Retalho Alimentar Moderno
Na Colômbia, o retalho alimentar praticamente estagnou face a 2023, num contexto de inflação alimentar de valor quase idêntico ao do crescimento das vendas a retalho.

Em 2024, a variação anual dos gastos das famílias recuou no início do ano para níveis negativos, tendo-se verificado alguma recuperação no final de 2024, nas épocas festivas. Embora as famílias tenham mantido a maior afetação das suas despesas aos bens de primeira necessidade, como os relacionados com a alimentação e a habitação, as categorias que compõem o cabaz de entretenimento têm vindo a crescer em termos reais.
COLÔMBIA - Indíce do retalho alimentar & inflação alimentar
Preços correntes
O salário mínimo na Colômbia no final de 2024 era de 1.300.000 pesos colombianos. Em 2025, o salário mínimo mensal será atualizado em 9,5% para 1.423.500 pesos colombianos. Esta subida deverá ter um efeito positivo na melhoria do poder de compra e incentivar o crescimento do consumo privado. Contudo, importa referir que, segundo o Departamento Administrativo Nacional de Estatística (DANE), 55,6% da força de trabalho tem profissões informais podendo auferir rendimentos abaixo do salário mínimo.
Fontes Consultadas: Boletins Económicos do Banco de Portugal; Ministério das Finanças de Portugal; Instituto Nacional de Estatística (INE); Boletins Económicos do Banco Nacional da Polónia; Central Statistical Office (GUS); Banco de la República (Banco Central Colombiano); Departamento Administrativo Nacional de Estatística da Colômbia (DANE); Fedesarrollo; PMR Market Research; Fitch BMI; BMP; ISBIZNES; PORTAL SPOZYWCZY; Hatimeria; AHRESP, Distribuição Hoje.
Nota: Todos os dados macroeconómicos apresentados neste subcapítulo têm como base a última informação disponível à data do encerramento deste relatório.