Relatório e Contas 2024

Perspetivas para os negócios de Jerónimo Martins

Biedronka

Uma vez que se espera que 2025 continue a ser um ano desafiante, a Biedronka vai continuar a reforçar a sua liderança de preço e a assegurar um elevado nível de disciplina de custos para proteger a sua rentabilidade, mantendo, como sempre, os consumidores no centro das suas escolhas estratégicas.

A Companhia irá manter o seu foco na melhoria dos padrões operacionais das lojas, para reter os seus clientes principais e regulares, assegurando a sua lealdade e satisfação, enquanto trabalha para aumentar o valor da sua Marca Própria através da inovação e diferenciação.

O plano de investimento continuará a contemplar o significativo ritmo de expansão seguido pela insígnia, bem como o ambicioso plano de remodelação de lojas.

Hebe

A ambição da Companhia é clara e permanece inalterada: A Hebe continuará o seu caminho para se tornar o interveniente de referência no sector da saúde e beleza na Europa Central e de Leste, com uma posição de liderança no e-commerce.

Embora o negócio offline na Polónia continue a crescer, os canais online continuarão a ser o principal motor de crescimento. Incentivada pela aceleração das vendas internacionais, a Companhia irá aumentar a sua expansão digital na Chéquia e na Eslováquia.

Ao mesmo tempo, e à medida que a Companhia cresce, será feito um investimento significativo em logística, que será fundamental para apoiar o desenvolvimento do e-commerce e do negócio internacional.

Pingo Doce

O Pingo Doce pretende continuar a reforçar a sua proposta de valor, assente na proximidade e na oferta das melhores oportunidades de poupança aos seus clientes.

A insígnia vai manter a aposta na modernização do seu parque de lojas e aumentar o número de restaurantes Comida Fresca, ao mesmo tempo que continuará a investir em medidas de eficiência operacional, nomeadamente com a instalação de self-checkouts, melhorando o serviço de frente de loja e a experiência de compra.

Simultaneamente, a Companhia prosseguirá a transformação digital e o compromisso com a sustentabilidade como eixos de orientação estratégica.

Recheio

Em 2025, o Recheio manterá o foco no crescimento de volumes e na proteção da rentabilidade num contexto que se espera igualmente desafiante. Para alcançar os seus objetivos, a insígnia terá como prioridades:

  1. Expansão e remodelações: continuar a melhorar a experiência de compra e o serviço aos clientes, aproximando ainda mais o Recheio das suas necessidades;
  2. Transformação digital: reforçar a experiência de compra através de plataformas digitais, como o site e a aplicação, e implementar novas tecnologias em loja para maior eficiência e personalização;
  3. Expansão do retalho tradicional: manter o ritmo de crescimento da parceria com as lojas Amanhecer, consolidando a presença da marca e a sua competitividade;
  4. Sustentabilidade: promover práticas sustentáveis em toda a operação, com foco na preservação de recursos naturais e no desenvolvimento de sortidos e processos mais eficientes.

Com estas iniciativas, o Recheio pretende reforçar o seu papel de referência no setor, continuando a responder às expectativas dos seus clientes e parceiros.

Ara

Na Colômbia, é expectável que o consumo se mantenha pouco dinâmico.

Em 2025, a insígnia manterá o foco na liderança de preço e na atividade promocional indo ao encontro das necessidades das famílias colombianas e construindo uma forte perceção de preços baixos associados a qualidade. Para esta última contribuirá a comunicação junto dos consumidores e o desenvolvimento do sortido, que permitirão à Ara continuar a aumentar a sua base de clientes e tornar-se a loja de proximidade de referência no retalho alimentar na Colômbia.

A expansão do parque de lojas permanecerá como uma prioridade para a Companhia que manterá um ritmo dinâmico de aberturas, em linha com a sua visão de longo prazo no que respeita ao potencial do mercado e à adequação do seu modelo de negócio.

Na primeira metade de 2025, a Ara pretende também integrar progressivamente na sua rede de lojas c.70 localizações anteriormente operadas pela Colsubsídio, adaptando-se ao seu conceito de loja.

Jerónimo Martins Agro-Alimentar (JMA)

As alterações climáticas vão continuar a gerar pressão nos processos e nas áreas de negócio da JMA, com impacto direto no aumento dos custos de produção.

Irão igualmente persistir os desafios para continuar a desenvolver novos produtos adaptados à evolução das preferências dos consumidores, e encontrar modelos sustentáveis de produção.

Neste contexto, as áreas de JMA vão manter-se focadas na otimização da utilização de recursos naturais, beneficiando de todo o conhecimento disponível e inovando em processos que permitam reforçar a rastreabilidade, a sustentabilidade, a proteção ambiental e a segurança alimentar, e em simultâneo, rentabilizar os investimentos efetuados.

Jeronymo e Hussel

A Jeronymo irá avançar com o seu programa de remodelações, adaptando as cafetarias à nova imagem que aposta num ambiente alinhado com a estratégia da marca. A insígnia continuará a otimizar o seu sortido, com menus ajustados às necessidades dos clientes, com ingredientes frescos e soluções de refeição flexíveis ao longo do dia.

O ano de 2025 ficará marcado pelo 35.º aniversário da Hussel, a celebrar com partilha de histórias e momentos especiais vividos ao longo dos anos.

A Hussel vai manter-se focada na recuperação das vendas, criando parcerias estratégicas que permitam, não só inovar na sua oferta exclusiva, como melhorar as condições de compra, e consequentemente, a sua rentabilidade. Ao mesmo tempo, permanecerá empenhada em alavancar o programa de fidelização, investindo na customização e garantindo uma comunicação eficaz nos canais digitais.

Tópicos general

Filtro de tópicos

Tópicos general

Tópicos esrs

Resultados