Relatório e Contas 2023

Viver a diversidade

Enquanto Grupo internacional com operações em seis países e em três continentes, a diversidade e multiplicidade de competências são características intrínsecas à nossa força de trabalho e naturais na nossa forma de atuar. Respeitamos e valorizamos os atributos e as capacidades de cada uma das pessoas que connosco colabora, pois acreditamos que são as diferenças individuais que nos robustecem enquanto equipas e nos permitem sermos um empregador mais inclusivo, flexível e representativo das comunidades em que estamos integrados.

colaboradora com capacete de proteção branco entre caixotes cheios de ananáses (foto)

Em 2023 contávamos com mais de 134 mil colaboradores, dos quais 8.321 (29,7% mais do que em 2022) eram de nacionalidade estrangeira relativamente aos principais países de operação. Contamos com 77 nacionalidades e com 5 gerações distintas, o que faz de nós um empregador diverso, multicultural e multigeracional. Porque ambicionamos preservar estas qualidades e porque não toleramos atos de discriminação com base em fatores de diversidade (género, idade, cultura ou etnia, entre outros), a nossa Política Corporativa de Recrutamento Interno e Externo estabelece orientações para a atração e seleção de talento que seguem o previsto no nosso Código de Conduta1.

Assim, os nossos processos de recrutamento e seleção alicerçam-se na promoção e observância de critérios de ética, justiça, não discriminação e igualdade de oportunidades em todos os níveis da nossa organização. As equipas de recrutamento e seleção garantem a análise dos perfis de forma imparcial, sendo obrigatório aplicar critérios pré-definidos relativos à experiência e habilitações, entre outros, em todas as etapas do processo. Estas equipas garantem o cumprimento da lei, regulamentos e regras de gestão de risco e privacidade, respeitando os requisitos de cada país, nomeadamente no que se refere à idade mínima para trabalhar.

Um exemplo destas práticas é o processo de recrutamento e seleção da Hebe, alavancado numa solução digital que permite ao candidato participar num jogo online que simula situações reais da sua futura função em loja. Para além de permitir alinhar expetativas em relação às tarefas a desempenhar, a solução permite que a triagem dos candidatos seja realizada com base nos comportamentos que demonstrem durante a simulação, e não em fatores como o género ou a idade.

Fruto do trabalho que desenvolvemos nesta matéria, o jornal Financial Times e a plataforma online Statista reconheceram o Grupo Jerónimo Martins como Líder em Diversidade.

Diversidade de género

Somos agentes ativos na defesa da igualdade de género, um princípio fundamental que vivemos todos os dias e que concretizamos em políticas e iniciativas implementadas dentro do Grupo e junto das comunidades em que nos inserimos. As nossas políticas de recursos humanos incorporam o compromisso diário de garantir que os ambientes de trabalho respeitam a igualdade de oportunidades com base, acima de tudo, no mérito e nas competências. Em 2023, para garantir um acompanhamento contínuo e identificar oportunidades de melhoria, iniciámos um diagnóstico interno, profundo e transversal a todas as práticas de gestão de pessoas, do ponto de vista de igualdade de género.

Uma larga maioria (75,9%) dos nossos colaboradores são mulheres, uma realidade que é comum ao sector no qual estamos inseridos, e procuramos assegurar o equilíbrio entre géneros em todos os níveis da organização. Em 2023, 67,4% dos cargos de gestão (managers e colaboradores do plano operacional que têm equipas) e 52,2% dos cargos de gestão de topo e intermédia (apenas managers) eram ocupados por mulheres. 40% dos membros da Direção Executiva da Sociedade eram mulheres2.

Principais indicadores de género

Representatividade e ciclo de vida do colaborador (i)

 

2023

 

2022

 

2021

% Cargos de gestão ocupados por mulheres (ii)

 

67,4%

 

66,9%

 

68,1%

% Posições de entrada ocupadas por mulheres (iii)

 

77,0%

 

78,8%

 

78,0%

% Funções geradoras de receita ocupadas por mulheres (iv)

 

73,1%

 

72,6%

 

73,8%

% Promoções obtidas por mulheres

 

73,6%

 

78,2%

 

75,7%

% Contratações atribuídas a mulheres

 

68,1%

 

66,9%

 

70,1%

% Cessações atribuídas a mulheres

 

67,6%

 

67,0%

 

68,2%

Notas:

(i)

Na sequência da alteração da metodologia de análise do Bloomberg Gender Equality Index, a metodologia de cálculo e reporte dos indicadores presentes nesta tabela foi redefinida, passando a incluir todas as tipologias de carga horária, com impacto nos resultados reportados para os anos 2022 e 2021, face aos reportados nos respetivos anos;

(ii)

Considerando as mulheres que fazem parte das categorias profissionais “Membros de direções executivas” e “Gestores de topo e intermédios”, bem como as mulheres que gerem equipas de “Colaboradores de loja, centros de distribuição e escritórios” (n= 6.894);

(iii)

Percentagem de funções que não requerem experiência anterior no ramo ou na profissão que são ocupadas por mulheres;

(iv)

Percentagem de funções responsáveis pelos objetivos centrais de negócio, lucros ou perdas que são ocupadas por mulheres;

Compensação [GRI 405-2]

 

2023

 

2022

 

2021

Rácio salarial entre géneros (v)

 

Grupo

 

98,5%

 

Grupo

 

97,8%

 

Grupo

 

97,6%

 

Portugal

 

100,2%

 

Portugal

 

100,1%

 

Portugal

 

99,5%

 

Polónia

 

97,9%

 

Polónia

 

96,5%

 

Polónia

 

96,7%

 

Colômbia

 

98,0%

 

Colômbia

 

99,7%

 

Colômbia

 

99,9%

Nota:

(v)

Diferença salarial entre mulheres e homens no universo de colaboradores do Grupo Jerónimo Martins, tendo por base realidades comparáveis. Expressa-se considerando o salário médio das mulheres como uma percentagem do salário médio dos homens, sendo 100% o rácio salarial que representa a total equidade entre géneros. O cálculo deste indicador está alinhado com a metodologia GRI e é feito o reporte dos rácios parciais por país, considerando a heterogeneidade entre eles. A estrutura dos níveis funcionais e salariais do Grupo está a ser revista e, assim que implementada, será considerada como variável de cálculo. Com base neste pressuposto, e visto que 97,5% dos colaboradores pertencem à categoria “Colaboradores de loja, centro de distribuição e escritórios”, o que significa que os resultados são maioritariamente ilustrativos deste segmento, o Grupo não considera relevante o reporte parcial com base nesta variável.

O nosso Plano de Igualdade de Género3, cujo progresso é reportado e revisto anualmente, visa guiar as áreas funcionais na concretização de quatro pilares de atuação:

  1. formalização da igualdade de género em políticas e procedimentos
    através, nomeadamente, de diretrizes e regras concretas de conduta que devem ser seguidas por todos os colaboradores (refletidas no Código de Conduta e nas políticas globais de recursos humanos), e da gestão de canais de denúncia e mecanismos de resolução.
  2. monitorização de indicadores de género
    analisando trimestralmente indicadores sobre todo o ciclo de vida do colaborador e melhorando continuamente o seu reporte, bem como acompanhando os investidores, analistas e principais índices de sustentabilidade que avaliam o nosso desempenho nesta matéria.
  3. facilitação da integração da vida profissional, pessoal e familiar
    com medidas de apoio à parentalidade e ao bem-estar das famílias, bem como face a situações de vulnerabilidade e/ou emergência social.
  4. capacitação e consciencialização para a igualdade de género dentro e fora do Grupo
    partilhando informação e formação acerca do Código de Conduta e de direitos fundamentais, como o da igualdade de oportunidades e proibição da discriminação, estabelecendo parcerias externas e participando em grupos de trabalho.

O Plano de Igualdade de Género para o ano 2023-2024, suportado num conjunto de instrumentos de diagnóstico interno e externo, descreve um plano de ação em sete dimensões e 15 medidas alinhadas com as orientações da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), uma entidade portuguesa sob a superintendência e tutela dos Ministérios dos Assuntos Parlamentares e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Em 2023 reforçámos as relações de cooperação com entidades públicas e/ou da sociedade civil que perseguem o objetivo de promover a igualdade entre mulheres e homens. Neste contexto destacamos a nossa adesão à LEAD Network, cujo propósito é potenciar a diversidade na liderança, nomeadamente feminina. Continuámos também a participar no grupo de trabalho “ODS 5 Igualdade de Género”, dinamizado pelo GRACE – Empresas Responsáveis, entidade da qual fazem parte mais de 30 organizações que, em Portugal, trabalham juntas para dar resposta a estes desafios.

Integrámos ainda o Programa Promova, desenvolvido pela CIP – Confederação Empresarial de Portugal e pela Nova SBE para promover a igualdade de género e fomentar a promoção de mais mulheres em funções de gestão de topo através da mentoria por executivos.

O nosso contributo para promover a igualdade de género estende-se à comunidade. A Hebe participou no projeto Top Women in e-Business com a dinamização de um workshop para mulheres empreendedoras, focado na construção da sua marca pessoal e imagem profissional.

Como resultado do nosso trabalho no âmbito da promoção da igualdade de género, voltámos a melhorar a classificação no índice Equileap relativa ao desempenho de 2022, no qual obtivemos 59%, 8 p.p. acima do resultado do ano anterior (51%) e 18 p.p. acima da média das empresas analisadas a nível global (41%).

Diversidade de gerações

A diversidade geracional da nossa força de trabalho constitui um fator crítico de sucesso para assegurar as competências e experiências necessárias à sustentabilidade dos nossos negócios e das nossas lideranças. Para a promover e para encorajar a cooperação entre as diferentes gerações, temos em curso vários programas de desenvolvimento de talento jovem, melhorados regularmente como forma de os manter atrativos e adequados às expetativas dos participantes e às necessidades do negócio, e de partilha de conhecimento e experiência.

Três empregados de diferentes idades concentrados na função (foto)

Um dos programas globais é o Trainee Programme4. Com uma duração de dois anos, desafia os participantes a robustecerem as suas competências para poderem vir a tornar-se futuros líderes do Grupo Jerónimo Martins, através de um investimento significativo na sua formação e desenvolvimento. Durante o primeiro ano do programa, projetado para promover o autoconhecimento dos participantes e avaliar o ajuste cultural entre estes e o Grupo, os participantes desenvolvem dois projetos com o acompanhamento de tutores em áreas funcionais distintas, de acordo com as suas preferências individuais e com as necessidades das Companhias. O segundo ano confere aos participantes uma experiência imersiva no negócio do retalho e, em Portugal, acesso a um mentor que os orienta. Este programa proporciona a todos os participantes vários momentos de encontro com a gestão de topo do Grupo, permitindo-lhes partilharem as suas expetativas de carreira e influenciarem desde logo o seu caminho na organização. Em 2023 o Trainee Programme ficou marcado por uma melhoria no modelo de avaliação, que passou a incorporar os renovados Valores do Grupo e os comportamentos associados5, e contou com 55 participantes dos três principais países onde temos operações (Polónia, Portugal e Colômbia).

O Summer Internship Programme consiste em estágios de dois meses. Em 2023, 102 estudantes do ensino superior em Portugal e Polónia, maioritariamente a frequentar a licenciatura, desenvolveram projetos durante os meses de verão com acompanhamento de tutores e foram expostos a oportunidades de desenvolvimento. Na Colômbia, contámos com 23 estagiários durante o ano.

A nível local, o Campus Ambassador Programme permitiu que 37 participantes representassem a marca empregadora do Grupo Jerónimo Martins nas suas universidades em Portugal, dando-lhes também a oportunidade de conhecer os nossos negócios e ter um primeiro contacto com o setor do retalho. Adicionalmente, para fortalecer as nossas relações com o mundo universitário em Portugal e reforçar o nosso posicionamento junto do talento jovem, criámos uma área focada em estabelecer parcerias e protocolos com universidades, que incluem a participação em investigação académica e em projetos de inovação.

O Recheio contou com 37 participantes no Campus Recheio, uma iniciativa para reforçar a sua marca empregadora que inclui estágios curriculares, profissionais e sazonais, programas de embaixadores, trabalho académico e visitas ao negócio.

Na Jerónimo Martins Agro-Alimentar, os programas de talento jovem incluem estágios curriculares e profissionais que dão a conhecer esta área de negócio, e o programa Futuro JMA, que consiste em estágios operacionais totalmente customizados às especificidades do negócio agroalimentar. No total, participaram 25 pessoas nestes programas da JMA.

Na Ara, o programa SENA – Serviço Nacional de Aprendizagem – e o programa governamental de incentivo à contratação de jovens entre os 18 e os 28 anos são os principais mecanismos para a integração de talento jovem, tendo sido contratadas 740 e 2.755 pessoas, respetivamente.

A Biedronka foi reconhecida pelos seus esforços na construção de uma marca empregadora robusta, com a distinção Employer Branding Excelence Awards do HRM Institute e com o terceiro lugar da categoria Employer Branding na competição de relações públicas mais conceituada da Polónia – a Złote Spinacze. Também as campanhas de emprego sazonal da Companhia mereceram o reconhecimento do Employer Branding Institute e do Siła Przyciągania.

No que se refere aos mais seniores, apostámos igualmente na criação de oportunidades, e contratámos 735 pessoas com mais de 55 anos ao longo de 2023. Destaque para a segunda edição da Páscoa no Pingo Doce, que contou com 36 participantes. Esta iniciativa dá a familiares de colaboradores com mais de 55 anos a oportunidade de abraçarem, por um curto período, uma experiência profissional na Companhia.

Procurando aproximar as diferentes gerações que convivem nas equipas, a Hebe desenvolveu um programa de formação para gestores de área com quatro objetivos: comunicação intergeracional, cooperação, feedback e cultura de apreciação. A Companhia implementou ainda uma campanha em formato de vídeo para reforçar as diferentes perspetivas de cada geração e contribuir para a comunicação eficaz entre elas, tendo chegado às 8.517 visualizações.

1 O nosso Código de Conduta está disponível no website corporativo, na página Ética e Integridade.

2 A composição das restantes Comissões Especializadas pode ser consultada na página Comissões Especializadas no nosso website corporativo.

3 O nosso Plano de Igualdade de Género 2023-2024 está disponível para consulta no website corporativo, na página Viver a Diversidade.

4 Mais informações sobre o Trainee Programme disponível no nosso website corporativo.

5 Mais informações sobre os nossos Valores disponível no nosso website corporativo.

Filtro de tópicos

Resultados