Relatório e Contas 2023

Conciliar os contextos profissional e pessoal

Enquanto empregador de referência, procuramos contribuir para o bem-estar dos nossos colaboradores e, consequentemente, para a sua satisfação, através da contribuição para a conciliação entre vida profissional e pessoal. Fazemo-lo através de iniciativas que promovem o bem-estar físico, psicológico e social dos colaboradores, assim como um ambiente de trabalho saudável e formas flexíveis de trabalhar. Em 2023, o investimento em bem-estar superou os 7,9 milhões de euros a nível global.

Bem-estar físico, mental e social

Em Portugal, contamos com infraestruturas que permitem aos colaboradores de escritório e centros de distribuição aceder a diferentes serviços de saúde e bem-estar. A Clínica Jerónimo Martins disponibiliza consultas de medicina geral, do sono, de smart-ageing, de psicologia, de nutrição, serviços de enfermagem, terapêuticas alternativas e fisioterapia, entre outras valências. O Wellbeing Centre inclui um ginásio e serviços como dermoestética. Ambas as estruturas, localizadas junto ao nosso edifício-sede, foram utilizadas por 3.308 colaboradores em 2023 (15,5% mais do que em 2022).

Equipamento de ginásio  (foto)

No mesmo ano, e a somar ao centro que já existia no centro de distribuição da Azambuja, inaugurámos um centro de prevenção e reabilitação física no centro de distribuição de Alfena, num investimento que superou os 2,3 milhões de euros. Ambos pretendem prevenir, avaliar e tratar doenças físicas e lesões musculoesqueléticas através de serviços de fisioterapia, ginásio e nutrição, disponibilizando ainda consultas de medicina geral e serviços de enfermagem. No total, 1.743 colaboradores da logística utilizaram os dois centros e 69,3% dos pacientes acompanhados em fisioterapia tiveram alta durante o ano.

Em Portugal disponibilizamos também um serviço gratuito de teleconsulta com atendimento sete dias por semana, das 08h00 às 24h00, por um profissional de enfermagem que encaminha o atendimento para a especialidade mais adequada. Em 2023, 1.088 colaboradores utilizaram este serviço (24,6% mais do que em 2022).

Programa de nutrição clínica

Após o sucesso do piloto realizado em 2022, o programa de nutrição clínica foi implementado em Portugal, com o objetivo de promover hábitos de alimentação saudáveis e garantir o acompanhamento nutricional de colaboradores com problemas de saúde. O programa procura responder às necessidades identificadas ao nível do excesso de peso e doenças como diabetes, hipertensão arterial e dislipidemia (concentração excessiva de lípidos no sangue) e assenta em três pilares: consultas de nutrição, ações de literacia e modulação de ambientes (introdução de opções de alimentação saudável nos espaços de trabalho).

As consultas são realizadas pela equipa de nutrição clínica do Grupo e por um parceiro capacitado pela mesma. Em 2023, foram 2.256 as consultas dadas a 803 colaboradores e, destes, 47,1% tiveram alta médica. O programa foi reconhecido como projeto do ano pelo prémio Viver Saudável 2023 para a categoria de Nutrição Comunitária e Saúde Pública.

Na Biedronka, o programa Razem zadbajmy o zdrowie (Vamos Cuidar da Saúde Juntos) foi reformulado e passou a oferecer aos colaboradores um pacote de exames médicos complementares, com valor de mercado superior a 600 złoty (132 euros), que cobre análises à vitamina D, morfológicas, hormonais e oncológicas (permitindo o exame de marcadores tumorais), entre muitas outras análises relevantes para a prevenção da saúde das nossas pessoas. Foram 32.605 os colaboradores que beneficiaram do programa, realizando cerca de 32 mil exames médicos (90,4% mais do que no ano anterior). Além das análises de sangue, que chegam a todos, os colaboradores dos centros de distribuição e escritórios puderam realizar exames ultrassom ao abdómen, mama e tiroide, e consultas com especialistas, incluindo nutricionistas, dermatologistas e enfermeiros oncológicos. No seguimento do programa, todos os colaboradores podem ser acompanhados em teleconsulta por um personal trainer, nutricionista ou psicólogo.

Para proteger a saúde dos nossos colaboradores e das suas famílias, voltámos a disponibilizar a vacina da gripe, de forma gratuita e opcional. No total, foram vacinadas 5.081 pessoas.

Para dar resposta à crescente preocupação com a saúde mental, continuámos a colocar em prática vários programas.

Em Portugal, apoiamos a saúde mental dos nossos colaboradores e dos seus filhos até aos 18 anos, através de um serviço de psicologia gratuito e prestado por uma equipa de psicólogos interna, com o apoio de uma rede de parceiros. O objetivo é prevenir doenças mentais e intervir em casos diagnosticados. Ao longo do ano, 2.570 pessoas beneficiaram deste serviço. No campo da prevenção e deteção precoce, partilhámos conhecimento sobre como evitar e como identificar os sinais de problemas de saúde mental através de formação e literacia e do acompanhamento próximo de populações vulneráveis.

Demos ainda início ao programa Cuidar do Cuidador, direcionado a colaboradores que, pela natureza das suas funções, tenham contacto com um número alargado de outros colaboradores. Estes “cuidadores” receberam formação de um psicólogo para os preparar para lidar e apoiar os colegas em situações difíceis ou sensíveis. No âmbito deste programa, formámos 44 colaboradores.

Na Polónia, além do apoio psicológico dado no âmbito do programa Razem zadbajmy o zdrowie (Vamos Cuidar da Saúde Juntos), registou-se uma evolução no programa Spokojna Głowa (Mente Pacífica). Este ano, para além de renovar os conteúdos digitais disponíveis no EducAcção sobre gestão de stress, mindfulness, mudanças de rotina, relaxamento, doenças do foro mental e dicas para um estilo de vida saudável, o programa contemplou um evento nacional de consciencialização e formação sobre a importância da saúde. O evento incluiu sessões inspiracionais, workshops e consultas com especialistas de nutrição, fisioterapia e relaxamento através de realidade virtual. No evento presencial participaram 555 colaboradores, que tiveram 1.213 horas de formação, e os conteúdos do EducAcção ultrapassaram as 19 mil visualizações (13,3% acima de 2022).

A Hebe lançou, em 2023, a plataforma online Mindgram. Nesta plataforma, gratuita para todos os colaboradores e extensível ao agregado familiar, são disponibilizados três tipos de apoio: educacional, através de webinars e podcasts sobre temas de saúde mental, desenvolvimento de carreira e finanças pessoais; consultas, nas quais é dado apoio psicológico em sessões online ilimitadas; e um chat, onde os colaboradores e familiares podem obter apoio por escrito de profissionais nas áreas de psicologia, jurídica e financeira, entre outras. No final do ano, o Mindgram tinha 804 utilizadores ativos, 82,2% dos quais já utilizaram o serviço de consultas online.

Na Colômbia, o programa Ara Contigo, criado em 2023, focou-se em dar formação em saúde mental a líderes das operações e às equipas de recursos humanos, proporcionando-lhes ferramentas para cuidarem de si e dos outros, e na preparação de webinars sobre gestão de stress e resposta a problemas de saúde mental, tendo impactado 458 pessoas. O Ara Contigo inclui ainda a intervenção em situações de crise, sendo realizadas sessões com equipas que tenham sofrido um trauma.

Em 2023, demos continuidade a iniciativas que promovem o espírito de equipa e a construção de relações interpessoais saudáveis entre os colaboradores:

  • Em Portugal, mantivemos as comunidades Loucos por Corrida (também existente na Colômbia), Loucos por Padel e Loucos por Criar, e lançámos a comunidade Loucos por Cozinha – registaram-se cerca de 11 mil participações.
  • O Recheio promoveu mais uma edição do Momentos em Cheio, um mês dedicado ao bem-estar e ao sentimento de pertença dos colaboradores, registando 516 participações.
  • O torneio interno de futsal Jampions League teve uma nova edição, na qual participaram 861 pessoas em Portugal.
  • Os colaboradores da Biedronka puderam correr e pedalar de novo, individualmente ou em equipas, para apoiar a Fundação Biedronka. Foram percorridos 300.988 km por 623 colaboradores, traduzidos num contributo monetário equivalente para a Fundação.
  • A Biedronka disponibilizou um montante para a organização de encontros entre equipas de trabalho, num investimento superior a um milhão de euros.
  • A Ara e a Hebe organizaram Wellbeing Weeks (Semanas de Bem-estar), nas quais 4.981 colaboradores participaram em várias atividades relacionadas com a promoção da saúde física e psicológica.

Como resultado do trabalho desenvolvido em Portugal, recebemos os prémios de Melhor Programa de Bem-estar e Melhor Programa de Saúde Musculoesquelética, atribuídos pela Workwell. Fomos ainda reconhecidos pelo Observatório de Comunicação Interna pela nossa campanha de comunicação para a saúde mental, cujo objetivo foi colmatar o estigma da doença mental e sensibilizar os colaboradores para os serviços de apoio existentes.

Flexibilidade

Reconhecendo a exigência da nossa atividade, procuramos adotar soluções que permitam aos colaboradores ter uma maior flexibilidade e harmonia na gestão dos seus contextos profissional e pessoal.

Nas funções de escritório, vigora a Política de Trabalho Flexível, que inclui a flexibilidade no horário de entrada e saída e a possibilidade de trabalho remoto, abrangendo 5.619 colaboradores em todas as Companhias. Na Ara foi implementado um projeto-piloto para a sede, onde trabalham 351 pessoas, para testar a jornada de trabalho comprimida, como forma de promover a qualidade de vida dos colaboradores, dando-lhes flexibilidade sobre os horários de deslocação no regresso a casa.

Para as funções de loja, as Companhias têm testado e implementado diferentes medidas. O Pingo Doce tem em funcionamento o regime de Banco de Horas e uma solução para o apoio ao planeamento de horários. A primeira iniciativa confere flexibilidade para os colaboradores usufruírem de tempos de descanso nos momentos que lhes forem mais oportunos, como contrapartida pelo trabalho extra realizado. 22.935 colaboradores utilizaram esta medida em 2023. A segunda iniciativa é uma ferramenta de planograma de horários que potencia uma melhor organização e uma maior equidade na distribuição dos horários. Para além das regras legais, esta solução considera um conjunto de princípios internos que pretende dar uma maior estabilidade à vida dos colaboradores, fomentando, por exemplo, uma maior previsibilidade de horários. Este mecanismo chegou a 26.748 colaboradores.

Continuámos a facilitar a gestão familiar dos colaboradores em Portugal através de três creches, situadas na loja Recheio de Braga e nos centros de distribuição de Azambuja e Alfena, que receberam 216 filhos de colaboradores desses locais de trabalho e de lojas limítrofes. Nestas creches foram também realizadas 2.669 consultas de pediatria, nutrição pediátrica e terapia da fala para os filhos dos colaboradores.

Filtro de tópicos

Resultados