A nossa prioridade e esforços centram-se nas iniciativas de descarbonização descritas no Plano de Transição Climática, em particular na redução das emissões de âmbitos 1 e 2, que se traduzem num aumento da eficiência de processos e investimentos em soluções de baixo carbono.

Através do programa de envolvimento com a nossa cadeia de abastecimento para a redução de emissões de GEE do Grupo será possível calcular com maior precisão as emissões de âmbito 3, pela incorporação de mais dados primários de emissões associadas aos produtos, e ainda reforçar a cooperação com os nossos fornecedores e prestadores de serviços na redução da pegada de carbono.
No âmbito deste plano, importa clarificar que as Companhias do Grupo não estão expostas a emissões de gases com efeito de estufa bloqueadas e associadas aos seus principais ativos e produtos, e que, por este motivo, não são incluídas como um risco de transição. As nossas Companhias também estão incluídas nos índices de referência da EU alinhados com o Acordo de Paris como definido no ponto E1-1 16 (g) do Anexo I das ESRS.
O plano detalha as ações previstas e as que estão em curso para atingir as metas a que nos propomos. Neste subcapítulo detalhamos os principais progressos feitos em cada uma destas áreas ao longo de 2024.