Relatório e Contas 2024

Valoração do carbono

Recorremos à utilização interna de preços sombra de carbono com o objetivo de apoiar a nossa tomada de decisão sobre investimentos associados às medidas a implementar (CapEx) para atingir as nossas metas de redução de GEE. Esta ferramenta de apoio à decisão é utilizada, por exemplo, nas decisões de compra de veículos e equipamentos próprios e nos orçamentos de remodelação das nossas lojas, bem como na avaliação dos riscos de transição dos preços de energia no âmbito da nossa análise de cenários climáticos.

Interior de um armazém com caixas de maçãs em primeiro plano (foto)

A valoração do carbono está vinculada ao preço das taxas de carbono em Portugal e Colômbia1, correspondendo a uma média de 28,40 €/tCO2e. Em ambos os casos, o valor é definido por decreto regulamentar. O valor da taxa em Portugal está vinculado ao preço das licenças de CO2 no âmbito do Esquema de Comércio de Emissões da UE. Na Colômbia, o valor está vinculado ao Imposto Nacional de Carbono, que incide sobre o conteúdo de carbono equivalente (CO2e) de todos os combustíveis fósseis, incluindo derivados do petróleo, gás fóssil e combustíveis sólidos utilizados para combustão.

Mais informação sobre este tema é divulgada em “ESRS – Normas Europeias de Relato de Sustentabilidade”.

1 Não consideramos a taxa de carbono em vigor na Polónia por esta ser considerada significativamente baixa e desalinhada com os valores de referência internacionais (0,09 €/t CO2), aumentando o risco de resultar num valor excessivamente baixo, o que prejudicaria a utilização da valoração do carbono como uma ferramenta de gestão de riscos e eficiência interna.

CapEx - Capital expenditure (Despesas de capital)
Os fundos que uma empresa investe na aquisição, modernização e manutenção de ativos físicos, como propriedades, fábricas, edifícios, tecnologia e equipamento. Muitas vezes, estes investimentos são realizados para estimular o crescimento, aumentar a eficiência ou lançar novas iniciativas.
Gases com efeito de estufa (GEE)
Um grupo de gases que contribui para o aquecimento global e para as alterações climáticas. O Protocolo de Quioto, um acordo ambiental adotado por muitas dos países na Convenção das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas em 1997 para travar o aquecimento global, abrange sete gases com efeito de estufa: dióxido de carbono (CO₂), metano (CH₄), óxido nitroso (N₂O), hidrofluorocarbonetos (HFC), perfluorocarbonetos (PFC), hexafluoreto de enxofre (SF₆) e trifluoreto de azoto (NF₃).

Tópicos general

Tópicos esrs

Filtro de tópicos

Tópicos general

Tópicos esrs

Resultados