Relatório e Contas 2023

Colômbia

Retalho Alimentar Moderno

O Retalho Alimentar desacelerou face a 2022, num contexto de inflação alimentar mais alta do que o crescimento das vendas a retalho. Deste modo, o crescimento real da despesa das famílias com a alimentação foi negativo, depois de ter sido quase nulo em 2022.

Apesar da redução da inflação, a entrada em vigor do novo imposto “Impuestos saludables” em novembro de 2023 gerou uma subida relevante de preços em vários produtos alimentares. Este imposto aplica-se a produtos que podem ser prejudiciais à saúde, seja por conterem níveis de açúcar, sal ou gordura excessivos, seja por serem processados ou ultra-processados, integrando a reforma fiscal colombiana. Espera-se que tenha impacto na inflação também nos próximos anos.

Colaboradora da Ara a repor fruta  (foto)

Ao longo do ano, os inquéritos aos consumidores mostravam que cerca de metade citava a subida dos preços da alimentação como a maior preocupação para os meses seguintes.

COLÔMBIA - Indíce do retalho alimentar & inflação alimentar

Preços correntes

COLÔMBIA - Indíce do retalho alimentar & inflação alimentar (gráfico de barras)

O salário mínimo na Colômbia no final de 2023 era de 1.160.000 pesos colombianos, o equivalente a cerca de 270 euros. Para 2024, o salário mínimo mensal foi atualizado em 12,1% para 1.300.000 pesos colombianos. De salientar que, segundo o Departamento Administrativo Nacional de Estatística (DANE), 55% da força de trabalho está na informalidade, pelo que, poderá auferir rendimentos abaixo do salário mínimo.

As perspetivas económicas continuam a apontar para um crescimento moderado em 2024. Há receios relacionados com a inflação, pois o preço dos produtos alimentares poderá sofrer novas pressões devido ao fenómeno climático El Niño e, não menos importante, pelo efeito dos ajustamentos automáticos de preços no início de cada ano.

Fontes Consultadas: Boletins Económicos do Banco de Portugal; Ministério das Finanças de Portugal; Instituto Nacional de Estatística (INE); Boletins Económicos do Banco Nacional da Polónia; Central Statistical Office (GUS); Banco de la República (Banco Central Colombiano); Departamento Administrativo Nacional de Estatística da Colômbia (DANE); Fedesarrollo; Nielsen; Future Minds, Fitch BMI, Mordor Intelligence, iAlimentar, America Retail, Valora Analitik.

Nota: Todos os dados macroeconómicos apresentados neste subcapítulo têm como base a última informação disponível à data do encerramento deste relatório.

Filtro de tópicos

Resultados