Relatório e Contas 2023

Seleção e acompanhamento de fornecedores

As nossas relações comerciais com fornecedores e prestadores de serviços assentam no cumprimento de princípios éticos, sociais e ambientais1. Procuramos parceiros que partilhem connosco os valores inerentes a esta forma de estar e que, tal como nós, tenham a ambição de contribuir para a concretização da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Para garantirmos o cumprimento destes princípios, definidos nas nossas políticas de Responsabilidade Corporativa2, e acompanharmos a gestão dos processos, sistemas de gestão e formulação de produtos, asseguramos auditorias regulares aos nossos fornecedores de perecíveis e de Marca Própria3. Realizamos três tipos de auditorias: de qualidade e segurança alimentar, ambientais e sociais.

Em caso de incumprimento e/ou quando não se verifica disponibilidade por parte dos fornecedores para implementarem um plano de ação corretiva, estão previstas medidas que podem passar pela suspensão da parceria até haver confirmação de que as inconformidades detetadas estão retificadas ou mesmo pela cessação das relações comerciais entre as partes.

Auditorias de qualidade e segurança alimentar

Recorremos a auditorias de qualidade e segurança alimentar tanto nos nossos processos de seleção de novos fornecedores de perecíveis e Marca Própria4, como também para monitorizar os atuais fornecedores nas fases de desenvolvimento e produção. Estas auditorias avaliam várias componentes, como as condições de higiene e segurança alimentar, a rastreabilidade e aspetos laborais5. A sua frequência é definida com base em critérios que determinam o desempenho do fornecedor, considerando:

  • o nível de perecibilidade do produto e/ou o historial de avaliações do risco por fornecedor;
  • os resultados dos controlos analíticos, rejeições e reclamações;
  • os resultados das auditorias anteriores;
  • a existência de certificados de sistemas de segurança alimentar segundo os esquemas aprovados pela Global Food Safety Initiative.

Com base nos resultados desta avaliação, os fornecedores são acompanhados, sob a forma de uma nova auditoria ou visita, com uma periodicidade que geralmente varia entre os 6 e os 12 meses. Para os fornecedores avaliados com a classificação “Básico”, a periodicidade é no máximo semestral, enquanto que com uma avaliação de nível “Alto” é, no mínimo, de 12 em 12 meses e, no caso de ser “Excelente”, é permitido um intervalo maior, que pode chegar aos 36 meses.

Sempre que necessário são elaborados planos corretivos, cujo progresso acompanhamos em conjunto com os fornecedores.

Estas auditorias incluem ainda critérios de bem-estar animal aplicados a matadouros6 dos fornecedores de perecíveis de carne que detenham explorações primárias. Os critérios avaliados têm por base o referencial da Global G.A.P. (Global Good Agricultural Practices) e a legislação em vigor. São avaliados aspetos gerais adaptados às diferentes categorias de carne7, como condições da exploração, alimentação, transporte e atordoamento.

Desempenho de auditoria de bem-estar animal

(2022-2023)

Desempenho de auditoria de bem-estar animal (gráfico de donuts)

Em 2023, alargámos estas auditorias à Colômbia (produção primária e matadouros), que se juntou assim a Portugal (produção primária e matadouros) e à Polónia (matadouros). No ano, foram realizadas 54 auditorias, menos 35% do que em 2022. Esta redução é resultado das boas avaliações dos anos anteriores, que determinam uma menor frequência de novas auditorias de acompanhamento face a avaliações mais baixas, como a de nível “Básico”, que determinam uma frequência maior.

Auditorias de qualidade e segurança alimentar a fornecedores de perecíveis e de Marca Própria

 

 

2023

 

2022

 

Δ 2023/2022

Portugal

 

 

 

 

 

 

Perecíveis

 

1.008

 

1.045

 

-4%

Marca Própria – Alimentar e Não-alimentar

 

250

 

244

 

+2%

Polónia

 

 

 

 

 

 

Perecíveis

 

1.401

 

*1.480

 

-5%

Marca Própria – Alimentar e Não-alimentar

 

432

 

390

 

+11%

Colômbia

 

 

 

 

 

 

Perecíveis

 

233

 

204

 

+14%

Marca Própria – Alimentar e Não-alimentar

 

226

 

182

 

+24%

As auditorias incluem os seguintes tipos: seleção, controlo e acompanhamento.

*

Valor corrigido devido à integração de auditorias ad-hoc e inspeções.

O número total de auditorias aumentou 10% face a 2022, maioritariamente devido aos novos potenciais fornecedores de Marca Própria e perecíveis na Polónia e na Colômbia. Em Portugal, a ligeira redução no número de auditorias na categoria de perecíveis deve-se às boas classificações anteriormente obtidas, que determinaram uma menor frequência de auditorias de acompanhamento em 2023.

Auditorias ambientais

Avaliamos também o desempenho ambiental8 dos nossos fornecedores de perecíveis e de Marca Própria, bem como dos nossos prestadores de serviços, tanto no momento da sua seleção, como ao longo do tempo. Os critérios ambientais avaliados no momento da seleção de fornecedores assumem a mesma ponderação que as componentes de avaliação de qualidade e segurança alimentar, sendo, por isso, igualmente relevantes no momento de aprovação do fornecedor. Em 2023, foram avaliados e aprovados 120 novos fornecedores por cumprirem ambos os critérios.

As auditorias ambientais de acompanhamento aos nossos fornecedores de perecíveis e Marca Própria e aos prestadores de serviços são asseguradas por uma entidade externa. São avaliados cerca de 100 requisitos, podendo o desempenho9 dos fornecedores ser classificado num de quatro níveis: Excelente, Bom, Satisfatório e Inadequado.

Entre os critérios de seleção dos fornecedores e prestadores de serviço a submeter a estas auditorias estão o volume de compras efetuado pelas Companhias e a relevância dos impactes ambientais resultantes das suas atividades.

Em 2023 foram auditados 85 fornecedores de perecíveis e de Marca Própria, mais 10 do que em 2022, incluindo reauditorias10. Entre 2021 e 2023 houve 194 fornecedores que foram avaliados pela primeira vez, o que corresponde a 21% dos fornecedores de perecíveis e Marca Própria com volume de compras superior a 1,1 milhões de euros, assegurando assim o cumprimento do objetivo de garantir que pelo menos 20% deste universo fosse auditado nesse período. Também em 2023 foram auditados 64 prestadores de serviço (22 em Portugal, 26 na Polónia e 16 na Colômbia) cujas atividades têm impactes ambientais relevantes11.

Desempenho das auditorias ambientais a fornecedores de perecíveis, de marca própria e de marcas exclusivas

Desempenho das auditorias ambientais a fornecedores de perecíveis, de marca própria e de marcas exclusivas (gráfico de barras)

Desempenho global das auditorias ambientais a prestadores de serviços

Desempenho global das auditorias ambientais a prestadores de serviços (gráfico de barras)

O aumento do número de fornecedores com desempenho “Satisfatório” está relacionado com o número de fornecedores que revelaram uma melhoria de desempenho, mediante a realização de reauditorias. Houve também um aumento do número de auditorias a fornecedores com sistemas de gestão ambiental, daí o aumento no número de casos com nível de desempenho “Excelente”. Em 2023, constatou-se que, na maioria dos casos, os sistemas de gestão ambiental dos prestadores de serviços auditados estavam pouco desenvolvidos, levando a níveis de desempenho sobretudo de nível “Satisfatório” e “Inadequado”.

Aos fornecedores e prestadores de serviços com avaliação de nível “Inadequado” é apresentado um plano corretivo que exige uma resposta no prazo máximo de seis meses, sendo o grau de execução aferido numa segunda auditoria realizada no ano seguinte. Se o plano corretivo não for cumprido, reservamo-nos o direito de suspender a colaboração. Nos casos em que se verificam não conformidades ou conformidades parciais, são apresentados planos de melhoria.

Auditorias sociais

Estamos comprometidos com a erradicação do trabalho forçado12 nas cadeias de abastecimento e com a promoção de condições de trabalho dignas, em linha com os Princípios Prioritários da Resolução do The Consumer Goods Forum (organização a que pertencemos): “Todos os trabalhadores devem ter liberdade de movimento, nenhum trabalhador deve ter de pagar para trabalhar, e nenhum trabalhador deve endividar-se para trabalhar ou ser coagido a tal”.

Neste sentido, desde 2019 que suportamos integralmente um programa de auditorias sociais. É desta forma que realizamos as devidas diligências junto dos nossos parceiros de negócio de perecíveis e Marca Própria a quem compramos mais de 1,1 milhões de euros, visando conhecê-los melhor para avaliar os seus procedimentos e prevenir e mitigar potenciais riscos de violação de direitos humanos e laborais, em linha com os princípios da nossa Política de Compras Sustentáveis. Entendemos que este programa de auditorias sociais pode também melhorar os conhecimentos dos parceiros sobre questões sociais, minimizar riscos e alavancar a sua capacidade de expansão para países com requisitos laborais mais exigentes.

Estas auditorias, realizadas por uma entidade externa e independente, são precedidas de uma ação explicativa junto dos parceiros e analisam o cumprimento da legislação nacional e internacional, suportando-se também nas boas práticas partilhadas pela Sustainable Supply Chain Initiative do The Consumer Goods Forum. Existem três esquemas de auditoria para incorporar questões relacionadas com sectores de alto risco: produção primária, operações no mar e indústria de transformação.

As auditorias avaliam mais de 125 requisitos de entre 12 dimensões – prevenção do trabalho infantil; prevenção do trabalho forçado; prevenção da discriminação; salvaguarda do direito de associação; termos contratuais; horas de trabalho; vencimentos e benefícios; saúde e segurança no trabalho; preparação para emergência; monitorização do cumprimento; ética nos negócios; proteção dos direitos humanos –, existindo critérios que consideramos como de “tolerância zero”. Em função da avaliação média final das várias dimensões, definimos cinco níveis de conformidade113: Excelente, Muito Bom, Bom, Satisfatório e Inadequado.

Desempenho das auditorias sociais a fornecedores de perecíveis, de marca própria e de marcas exclusivas

(2022-2023)

Desempenho das auditorias sociais a fornecedores de perecíveis, de marca própria e de marcas exclusivas (gráfico de barras)

Executámos auditorias presenciais a 45 fornecedores diretos com base no seu volume de negócios connosco, nomeadamente às unidades de produção de perecíveis e Marcas Próprias alimentares e não-alimentares. Foram auditados fornecedores locais em Portugal, na Polónia e na Colômbia. Sete fornecedores classificados no nível “Inadequado” em ciclos transatos foram auditados de novo. Todos mantiveram-se em “Inadequado”.

A todos os fornecedores, independentemente de uma avaliação final sem não-conformidades críticas, foi apresentado e discutido um plano de ações corretivas personalizado, com resposta obrigatória no prazo máximo de 12 meses, variável conforme a gravidade. Durante esse período, novos contactos são feitos junto do fornecedor para aferir o progresso na implementação do plano e, quando se justifique, para realizar uma auditoria posterior. Para os casos de fornecedores com avaliação de nível “Inadequado” são feitos contactos regulares até um período de seis meses para aferir a efetiva implementação de ações corretivas. Uma avaliação in loco ou feita de forma remota será realizada no ano seguinte para nova verificação. Na ausência de evidências de progresso, reservamo-nos o direito de suspender a colaboração comercial, tal como definido na nossa Política de Compras Sustentáveis.

1 Estes princípios encontram-se definidos na Política de Compras Sustentáveis, no Código de Conduta de Fornecedores, no Código de Conduta e na Política Anticorrupção do Grupo Jerónimo Martins, disponíveis para consulta no website corporativo, em www.jeronimomartins.com .

2 As políticas de Responsabilidade Corporativa do Grupo, nomeadamente a Política Nutricional, a Política de Qualidade e Segurança de Produto, a Política Ambiental, a Política de Compras Sustentáveis e o Código de Conduta de Fornecedores, estão disponíveis para consulta no website corporativo, na área de “Responsabilidade”.

3 No caso das auditorias ambientais são também incluídos os nossos prestadores de serviços.

4 No caso de novos fornecedores com sistemas de certificação de segurança alimentar aprovados pela Global Food Safety Initiative, não é necessária uma auditoria de seleção, com exceção dos fornecedores de produtos de Marca Própria com avaliação de risco superior a “Baixo”. A Global Food Safety Initiative é uma coligação do The Consumer Goods Forum que avalia os sistemas de gestão de segurança alimentar nas cadeias de abastecimento com o objetivo de garantir um fornecimento fiável de produtos alimentares seguros para os consumidores. São reconhecidos por esta iniciativa um conjunto de esquemas como o British Retail Consortium (BRC), Global Good Agricultural Practices (Global G.A.P.), HACCP/Codex Alimentarius, International Featured Standards (IFS), Food Safety System Certification (FSSC) 22000 ou ISO 22000.

5 Os aspetos laborais correspondem a 10% do total da avaliação e estão relacionados com a qualidade e segurança dos produtos, sendo avaliados itens como condições de higiene e segurança no trabalho, formação, utilização de vestuário adequado, equipamentos de lavagem de mãos, regras de conduta e higiene pessoal, existência de áreas sociais, vestiários e instalações sanitárias adequados para colaboradores.

6 São avaliados os matadouros com as quais as Companhias e os seus fornecedores trabalham.

7 São definidos critérios específicos para carne bovina, de aves, de suínos, de coelhos e de ovinos/caprinos.

8 São avaliados requisitos relacionados com certificação ambiental e gestão de aspetos ambientais como água, embalagens, efluentes, resíduos, emissões para a atmosfera e substâncias perigosas, entre outros.

9 Os níveis de avaliação são determinados da seguinte forma: (i) Excelente: cumprimento de 100% dos requisitos críticos e cumprimento superior a 94% dos requisitos de nível “Satisfatório”, acrescidos do cumprimento entre 71% e 85% dos requisitos de nível “Bom” e de pelo menos 70% dos requisitos de nível “Excelente”, ou cumprimento de 100% dos requisitos críticos e ter um sistema de gestão ambiental certificado; (ii) Bom: cumprimento de 100% dos requisitos críticos e cumprimento entre 85% e 94% dos requisitos de nível “Satisfatório”, acrescidos do cumprimento de 70% dos requisitos de nível “Bom”; (iii) Satisfatório: cumprimento de 100% dos requisitos críticos e cumprimento entre 70% e 84% dos requisitos de nível “Satisfatório” e; (iv) Inadequado: incumprimento de um ou mais requisitos críticos e/ou cumprimento inferior a 70% dos requisitos de nível “Satisfatório”.

10 As reauditorias são novas auditorias realizadas a fornecedores que obtiveram o nível “Inadequado” na primeira auditoria. Servem o propósito de avaliar o grau de cumprimento do plano de melhoria.

11 Produção e fornecimento de equipamentos, transportes, refrigeração e AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado), operadores de gestão de resíduos, instalação e manutenção de sistemas de tratamento e gráficas.

12 Em concordância com o definido pela Organização Mundial de Trabalho, disponível em www.ilo.org.

13 Os resultados de cada fornecedor são aferidos pelo cumprimento total, parcial ou de não-conformidade dos requisitos críticos, dos requisitos de nível geral e, quando aplicáveis, dos requisitos de boas-práticas. São cinco os níveis de compliance: (i) Excelente: cumprimento de 100% dos requisitos críticos acrescido do cumprimento de pelo menos 95% dos requisitos gerais e boas-práticas; (ii) Muito Bom: cumprimento de 100% dos requisitos críticos acrescido do cumprimento entre 85% e 94% dos requisitos gerais e boas-práticas; (iii) Bom: cumprimento de 100% dos requisitos críticos acrescido do cumprimento entre 75% e 84% dos requisitos gerais e boas-práticas; (iv) Satisfatório: cumprimento de 100% dos requisitos críticos acrescido do cumprimento entre 65% e 74% dos requisitos gerais e boas-práticas; (v) Inadequado: incumprimento, ainda que parcial, de pelo menos um requisito crítico e/ou cumprimento inferior a 65% dos requisitos gerais e boas-práticas.

Filtro de tópicos

Resultados