Relatório e Contas 2024

Equilíbrio entre a vida profissional e a vida privada

Dada a exigência da operação das nossas Companhias, procuramos desenvolver e implementar soluções que proporcionem aos colaboradores maior flexibilidade e equilíbrio na conciliação entre as suas vidas profissional e pessoal, nomeadamente por via da estabilidade e previsibilidade de horários de trabalho. Assim, todos os colaboradores do Grupo têm direito a licenças para assistência à família e a fazer uso das mesmas.

Duas pessoas a verificar as uvas nas vinhas (foto)

As Companhias têm investido no desenvolvimento de ferramentas que permitam planear e gerir os horários de forma eficiente, equitativa e em alinhamento com as preferências dos colaboradores e com as necessidades do negócio. O Pingo Doce tem em vigor o regime de banco de horas, utilizado por 22.433 colaboradores em 2024, que permite o usufruto de tempo adicional de descanso nos momentos em que preferirem como contrapartida pelo trabalho extraordinário realizado. A Companhia conta com uma solução de planeamento de horários que considera todas as regras legais, mas também princípios internos de equidade na distribuição de turnos e de estabilidade na vida dos colaboradores. Este mecanismo chegou a 26.887 colaboradores em 2024, ano em que o Pingo Doce testou uma nova solução para que este planeamento seja alimentado com base em dados de negócio, como vendas e tráfego de clientes em loja, trazendo uma maior previsibilidade das necessidades a cada momento. Este piloto chegou a 542 colaboradores das lojas em teste.

A Biedronka implementou a solução Tikrow, que permite responder a necessidades de trabalho temporário nas lojas. Esta plataforma permite a qualquer candidato visualizar vagas de emprego de curta duração na Biedronka e inscrever-se para trabalhar em loja por um tempo determinado. A utilização desta ferramenta permitiu colmatar 43.273 necessidades imediatas ao longo do ano, minimizando o impacto negativo de absentismo imprevisto.

Em Portugal, para facilitar a gestão familiar dos colaboradores, as três creches1 situadas na loja Recheio de Braga e nos centros de distribuição de Azambuja e Alfena receberam 225 filhos de colaboradores desses locais de trabalho e de lojas limítrofes. Nestas creches foram realizadas 1.877 consultas de pediatria, nutrição pediátrica e terapia da fala.

Nos nossos escritórios, e para funções que assim o permitam, continua a vigorar a Política de Trabalho Flexível, que inclui a flexibilidade no horário de entrada e saída e a possibilidade de trabalho remoto, abrangendo 6.617 colaboradores em todas as Companhias a nível global.

Bem-estar físico, mental e social

O nosso compromisso com o bem-estar dos colaboradores e com o equilíbrio entre a sua vida pessoal e profissional reflete-se em várias iniciativas e programas que promovem o seu bem-estar físico, mental e social. Em 2024, o Grupo investiu mais de 7,8 milhões de euros2 neste tipo de medidas.

Um ginásio vazio com dois moinhos de tratamento e equipamento de pesos (foto)

Em Portugal, os colaboradores das estruturas centrais e dos centros de distribuição têm acesso a diferentes serviços de saúde e bem-estar. Na Clínica Jerónimo Martins é possível ter consultas de medicina geral, do sono, de smart-ageing, de psicologia, de nutrição, serviços de enfermagem, terapêuticas alternativas, fisioterapia, dermatologia, cardiologia e aconselhamento geral de saúde. Em 2024, a clínica foi utilizada por 1.477 colaboradores. O Wellness Centre (Centro de Bem-estar) inclui um ginásio e serviços como dermoestética, tendo sido utilizado por 1.569 colaboradores em 2024.

Os colaboradores da logística têm acesso aos centros de prevenção e reabilitação física, localizados nos centros de distribuição da Azambuja e de Alfena. Através destes centros, atuamos na prevenção, avaliação e tratamento de doenças físicas e lesões musculoesqueléticas, através de serviços de fisioterapia, ginásio e nutrição, disponibilizando ainda consultas de medicina geral, podologia – introduzida em 2024 – e serviços de enfermagem. No total, 1.165 colaboradores da logística utilizaram os dois centros no período em análise.

Todos os colaboradores e filhos têm acesso a um serviço gratuito de teleconsulta1, disponível das 08h00 às 24h00, sete dias por semana. A linha conta com profissionais de enfermagem que, após triagem, encaminham o atendimento para a especialidade mais adequada. Ao longo do ano, 1.264 colaboradores recorreram a este serviço.

Os colaboradores têm também disponível o programa de nutrição clínica3, com o objetivo de promover hábitos de alimentação saudáveis e garantir o acompanhamento nutricional de colaboradores com problemas de saúde, tais como excesso de peso, diabetes, hipertensão arterial e dislipidemia (concentração excessiva de lípidos no sangue). Ao abrigo deste programa, que consiste em consultas de nutrição, ações de literacia e modulação de ambientes (introdução de opções de alimentação saudável nos espaços de trabalho), foram realizadas 2.331 consultas em 2024 e apoiados 902 colaboradores.

O programa Razem zadbajmy o zdrowie (Vamos Cuidar da Saúde Juntos) da Biedronka oferece aos colaboradores a possibilidade de realizarem uma bateria de exames médicos com valor de mercado superior a 600 złoty (140 euros), que incluem análises de vitaminas, hormonais, à diabetes, e oncológicas (permitindo o exame de marcadores tumorais), entre muitas outras análises relevantes para a prevenção da saúde das nossas pessoas e específicas para mulheres e para homens. O programa inclui ainda a análise dos resultados dos exames acompanhada por um especialista e a realização de ecografias para os colaboradores dos escritórios e centros de distribuição. Além de ter incrementado o tipo de análises incluídas, em 2024 passou a incluir o acesso a descontos em pacotes de exames complementares para familiares. Em 2024 beneficiaram deste programa 37.518 colaboradores (mais 15,1% do que em 2023) e 17.203 familiares, num investimento que superou os 1,3 milhões de euros.

A Biedronka e a Hebe continuam a apostar na saúde física dos colaboradores, incentivando a prática de exercício físico. As duas Companhias disponibilizam a todos os colaboradores um cartão de desporto que dá acesso a mais de 5.000 instalações por todo o país. Em 2024, 13.066 colaboradores beneficiaram deste apoio, o que representou um investimento de 205 mil euros. A Biedronka financia ainda a participação, individual ou em grupo, de colaboradores que queiram participar em modalidades organizadas, e proporciona desafios de corrida e ciclismo nos quais os colaboradores podem participar individualmente ou em equipa e ganhar prémios.

A proteção da saúde mental dos nossos colaboradores e das suas famílias é uma prioridade no Grupo Jerónimo Martins e, nesse sentido, privilegiamos iniciativas de prevenção e promoção da saúde, enquanto oferecemos respostas de intervenção psicológica e psiquiátrica em casos diagnosticados.

No eixo da prevenção, temos apostado em promover a literacia dos nossos colaboradores, para os sensibilizar para a importância da saúde mental, contribuir para a diminuição do estigma associado e partilhar mecanismos adaptativos para lidar com o sofrimento associado a momentos de maior fragilidade. Ao longo de 2024, continuámos a acompanhar colaboradores que, pela natureza das suas funções, tenham contacto com um número alargado de outros colaboradores, preparando-os para lidar e apoiar os colegas em situações difíceis ou sensíveis. Neste âmbito está incluído o programa Cuidar do Cuidador, este ano dedicado aos gestores de recursos humanos operacionais do Pingo Doce, em que os “cuidadores” participam num modelo integrado de formação, supervisão e coaching individual.

No âmbito da intervenção, o Programa de Saúde Mental3 em Portugal oferece consultas gratuitas de psicologia e psiquiatria para colaboradores e filhos menores de idade, garantindo o acesso precoce a cuidados de modo a minimizar o agravamento de doença, sobretudo num contexto de escassez de recursos de apoio à saúde mental na comunidade. Este apoio é assegurado por uma equipa de psicólogos internos e uma rede de parceiros externos e, em 2024, chegou a 1.142 beneficiários de intervenção psicológica e psiquiátrica (767 colaboradores e 375 crianças). No total, o Programa de Saúde Mental representou um investimento de 209 mil euros.

Na Polónia, a plataforma online Mindgram, inicialmente lançada pela Hebe em 2023, foi alargada à Biedronka e, nas duas Companhias, registaram-se 5.534 utilizadores ativos no ano em análise. Trata-se de uma plataforma gratuita para todos os colaboradores e extensível ao agregado familiar, na qual se podem encontrar três tipos de apoio:

  • educacional, através de artigos, webinars e podcasts sobre temas de saúde mental, desenvolvimento de carreira e finanças pessoais;
  • consultas, nas quais é dado apoio psicológico em sessões online ilimitadas;
  • um chat, onde os colaboradores e familiares podem obter apoio por escrito de profissionais nas áreas de psicologia, jurídica e financeira, entre outras.

Também o programa Razem zadbajmy o zdrowie (Vamos Cuidar da Saúde Juntos) inclui acesso a consultas de psiquiatria. O programa Spokojna Głowa (Mente Pacífica) na Biedronka disponibiliza conteúdos digitais focados em temas como motivação, estilo de vida saudável, meditação, gestão de stress, entre outros. Ao longo do ano estes conteúdos, juntamente com os webinars sobre saúde mental disponibilizados no Mindgram, reuniram 4.711 visualizações. Adicionalmente, a Ara e a Biedronka disponibilizam linhas telefónicas de apoio à saúde mental.

Acreditamos no impacto positivo que iniciativas que fomentem a proximidade e o espírito de equipa podem ter no ambiente de trabalho e nos nossos colaboradores. Em 2024 demos continuidade às seguintes iniciativas:

  • Quatro comunidades de interesse em Portugal (Loucos por Corrida, também existente na Colômbia, Loucos por Padel, Loucos por Criar e Loucos por Cozinha, com 5.261 participações.
  • Uma nova edição do Momentos em Cheio, um mês dedicado ao bem-estar e ao sentimento de pertença dos colaboradores do Recheio, no qual participaram 1.148 colaboradores.
  • Viagens a bordo do navio Santa Maria Manuela (propriedade do Grupo), em que participaram 163 colaboradores da Biedronka e do Pingo Doce.
  • Organização de encontros entre equipas das operações da Biedronka, financiados pela Companhia, onde participaram 73.911 colaboradores.
  • Wellbeing Weeks (Semanas de Bem-estar), eventos organizados pela Ara, Hebe, Meal Solutions e pelos centros logísticos em Portugal, nos quais cerca de 7.000 colaboradores participaram em várias atividades relacionadas com a promoção da saúde física e psicológica.

1 De modo a exponenciar o seu alcance e impacto social, o programa transitou para a Fundação Jerónimo Martins de 2024.

2 De modo a exponenciar o seu alcance e impacto social, alguns dos programas de bem-estar transitaram para a Fundação Jerónimo Martins ao longo do ano. Os valores reportados referem-se apenas ao investimento assegurado pelo Grupo Jerónimo Martins até à respetiva transição.

3 De modo a exponenciar o seu alcance e impacto social, o programa transitou ao longo de 2024 para a Fundação Jerónimo Martins.

Meal Solutions
No caso de Jerónimo Martins, as meal solutions são um pilar estratégico de diferenciação e incluem a entrega de refeições prontas a consumir e uma vasta gama de refeições embaladas vendidas ao balcão das lojas.

Tópicos general

Tópicos esrs

Filtro de tópicos

Tópicos general

Tópicos esrs

Resultados