Relatório e Contas 2023

Relação com fornecedores locais

Ao privilegiarmos relações com fornecedores locais, contribuímos para desenvolver a economia dos países onde temos operações. Ao mesmo tempo, fortalecemos as nossas cadeias de abastecimento e asseguramos que os produtos chegam mais depressa – e, por isso mesmo, mais frescos – às nossas lojas, com maior prazo de validade, ao mesmo tempo que contribuímos para evitar o desperdício alimentar. Distâncias mais curtas entre os fornecedores e as nossas operações resultam também na redução de emissões de carbono associadas ao transporte, nomeadamente aéreo e marítimo.

Trabalhador a apanhar frutos silvestres (foto)

Produtos alimentares adquiridos a fornecedores locais

(2023)

Produtos alimentares adquiridos a fornecedores locais (gráfico de barras)

Por estes motivos, assumimos o compromisso de assegurar que pelo menos 80% das compras dos produtos alimentares que comercializamos em cada um dos países onde temos operações sejam feitas a fornecedores locais. Em 2023, este valor atingiu os 91%, igualmente em linha com a percentagem de compras de produtos de Marca Própria a fornecedores locais. Mais de 80% das compras de perecíveis especializados foram feitas a fornecedores locais1.

Compras a fornecedores de marca própria

(2023)

Compras de produtos de marca própria (gráfico de barras)

Compras a fornecedores de perecíveis

(2023)

Compras de perecíveis (gráfico de barras)

Como forma de fortalecer as nossas relações com os fornecedores locais, implementámos medidas adicionais como é o caso do apoio aos pequenos e médios produtores de perecíveis que são membros da Confederação dos Agricultores de Portugal. Esta medida, única no retalho em Portugal, consiste na antecipação do prazo de pagamento para uma média de dez dias, em vez dos 30 dias previstos na lei, sem quaisquer custos financeiros para o produtor. Desde 2012 cerca de 375 fornecedores já beneficiaram desta iniciativa. Na Polónia, desde 2020 que reduzimos para um máximo de 21 dias, o período de pagamento aos produtores com uma faturação inferior a 100 milhões de złoty (22 milhões de euros). Cerca de 200 fornecedores beneficiaram desta iniciativa, cerca de mais 30 do que em 2022.

Adicionalmente foram reforçados mecanismos para melhorar a liquidez dos fornecedores. Na Colômbia, possibilitamos aos fornecedores receberem o pagamento antecipado das faturas a taxas mais favoráveis e sem afetar o rating da sua dívida. Esta iniciativa chegou a mais 48 novos fornecedores em 2023, superando, ao todo, os 500. Este tipo de programa também existe em Portugal e na Polónia, onde são abrangidos respetivamente mais de 240 e 190 fornecedores.

Compras a produtores agrícolas locais

A Biedronka voltou a reforçar o programa dirigido a produtores locais de fruta e legumes para que pudessem entregar os seus produtos em lojas ou centros de distribuição próximos das suas áreas de produção. Em 2023, esta iniciativa assegurou relações comerciais com cerca de 200 fornecedores e resultou na entrega de mais de 123 mil toneladas de fruta e legumes, mais 36 mil do que em 2022. No âmbito deste programa, destacamos ainda a compra destes produtos a mais de 60 quintas de produção familiar.

Em Portugal, o Pingo Doce adquiriu mais de 14 mil toneladas de cereja, maçã e quivi de produção nacional (-12% face a 2022, muito devido à redução da quebra na produção da cereja – em cerca de 50% – associada a condições meteorológicas adversas). Reforçou ainda com produtos nacionais o sortido de perecíveis especializados nas categorias de vegetais, carne e pescado de aquacultura.

Também a Ara investiu na relação com produtores locais de fruta e legumes. Em 2023 cerca de 85% das suas compras nesta categoria tiveram origem na produção nacional.

Mais informação disponível no website corporativo do Grupo, na página “Fornecedores Locais e Inovação”.

Morangos não totalmente maduros a crescer numa plantação (foto)

Reforçámos também, junto dos consumidores, a comunicação relativa a produtos locais e sazonais disponíveis nas nossas insígnias, recorrendo a vários formatos, como a comunicação em loja, folhetos, campanhas televisivas e canais digitais.

Usamos também em perecíveis, como fruta e legumes, sinalética com as cores das bandeiras nacionais e aplicamos selos nos produtos de Marca Própria que ajudam a destacar:

  • A incorporação de matérias-primas e/ou produção 100% portuguesa no Recheio;
  • A identificação de origem, com os selos 100% Nacional no Pingo Doce, Polski Produkt (Produto Polaco) na Biedronka e Hecho en Colombia (Feito na Colômbia) na Ara.

1 Mais informação sobre as compras a fornecedores locais nas categorias de talho, pescado, fruta e vegetais, padaria/pastelaria e flores está disponível no website corporativo do Grupo, na página “Fornecedores Locais e Inovação”.

Filtro de tópicos

Resultados