Carteira de ativos
Jerónimo Martins é um Grupo que detém ativos na área Alimentar, maioritariamente na Distribuição, com posições de liderança de mercado na Polónia e em Portugal. Em 2023, alcançou vendas de 30,6 mil milhões de euros, 70% das quais na Biedronka, e um EBITDA de 2,2 mil milhões de euros, com uma contribuição de 85% da Biedronka. O Grupo empregava 134.379 colaboradores no final de 2023 e terminou o ano com uma capitalização bolsista de 14,5 mil milhões de euros na Euronext Lisbon.
Na Polónia, a cadeia de lojas alimentares Biedronka alia qualidade de sortido, ambiente de loja e localizações de proximidade aos preços mais competitivos do mercado. É líder incontestável de vendas no retalho alimentar e, em 2023, continuou a reforçar a sua quota de mercado.
Ainda na Polónia, a Hebe opera no retalho especializado de produtos de saúde e beleza, gerindo um vasto sortido a preços competitivos e com serviço de aconselhamento nas lojas. Em 2023 a Hebe continuou a apostar na sua abordagem omnicanal, crescendo consistentemente no canal digital e reforçando a sua integração com a rede de lojas físicas. Tendo iniciado a sua expansão online internacional em 2022, a Companhia abriu, no final de 2023, duas lojas físicas na Chéquia, que visam dar rosto à presença da marca neste país onde o crescimento se fará através da operação de e-commerce.
Em Portugal, o Grupo ocupa uma posição de liderança na Distribuição Alimentar. Opera as insígnias Pingo Doce e Recheio que lideram, respetivamente, os formatos de supermercado e cash & carry.
O Pingo Doce opera uma cadeia de supermercados e incorpora uma área de restauração em grande parte das suas lojas. Tem duas cozinhas centrais que, além dos restaurantes, abastecem também a operação de takeaway das lojas. O Pingo Doce opera ainda as parafarmácias Bem-Estar, postos de abastecimento de combustível e lojas de vestuário da marca Code (em parceria com um operador português especializado).
O Recheio opera uma cadeia de lojas de cash & carry e tem vindo a reforçar o seu modelo de negócio com uma operação especializada em food service, através de plataformas dedicadas que servem essencialmente os clientes HoReCa com serviço de entrega. O Recheio continua também a expandir uma rede de parceiros do Retalho Tradicional sob a insígnia Amanhecer.
Na Colômbia, a Ara opera uma cadeia de lojas alimentares de proximidade, com forte implantação nos bairros residenciais e um posicionamento de qualidade ao melhor preço, conjugando competitividade com oportunidades promocionais em categorias-chave para o consumidor colombiano. Ainda na Colômbia, a Bodega del Canasto opera como um mini cash & carry dirigido ao mercado tradicional (B2B), apresentando uma solução customizada de Marcas Próprias e marcas de indústria.
A Jerónimo Martins Agro-Alimentar (JMA) tem como principais objetivos salvaguardar a capacidade de as Companhias do Grupo se abastecerem de alguns produtos estratégicos e criar diferenciação de qualidade. Opera atualmente em quatro áreas: laticínios, agropecuária, aquacultura, e frutas e vegetais.
O Grupo opera duas cadeias especializadas em Portugal: as cafetarias e quiosques Jeronymo; e as lojas de chocolates e confeitaria Hussel.
Mais informações acerca das Companhias do Grupo podem ser consultadas em “Desempenho das áreas de negócio”.