Relatório e Contas 2024

Ingredientes, produtos e embalagens certificados

Trabalhamos com os nossos fornecedores para promover uma maior sustentabilidade em toda a cadeia de valor. Uma das ações que promovemos é a adoção da certificação de sustentabilidade para os produtos de Marca Própria e perecíveis que comercializamos. Estes sistemas de certificação, geridos por entidades externas e independentes, garantem o cumprimento de requisitos ambientais e/ou sociais e podem ser aplicados a um ou mais ingredientes, ao próprio produto e à sua embalagem.

Uma mão a segurar uma barra de chocolate Biedronka em frente a uma prateleira com outras barras de chocolate (foto)

Estas certificações asseguram a implementação de boas práticas ambientais na cadeia de valor (por exemplo, garantem que não houve desflorestação ou conversão de ecossistemas de Alto Valor de Conservação, ou que os processos de produção para a mitigação da poluição são best in class) e confirmam o respeito pelos direitos humanos (por exemplo, a inexistência de trabalho infantil ou trabalho forçado, ou ainda que é efetuado um pagamento justo ao produtor).

Reconhecemos igualmente a importância de ter uma simbologia específica de cada certificado no ponto de venda para sensibilizar os consumidores para as características de sustentabilidade que diferenciam estes produtos de outros aparentemente semelhantes.

Vendas de Produtos de Marca Própria e Perecíveis com Certificado de Sustentabilidade (2024)

Vendas de Produtos de Marca Própria e Perecíveis com Certificado de Sustentabilidade (2024) (gráfico de barras)

Tendo ultrapassado o nosso objetivo para 2023 de garantir que pelo menos 7% das vendas de produtos e/ou embalagens de Marca Própria e de perecíveis detenham certificação de sustentabilidade, estabelecemos uma nova meta de 15% para o período 2024-2026.

Em 2024, 14,2% das vendas nestas categorias eram provenientes de produtos e/ou embalagens com certificação de sustentabilidade, mais 0,8 p.p. do que em 2023.

Em 2024, atingimos as 1.831 referências com sistemas de certificação, um aumento de 23% face a 2023. Informação detalhada sobre o tipo de certificação e Companhia está disponível no nosso website corporativo.

A maior incidência de certificação reside em:

  • fibras de papel e madeira provenientes de florestas geridas de forma sustentável, sendo a FSC® e PEFC as mais comuns,
  • OEKO-TEX Made in Green para produtos têxteis que garante a implementação das melhores práticas sociais e ambientais,
  • Certificação biológica de produtos alimentares,
  • Welfair™ para o bem-estar animal.

Para alcançar o objetivo de 15%, as nossas equipas irão continuar a trabalhar para promover a adoção de práticas de sustentabilidade junto dos fornecedores existentes e para identificar novos fornecedores que já as tenham adotado, enquanto asseguram que a maioria dos nossos consumidores têm acesso a produtos com estas características, garantindo assim a sua democratização. Em 2024, lançámos 556 produtos com certificação de sustentabilidade, graças aos nossos esforços para identificar fornecedores que cumprem estes requisitos de certificação e para trabalhar com eles.

Estamos também empenhados em promover a circularidade e a extensão do ciclo de vida dos nossos produtos. Como parte dos nossos compromissos de sustentabilidade para a Biedronka, durante o período 2024-2026, assegurámos o prolongamento da garantia dos produtos para três anos em oito categorias de produtos elétricos e não elétricos não alimentares. Dos 405 produtos abrangidos, 395 têm agora uma garantia alargada, cobrindo 98% do âmbito do compromisso.

Esta iniciativa aumenta a confiança dos consumidores, e está alinhada com os nossos esforços para reduzir o impacto ambiental, mantendo os produtos em utilização durante períodos mais longos. Para além das extensões de garantia, continuamos a explorar iniciativas que apoiam a circularidade dos produtos, incluindo parcerias de reciclagem responsável e campanhas de sensibilização dos consumidores para a utilização sustentável dos produtos. Em conjunto, estas ações reforçam o nosso compromisso para com uma economia circular e um modelo de retalho mais responsável. Mais informações sobre estas iniciativas são descritas na página “Utilização dos recursos e economia circular”.

Bens perecíveis
Produtos com um prazo de validade limitado e que requerem um armazenamento adequado para evitar que se estraguem, por exemplo, frutas frescas, vegetais, alimentos prontos a consumir, carne e peixe vendidos ao balcão e produtos lácteos.
Desflorestação
O desbravamento extenso de florestas. Isto pode acontecer por várias razões, como a criação de terras agrícolas para culturas e gado, a extração de madeira e o desenvolvimento de infraestruturas como estradas e zonas urbanas.

Tópicos general

Tópicos esrs

Filtro de tópicos

Tópicos general

Tópicos esrs

Resultados