Relatório e Contas 2023

Produtos certificados

Como complemento às iniciativas desenvolvidas com os nossos fornecedores, incentivamos a adoção de certificados de sustentabilidade. Estes sistemas seguem um referencial com requisitos ambientais e/ou sociais verificado por entidades externas e podem ser aplicados a um ou mais ingredientes, ao produto em si e/ou à sua embalagem. A sua adoção assegura a implementação de boas práticas ambientais na cadeia de valor (garantem que não houve desflorestação ou conversão de ecossistemas de alto valor de conservação, ou que os processos de produção para a mitigação da poluição são best in class) e/ou que os direitos humanos são respeitados, confirmando, por exemplo, a inexistência de trabalho infantil ou trabalho forçado, ou ainda que é efetuado um pagamento justo ao produtor. A presença de simbologia própria no ponto de venda facilita ainda a comunicação destes atributos aos consumidores, sensibilizando-os para a escolha de produtos certificados.

É nosso objetivo assegurar que pelo menos 7% das vendas de produtos e/ou embalagens de Marcas Próprias e de perecíveis detêm certificação de sustentabilidade, e que esta é comunicada no ponto de venda. Em 2023, 13,4% das vendas dos produtos destas categorias eram provenientes de produtos e/ou embalagens com certificação de sustentabilidade (+5 p.p. face a 2022, o maior aumento anual registado até à data).

Vendas de produtos de marca própria e perecíveis com certificado de sustentabilidade

por companhia (2023)

Vendas de produtos de marca própria e perecíveis com certificado de sustentabilidade (gráfico de barras)

Em termos de referências com estes sistemas de certificação1, em 2023 atingimos as 1.494 referências, um aumento superior a 65% face a 2022.

Embalagem de arroz de peixe (foto)
Pessoa a segurar numa embalagem de chocolate (foto)

A maior incidência de sistemas de certificação reside nos esquemas que atestam que as fibras de papel usadas são provenientes de florestas geridas de forma sustentável (FSC®, PEFC ou SFI), na certificação biológica de produtos alimentares e na certificação OEKO-TEX Made in Green dos têxteis que comercializamos, estando estes sistemas relacionados com a adoção de boas práticas agrícolas ou de produção industrial e com a garantia de boas práticas laborais.

Terminámos, assim, o ciclo de 2021-2023 com a venda de produtos de Marca Própria e perecíveis com certificado de sustentabilidade a representarem vendas 6,4 p.p. acima do objetivo de 7% previamente definido. Este aumento resulta, sobretudo, dos esforços das nossas equipas para promover práticas de sustentabilidade, quer na identificação de novos fornecedores que já as tenham adotado, quer no incentivo aos fornecedores existentes para que as adotem, lembrando a importância de assegurar o acesso da grande maioria dos nossos consumidores a produtos com estas características, garantindo a sua democratização.

Vendas de produtos de marca própria e perecíveis com certificado de sustentabilidade

(2021-2023)

Vendas de produtos de marca própria e perecíveis com certificado de sustentabilidade (linha gráfico)

A certificação destes produtos implica a adoção de práticas de gestão internas e a identificação de fornecedores ao longo da cadeia de abastecimento que possam cumprir os requisitos destes sistemas. Para tal, estabelecemos uma relação de trabalho contínua e próxima com os nossos fornecedores. Fruto desse trabalho, em 2023, foram lançados 440 novos produtos com certificado de sustentabilidade. Dos fornecedores a quem comprámos estes produtos, cerca de 85% mantêm a relação com as nossas Companhias desde 2021.

1 Informação detalhada sobre os artigos com certificação de sustentabilidade por tipo de certificação e Companhia está disponível no nosso website corporativo, na página “Produtos Certificados”.

Filtro de tópicos

Resultados