Em Portugal, e pelo terceiro ano consecutivo, a nossa holding, que recebeu o selo de Excelência pela primeira vez, e o Recheio foram novamente reconhecidos como Marca Empregadora Inclusiva, enquanto o Pingo Doce recebeu o prémio pela primeira vez. A forma como promovemos oportunidades de emprego e formação para pessoas em situação de desvantagem no acesso ao mercado de trabalho foi também reconhecida pelo Eurocommerce.
Dar valor às capacidades
João Pimenta tem um grau de deficiência visual de 95%. Apesar de ter concluído o 9.º ano e de ter recebido formação específica como padeiro, teve dificuldades em encontrar e manter um emprego. Inscreveu-se num projeto da Santa Casa da Misericórdia e, no início de 2022, foi uma das primeiras pessoas a integrar o Centro Incluir.
O primeiro centro, localizado em Lisboa (existe um segundo no Porto), acrescentou capacidade extra ao programa Incluir, que está a decorrer desde 2015. Este programa oferece oportunidades de formação e recrutamento a pessoas com deficiências físicas ou cognitivas, migrantes, refugiados ou pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A nossa metodologia inovadora de formação e desenvolvimento é personalizada para cada indivíduo e adaptada a funções específicas nas nossas companhias operacionais ou escritórios centrais.
Com o objetivo de criar oportunidades reais de trabalho para as pessoas que passam pelo projeto Incluir, todo o processo de formação abrange várias competências. Por exemplo, os formandos podem desenvolver as suas capacidades sociais, tanto ao nível da comunicação com os outros como na forma de trabalhar em equipa. A gestão de conflitos e as relações interpessoais também fazem parte do programa, assim como as normas de saúde e segurança no trabalho.
Os formandos são igualmente introduzidos na utilização de instrumentos essenciais à sua função, como as tecnologias da informação ou o cálculo matemático simples. O programa proporciona uma formação prática em contexto real de trabalho estando previstas adaptações físicas ao local de exercício da função sempre que necessário.
Após duas semanas de formação em sala de aula, incluindo exercícios práticos, João Pimenta avançou para a formação no local de trabalho sob a supervisão do seu tutor e da equipa de inclusão. Atualmente, trabalha a tempo inteiro no Pingo Doce.
1.693
colaboradores com deficiência e/ou incapacidade a trabalhar no Grupo Jerónimo Martins
253
pessoas formadas
nos Centros Incluir
Dar valor à diversidade
Estamos presentes em seis países e em três continentes e, como tal, a nossa força de trabalho é muito diversa. Valorizamos e respeitamos os atributos e as capacidades de cada membro da equipa, pois acreditamos que as diferenças individuais nos tornam mais fortes e mais ágeis, e estamos empenhados em ser um empregador inclusivo que representa as comunidades nas quais estamos inseridos.
cargos de gestão ocupados
por mulheres
Em 2023, tínhamos mais de 134 mil colaboradores, dos quais 8.321 eram cidadãos de outras nacionalidades que não a polaca, a portuguesa e a colombiana (mais 30% do que em 2022). As diferentes 77 nacionalidades dos nossos colaboradores refletem uma grande diversidade de experiências. Temos também colaboradores de cinco gerações diferentes, desde avós a bisnetos. Toda esta diversidade faz de nós um empregador verdadeiramente multicultural e multigeracional.
134.379
colaboradores
77
nacionalidades
Preparar para o futuro
Prestamos particular atenção ao desenvolvimento da carreira de cada um dos nossos colaboradores, quer ao nível operacional, quer ao nível dos cargos de gestão. Proporcionamos a todos os que escolhem trabalhar connosco as ferramentas e oportunidades para atingirem o seu máximo potencial, sempre com base na igualdade de oportunidades e na meritocracia. Incentivamos as oportunidades de crescimento interno e desafiamos todos a assumir novas funções noutras áreas, companhias ou países.
Em Portugal, na Polónia e na Colômbia, investimos em formação sobre temas tão diversos como a liderança e a segurança alimentar, e dispomos de mecanismos que incluem análises de desempenho, feedback, avaliações de potencial, planos de desenvolvimento pessoal e oportunidades de mobilidade interna e progressão. Convidamos também os nossos colaboradores a participar ativamente na construção do futuro da organização.
Colaboradores ucranianos na Biedronka
No final de 2023, contávamos com 3.166 colaboradores ucranianos a trabalhar connosco, praticamente todos na Polónia. A Biedronka implementou vários mecanismos para facilitar a integração na organização, incluindo conteúdos e canais de recrutamento especificamente concebidos para a população ucraniana, materiais de integração em ucraniano e processos operacionais, como nas caixas de pagamento das lojas, escritos também em ucraniano.