institucionalizadas através da socialização pelo desporto e promove torneios de futebol com outras crianças e jovens da Polónia, e também de outros países europeus e do resto do mundo. Em 2023, e pela primeira vez desde 2020, dinamizou-se novamente o campeonato do mundo – mais de 200 jovens até aos 17 anos, de países como Portugal, Jordânia, Tailândia ou Madagáscar, deslocaram-se a Varsóvia para jogar futebol, ganhar prémios, conviver e usufruir de atrações como a “Biedronka Zone”, com testes de aptidão e outras competições. O investimento feito pela Biedronka nesta iniciativa foi de mais de 140 mil euros.

Cinco jovens futebolistas em movimento num campo de futebol (foto)
Jogadores de futebol a festejar segurando uma taça que acabaram de ganhar (foto)

Para celebrar a natalidade na Polónia, a Biedronka ofereceu mais de 38 mil packs de produtos às crianças nascidas no país e registadas no website do clube Dada (Marca Própria de produtos de higiene e cuidado infantil, líder de mercado em fraldas).

Em 2021, a Biedronka foi o primeiro retalhista na Polónia a lançar um programa dedicado ao combate à pobreza menstrual3, o “Juntos Vamos Começar um Período de Mudança”. A Biedronka comprometeu-se a apoiar o projeto até 2023, providenciando durante esse período mais de 3,5 milhões de tampões e pensos higiénicos da Marca Própria Femina à Okresowa Koalicja e Akcja Menstruacja. Em 2023 foram entregues produtos no valor de cerca de 45 mil euros.

A Hebe manteve a sua colaboração na iniciativa “Descobre-te com a Hebe”, em parceria com a Fundação One Day, com vista à inclusão social e profissional de jovens adultos que entram na vida ativa após terminarem a sua residência em orfanatos. Os 13 participantes trabalharam em 12 lojas Hebe durante dois meses. A Hebe doou também cerca de 7,7 mil euros à terceira edição do programa TOP Women in e-business, criado pela Fundacja Kobiety E-Biznesu (Fundação das Mulheres em E-Business).

A Ara manteve o programa de apoio a mães com baixos rendimentos através da distribuição de kits de boas-vindas a recém-nascidos. Com o objetivo inicial de apoiar 1.500 famílias por ano, o projeto decorreu nos hospitais que realizam o maior número de partos em seis cidades colombianas. Foram entregues mais de 5.100 kits com fraldas, champôs, sabonetes e outros produtos essenciais da marca própria Bubu, especializada em cuidados do bebé, e ainda água micelar e absorventes higiénicos para as mães. Foram abrangidas 10.344 mães e recém-nascidos.

Durante o ano, a Ara retomou o programa “Madres Comunitárias”, desenvolvido com o Instituto Colombiano de Bienestar Familiar (ICBF), para a doação de alimentos às 243 amas que tomam conta de 2.430 crianças, 10 crianças em média por ama comunitária, nos municípios com o rácio mais elevado de malnutrição do país: La Guajira, Chocó, Norte de Santander, Nariño e Cauca. Os apoios foram dados sob a forma de cartões-oferta num valor de cerca de 38 mil euros.

1 Para conhecer outras iniciativas de apoio direto, consulte a página Apoiar as Comunidades Envolventes, no website corporativo.

2 Apenas as horas de voluntariado decorridas em horário laboral são contabilizadas. Para conhecer em detalhe estas e outras iniciativas de voluntariado e campanhas internas, consulte a página Apoiar as Comunidades Envolventes, no website corporativo.

3 Segundo o estudo desenvolvido pela Fundação Kulczyk, uma em cada cinco mulheres na Polónia tem dificuldade na aquisição de produtos de higiene adequados e 40% das mulheres com dificuldades económicas tiveram de renunciar à compra de produtos de higiene.

Filtro de tópicos

Resultados