Relatório e Contas 2023

Polónia

Retalho Alimentar Moderno

A inflação e os juros elevados continuaram a influenciar o sector do retalho na Polónia, com a resiliência do mercado laboral e a subida dos salários a atenuar esse efeito negativo.

O comportamento das vendas a retalho não foi uniforme ao longo do ano, registando-se, a preços constantes, uma contração maior no primeiro semestre do que aquela que se verificou no segundo semestre. Esta evolução explica-se com a queda da inflação, mas também com os efeitos decorrentes do aumento do salário mínimo e da melhoria da confiança dos consumidores.

Vista aproximada de maçãs em caixas de cartão num centro de distribuição (foto)

Em janeiro de 2023, o salário mínimo na Polónia aumentou 15,9% para 3.490 zloty, tendo tido nova atualização de 3,2% em julho para 3.600 zloty. Este facto produziu aumento de custos nas empresas, mas aumentou o poder de compra e a confiança das famílias.

Embora a subida dos preços tenha sido um desafio, tanto para as empresas como para as famílias, alguns especialistas1 admitem que foi graças à inflação que foi possível manter vendas, apesar de quedas significativas nos volumes. Ao mesmo tempo, a elevada sensibilidade dos consumidores aos preços levou os retalhistas a intensificar atividades promocionais e de fidelização.

POLÓNIA - Indíce do retalho alimentar & inflação alimentar

Preços correntes

POLÓNIA - Indíce do retalho alimentar & inflação alimentar (gráfico de barras)

Não obstante o crescimento, a preços correntes, do mercado de Retalho Alimentar em 2023, a preços constantes verificou-se uma retração de 3,1% em resultado da diminuição de volumes.

Em 2024, os operadores do sector do retalho2 devem continuar a operar num contexto de forte concorrência de preços. Os retalhistas continuarão a atividade promocional para se manterem competitivos, ao mesmo tempo que colocam maior ênfase na fidelização dos clientes.

O consumo3 em 2024 deve ser suportado pela combinação de um crescimento económico mais forte, um mercado de trabalho sólido e uma inflação mais baixa, traduzindo-se numa melhoria do poder de compra das famílias ao longo do ano. Todos os indicadores de confiança dos consumidores apontam para uma melhoria do consumo ao longo de 2024.

O salário mínimo registou um aumento de 17,8% para 4.242 zloty em janeiro de 2024 e voltará a aumentar 1,4% em julho de 2024 para 4.300 zloty. Tendo em conta as previsões, é estimado que os salários reais aumentem acima dos 5%. A subida do salário mínimo afetará grande parte da população e poderá ter um impacto significativo no crescimento do consumo, se as famílias não adotarem um comportamento cauteloso, perante a incerteza.

Retalho de Saúde e Beleza

Em 2023, na Polónia, o mercado de Saúde e Beleza mostrou-se mais resiliente do que a globalidade do sector do retalho. Os preços dos produtos de higiene pessoal e cosméticos aumentaram menos do que o esperado, tendo as empresas do sector absorvido parte do efeito do aumento de preços nas suas margens, que são estruturalmente mais elevadas do que as praticadas no retalho alimentar.

POLÓNIA - Indíce do retalho saúde e beleza & inflação dos artigos de cuidados pessoal, bem estar e produtos de beleza

Preços correntes

POLÓNIA - Indíce do retalho saúde e beleza & inflação dos artigos de cuidados pessoal, bem estar e produtos de beleza (gráfico de barras)

1 Retail Barometer da Future Minds

2 Future Minds

3 Fitch

Fontes Consultadas: Boletins Económicos do Banco de Portugal; Ministério das Finanças de Portugal; Instituto Nacional de Estatística (INE); Boletins Económicos do Banco Nacional da Polónia; Central Statistical Office (GUS); Banco de la República (Banco Central Colombiano); Departamento Administrativo Nacional de Estatística da Colômbia (DANE); Fedesarrollo; Nielsen; Future Minds, Fitch BMI, Mordor Intelligence, iAlimentar, America Retail, Valora Analitik.

Nota: Todos os dados macroeconómicos apresentados neste subcapítulo têm como base a última informação disponível à data do encerramento deste relatório.

Filtro de tópicos

Resultados