Jerónimo Martins é um Grupo económico, sediado em Portugal, com mais de 230 anos de experiência no negócio alimentar, indo ao encontro das necessidades diárias de milhões de consumidores através de uma proposta de valor assente em disponibilizar alimentos de qualidade a preços competitivos. A distribuição alimentar é a principal atividade e vale mais de 98% das vendas consolidadas.
O Grupo detém posições de liderança no retalho alimentar na Polónia e em Portugal, e uma presença cada vez mais relevante na Colômbia. Em 2024, alcançou vendas de 33,5 mil milhões de euros e um EBITDA de 2,2 mil milhões de euros. Terminou o ano de 2024 com 139.907 colaboradores e uma capitalização bolsista de 11,6 mil milhões de euros na Euronext Lisbon.
A cadeia de lojas alimentares Biedronka, que alia localizações de proximidade e qualidade de sortido aos preços mais competitivos no mercado polaco, é o maior negócio do Grupo, representando c.70% das suas vendas e c.80% do EBITDA. Líder incontestável de vendas no retalho alimentar na Polónia, manteve uma forte dinâmica comercial, garantindo a sua liderança de preço em 2024 e reforçando a sua quota de mercado. Em simultâneo, desenvolveu a sua operação na Eslováquia, que arranca no início de 2025. A Companhia oferece ainda diversas modalidades de venda online, incluindo entregas ultrarrápidas (q-commerce) sob a marca Biek, outras soluções de encomenda e entrega em parceria com players de e-commerce, e produtos não-alimentares através do sítio zakupy.biedronka.pl.
Ainda na Polónia, a Hebe opera no retalho especializado de produtos de saúde e beleza, gerindo um vasto sortido a preços competitivos e com serviço de aconselhamento nas lojas. Em 2024 a Hebe continuou a apostar na sua abordagem omnicanal, alavancando numa estratégia comercial competitiva e num sortido de qualidade, e com muitos produtos exclusivos. Prosseguindo a sua expansão, e por forma a dar suporte à operação online internacional, a Companhia opera também duas lojas físicas na Eslováquia e três na Chéquia.
Em Portugal, o Grupo ocupa também uma posição cimeira na distribuição alimentar. Opera as insígnias Pingo Doce e Recheio que lideram, respetivamente, os formatos de supermercado e cash & carry no país.
O Pingo Doce opera uma cadeia de supermercados e incorpora uma área com restaurante em grande parte das suas lojas, sendo já a maior rede de restauração do país. Tem duas cozinhas centrais que, além dos restaurantes, abastecem também a operação de takeaway das lojas. O Pingo Doce opera ainda as parafarmácias Bem-Estar e postos de abastecimento de combustível.
O Recheio opera uma cadeia de lojas de cash & carry e tem vindo a reforçar o seu modelo de negócio com uma operação especializada em food service, através de plataformas dedicadas que servem essencialmente os clientes HoReCa, com serviço de entrega. O Recheio continua a expandir uma rede de parceiros do retalho tradicional sob a insígnia Amanhecer.
Na Colômbia, a Ara opera uma cadeia de lojas alimentares de proximidade, com forte implantação nos bairros residenciais e um posicionamento de qualidade ao melhor preço, conjugando competitividade com oportunidades promocionais em categorias-chave para o consumidor colombiano. Ainda na Colômbia, a Bodega Del Canasto (BdC) opera um formato de mini cash & carry, sendo um distribuidor para o mercado tradicional (B2B) com uma solução customizada de Marcas Próprias e marcas de indústria.
A Jerónimo Martins Agro-Alimentar (JMA) desenvolve atividade, através das suas participadas em Portugal e Marrocos, em quatro áreas de produção agroalimentar: laticínios, agropecuária, aquacultura, e frutas e vegetais. Possui ainda um investimento relevante na empresa Andfjord Salmon na Noruega. Assume como principais objetivos salvaguardar a capacidade de as Companhias do Grupo se abastecerem de alguns produtos estratégicos e criar diferenciação de qualidade.
O Grupo opera ainda duas cadeias especializadas em Portugal: as cafetarias e quiosques de café Jeronymo, e as lojas de chocolates e confeitaria Hussel.
Mais informações acerca das Companhias do Grupo podem ser consultadas em “Desempenho das áreas de negócio”.