Mantemos um diálogo regular com instituições públicas e privadas de referência nos três países onde temos operações, por forma a aprender e a partilhar conhecimentos sobre alimentação, nutrição e saúde.
Em Portugal, o Pingo Doce é membro ativo da APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição), participando em comissões técnicas dedicadas à qualidade alimentar, entre outras. O Pingo Doce mantém um conjunto de parcerias duradouras com organizações que visam contribuir para a alimentação saudável enquanto pilar de saúde pública, como a Direção-Geral da Saúde (no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável1), a Associação Portuguesa de Celíacos e a Associação Portuguesa de Nutrição. Neste último caso, o Pingo Doce patrocinou o XXII Congresso de Nutrição e Alimentação.
O Pingo Doce colaborou ainda com o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa no workshop “Co-criação e TecInnov”, que desafiou os estudantes a procurar alternativas à carragenina (E407) e às algas Eucheuma transformadas (E407a), aditivos usados como espessantes, estabilizantes e gelificantes. Ainda no âmbito da sua relação com a Academia, participou no Grupo de Trabalho para Apoio à Atualização da Tabela da Composição de Alimentos (GTTCA) organizado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, com o objetivo de colaborar na identificação dos produtos alimentares e dos seus perfis nutricionais.
Na Polónia, realizou-se a segunda edição da campanha de educação nutricional sobre o Nutri-Score, apresentada no Dia Mundial do Consumidor. Contando com a participação da Federação Nacional do Consumidor, foi formalizada a Coligação Nutri-Score, um acordo de cooperação entre vários retalhistas e produtores alimentares que utilizam o rótulo voluntário Nutri-Score nas embalagens dos seus produtos (como a Biedronka, o Carrefour, o Auchan, a Zabka, a Nestlé e a Danone).
Outras parcerias do Pingo Doce e da Biedronka podem ser consultadas no website Jerónimo Martins2.
1 Disponível em www.alimentacaosaudavel.dgs.pt/
2 Disponível em www.jeronimomartins.com/pt/responsabilidade/promover-saude-pela-alimentacao/comunicacao/