Relatório e Contas 2024

Conduta Empresarial / Governo

Compromissos 2024-2026 – Conduta Empresarial / Governo

Tópico/Código ESRS

 

Materialidade

 

Compromisso

 

Progresso

Conduta empresarial
[ESRS G1-2]

 

 

Garantir que pelo menos 80% das compras de produtos alimentares do Grupo Jerónimo Martins são realizadas a fornecedores locais.

 

Cumprido:
Em 2024, mais de 90% dos produtos alimentares foram adquiridos a fornecedores locais.

Conduta empresarial
[ESRS G1-2]

 

 

Realizar auditorias ambientais a pelo menos 20% dos fornecedores de Marca Própria e perecíveis selecionados, com base numa avaliação de risco e com um volume de compras superior a um milhão de euros, no período 2024-2026.

 

Em progresso.
Em 2024, foram auditados 37 fornecedores de produtos perecíveis e de Marca Própria, incluindo re-auditorias. Destas 37 auditorias a fornecedores, 11 correspondem a fornecedores com certificação ISO 14001. Prevê-se que pelo menos 232 fornecedores sejam auditados em 2024-2026, mais 20% do que em 2021-2023.

Conduta empresarial
[ESRS G1-2]

 

 

Na Polónia, realizar inspeções a 100% das explorações de ovos, a partir das quais são produzidos ovos frescos de Marca Própria para a Biedronka, até ao final de 2024.

 

Cumprido.
Foram inspecionadas 100% das unidades de produção de ovos frescos de Marca Própria da Biedronka, cumprindo, assim, o objetivo. Desde 2018, foram realizadas mais de 200 auditorias.

Conduta empresarial
[ESRS G1-2]

 

 

Em Portugal e na Polónia, garantir, até 2026, que aspetos relacionados com bem-estar animal são incluídos no âmbito de auditorias a fornecedores de perecíveis que produzam produtos que contenham pelo menos 80% de proteína animal e divulgar publicamente os resultados.

 

Cumprido.
Em 2024, garantimos que, em Portugal e na Polónia, aspetos relacionados com bem-estar animal foram incluídos no âmbito das auditorias a fornecedores de perecíveis que produzam produtos que contenham pelo menos 80% de proteína animal.
Na Polónia, foram realizadas auditorias em bem-estar animal nos âmbitos da produção primária de carne e em produções de peixe fresco de aquacultura.
Em Portugal, foram realizadas auditorias em bem-estar animal nos âmbitos da produção primária de carne e matadouros e produções de peixe fresco de aquacultura (no caso de fornecedores não certificados pelo Global GAP).
Os resultados destas auditorias são reportados no capítulo 5. “Informações sobre a governação”, secção 5.2. “Conduta empresarial”, subsecção 5.2.1. “Seleção e acompanhamento de fornecedores”.

Conduta empresarial
[ESRS G1-2]

 

 

Na Polónia, a partir de 2024, realizar 100% das auditorias ao peixe fresco de aquacultura de acordo com a norma “Fish welfare”.

 

Em progresso.
Em 2024, iniciaram-se as auditorias aos fornecedores diretos de peixe fresco de aquacultura de acordo com a norma “Fish Welfare” desenvolvida pelo Grupo, representando 42% dos fornecedores diretos na categoria de perecíveis. Adicionalmente, em Portugal, também se realizou, pela primeira vez, estas mesmas auditorias.

Tópicos esrs

Filtro de tópicos

Tópicos general

Tópicos esrs

Resultados