Relatório e Contas 2024

O nosso plano de transição climática

A nossa prioridade e esforços centram-se nas iniciativas de descarbonização descritas no Plano de Transição Climática, em particular na redução das emissões de âmbitos 1 e 2, que se traduzem num aumento da eficiência de processos e investimentos em soluções de baixo carbono.

Funcionários a mover caixas num armazém (foto)

Através do programa de envolvimento com a nossa cadeia de abastecimento para a redução de emissões de GEE do Grupo será possível calcular com maior precisão as emissões de âmbito 3, pela incorporação de mais dados primários de emissões associadas aos produtos, e ainda reforçar a cooperação com os nossos fornecedores e prestadores de serviços na redução da pegada de carbono.

No âmbito deste plano, importa clarificar que as Companhias do Grupo não estão expostas a emissões de gases com efeito de estufa bloqueadas e associadas aos seus principais ativos e produtos, e que, por este motivo, não são incluídas como um risco de transição. As nossas Companhias também estão incluídas nos índices de referência da EU alinhados com o Acordo de Paris como definido no ponto E1-1 16 (g) do Anexo I das ESRS.

O plano detalha as ações previstas e as que estão em curso para atingir as metas a que nos propomos. Neste subcapítulo detalhamos os principais progressos feitos em cada uma destas áreas ao longo de 2024.

Descarbonização
O processo de redução ou eliminação das emissões de dióxido de carbono (CO₂) e de outros gases com efeito de estufa (GEE) provenientes de atividades humanas. O objetivo principal é atingir emissões zero líquidas até 2050, o que significa equilibrar a quantidade de GEE emitida com a quantidade removida da atmosfera.
ESRS
ESRS significa European Sustainability Reporting Standards (Normas Europeias de Relato de Sustentabilidade). Estas normas fazem parte dos esforços da União Europeia para melhorar e normalizar o reporte de sustentabilidade das empresas. As ESRS fornecem diretrizes pormenorizadas para a elaboração de relatórios sobre temas ambientais, sociais e de governação (ESG), assegurando a transparência e a responsabilidade nas práticas de sustentabilidade das empresas.
Emissões de âmbito 3
Emissões indiretas geradas por empresas terceiras ao longo da cadeia de valor da organização (p. ex., transportes e bens e serviços adquiridos).
Gases com efeito de estufa (GEE)
Um grupo de gases que contribui para o aquecimento global e para as alterações climáticas. O Protocolo de Quioto, um acordo ambiental adotado por muitas dos países na Convenção das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas em 1997 para travar o aquecimento global, abrange sete gases com efeito de estufa: dióxido de carbono (CO₂), metano (CH₄), óxido nitroso (N₂O), hidrofluorocarbonetos (HFC), perfluorocarbonetos (PFC), hexafluoreto de enxofre (SF₆) e trifluoreto de azoto (NF₃).
Pegada de carbono
O total de emissões de gases com efeito de estufa resultantes das atividades de um indivíduo ou de uma organização.

Tópicos general

Tópicos esrs

Filtro de tópicos

Tópicos general

Tópicos esrs

Resultados