A nossa história de mais de dois séculos reflete a forma responsável como desenvolvemos os nossos negócios e a visão de médio e longo prazo subjacente às decisões que tomamos ao longo de toda a cadeia de valor.
Em 2024, e como resultado do trabalho continuado das nossas equipas, estávamos presentes em mais de 140 índices internacionais de sustentabilidade que reconhecem as nossas boas práticas de sustentabilidade.

A distribuição alimentar representa mais de 98% das vendas consolidadas e a nossa missão é responder às necessidades dos milhões de consumidores que visitam diariamente as nossas lojas através de alimentos de qualidade e a preços competitivos.
Os investimentos que fazemos para disponibilizar produtos a preços acessíveis, seguros e de qualidade, traduzem-se, por exemplo, nas auditorias de segurança alimentar a fornecedores e nas análises aos produtos que vendemos. Este reforço contribuiu para a diminuição de 24% face a 2023 do número de produtos que tivemos de retirar das prateleiras por motivos de segurança ou qualidade.
Os alimentos que colocamos nas nossas lojas são mais saudáveis, e as receitas que desenvolvemos evitaram o consumo de 576 toneladas de açúcar, cerca de 170 de gorduras e 60 de sal – sem colocar em causa o sabor e a preferência dos consumidores.
Ao mesmo tempo, mais de 90% dos produtos alimentares vendidos nas nossas lojas foram comprados a fornecedores locais, o que acontece há mais de uma década.
Na Colômbia, avançámos com um investimento social muito relevante: um milhão de euros até 2026 para projetos de combate à carência alimentar e de apoio às comunidades locais, com um impacto em mais de 60 mil pessoas, em especial crianças, jovens e mães. Fomos, por isso, reconhecidos pela revista Portafolio com o prémio Portafolio 30 años, na categoria de sustentabilidade.
Em termos sociais, como resultado do trabalho desenvolvido, a Humpact considerou-nos uma das empresas com melhor desempenho entre as 46 analisadas no setor de bens de consumo, atribuindo-nos a pontuação máxima na forma como contribuímos para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Fomos também distinguidos nos Wellbeing Awards, na categoria “People Choice Awards”, refletindo a perceção positiva dos nossos colaboradores.
Fruto do crescimento das nossas operações, somos um empregador cada vez mais diverso e multicultural, com 87 nacionalidades no Grupo e quatro diferentes gerações nos nossos locais de trabalho. 2024 fica marcado pela nossa inclusão no FTSE Diversity & Inclusion Index – Top 100, um índice que junta as 100 empresas cotadas em bolsa com melhor desempenho na promoção de locais de trabalho inclusivos. Somos mesmo a única empresa em Portugal e também da categoria “supermercados e lojas de conveniência” a figurar neste índice, que analisou mais de 15.500 empresas de todo o mundo.
Pelo quarto ano consecutivo, integramos o restrito grupo de empresas a nível mundial reconhecidas com a classificação máxima (A) pelas suas práticas no combate às alterações climáticas. A avaliação anual do CDP coloca-nos com o nível de liderança (A-) tanto na gestão da água enquanto recurso crítico como na gestão das matérias-primas mais associadas ao risco de desflorestação (óleo de palma, papel/madeira, gado bovino e soja). A distinção reconhece não só as ações que desenvolvemos ao longo do ano, como premeia a transparência do reporte da informação.
A nossa pegada carbónica diminuiu 15,8% em 2024, em comparação com 2023, o que compara com um crescimento de 9,3% do volume de negócios. As emissões diretas das nossas operações (âmbito 1) e as dos nossos fornecedores de energia (âmbito 2) têm vindo diminuir devido aos investimentos na produção de energia (fechámos o ano com painéis fotovoltaicos instalados em mais de 2.000 lojas e centros de distribuição), na aquisição de eletricidade de fontes renováveis e na modernização dos equipamentos que utilizam gases refrigerantes. Parte destes investimentos são financiados por instrumentos ligados aos nossos compromissos de sustentabilidade e 2024 foi o ano no qual estes instrumentos de finanças sustentáveis assumiram expressão relevante, representado cerca de 25% do nosso financiamento consolidado.
Destaques de ambiente

- Reduzimos as nossas emissões de carbono (âmbitos 1 e 2) em 15,8%, face a 2023.
- O nosso consumo de energia (por milhão de euros de vendas) baixou 9,3%.
- Contámos com mais de 2.000 lojas e centros de distribuição com painéis fotovoltaicos.
- Reduzimos em 10,9% os materiais de embalagem utilizados nas nossas Marcas Próprias (por milhão de euros de vendas).
Destaques de social

- Investimos 354 milhões de euros no reconhecimento dos nossos colaboradores (mais 13% do que em 2023), e 17 milhões de euros na sua formação.
- Investimos mais de 48,4 milhões de euros em medidas de responsabilidade social interna (RSI) e 7,8 milhões de euros em iniciativas e programas que promovem o bem-estar.
- Foram aplicados mais de 121 milhões em apoios às comunidades envolventes, nos quais estão considerados os 40 milhões atribuídos à recém-criada Fundação Jerónimo Martins.
- Através de reformulações nutricionais de produtos de Marca Própria e perecíveis, evitámos a entrada no mercado de 576 toneladas de açúcar, 169 de gorduras e 60 de sal.
Destaques de governação

- Mantivemos os nossos esforços de promover a formação dentro da organização em conduta empresarial. Em 2024, 27.455 colaboradores receberam formação relativa ao Código de Conduta do Grupo e 21.953 receberam formação sobre a Política de Anticorrupção do Grupo. Estes valores representam um aumento de 22.204 e 6.316 colaboradores, em comparação com 2023, respetivamente.
- Mais de 90% das compras de produtos alimentares são feitas a fornecedores locais.
- Garantimos que nos nossos processos de seleção de potenciais fornecedores de Marca Própria e perecíveis, são incluídos critérios ambientais e que estes assumem a mesma relevância que as componentes de auditoria de qualidade e segurança alimentar. Em 2024, foram avaliados e aprovados 179 novos fornecedores por cumprirem ambos os critérios.