Relatório e Contas 2024

Relação com fornecedores locais

A relação com fornecedores locais é fundamental para promover a economia local, uma vez que impulsiona os negócios regionais e cria oportunidades de trabalho. Além disso, os fornecedores locais ajudam a simplificar a complexidade da cadeia de abastecimento, conduzindo assim a processos mais eficientes. Ao colaborar com fornecedores mais próximos, garantimos tempos de entrega mais curtos, o que significa que os nossos produtos são mais frescos e têm uma vida útil mais longa, beneficiando, em última análise, tanto os nossos clientes como as nossas operações em geral. Distâncias mais curtas entre os fornecedores e as nossas operações resultam também na redução de emissões de carbono associadas ao transporte, nomeadamente aéreo e marítimo.

Grande plano de maçãs num caixote (foto)

Produtos alimentares adquiridos a fornecedores locais (2024)

Produtos alimentares adquiridos a fornecedores locais (2024) (gráfico de barras)

Com base nestas vantagens, não é surpreendente que, na última década, nos tenhamos mantido firmes no nosso compromisso de assegurar que pelo menos 80% dos produtos alimentares que comercializamos em cada dos países onde temos operações consolidadas de distribuição alimentar provenham de fornecedores locais1.

Compras a produtores agrícolas locais

Na Polónia, a Biedronka manteve-se firme no seu compromisso de trabalhar com pequenas explorações agrícolas de produção familiar. Este programa, lançado em 2021, foca-se em comprar diretamente a pequenos produtores locais. Em 2024, a Biedronka assinou mais de 70 novos contratos, elevando o número total de produtores locais ativos para cerca de 230. O valor destas compras aumentou 45% em relação a 2023, atingindo mais de 126 milhões de alimentos entregues nas lojas da Companhia.

Em Portugal, o Pingo Doce adquiriu mais de 14 mil toneladas de cereja, maçã e quivi de produção nacional, quantidade semelhante a 2023, e reforçou o sortido de perecíveis especializados com produtos nacionais nas categorias de vegetais, carne e pescado de aquacultura.

A Ara também investiu na relação com produtores locais de fruta e legumes. Em 2024, cerca de 95% das suas compras nesta categoria tiveram origem na produção nacional.

Mais informação disponível no website corporativo do Grupo.

Mantivemos também, junto dos consumidores, iniciativas de comunicação relativas a produtos locais e sazonais disponíveis nas nossas insígnias, recorrendo a vários formatos como a comunicação em loja, folhetos, campanhas televisivas e canais digitais. Adicionalmente, utilizamos selos nos produtos de Marca Própria que nos ajudam a destacar:

  • a incorporação de matérias-primas e/ou produção 100% portuguesa no Recheio;
  • a origem, com os selos 100% Nacional no Pingo Doce, Polski Produkt (Produto Polaco) na Biedronka, e Hecho en Colombia (Feito na Colômbia) na Ara.

1 Mais informação sobre as compras a fornecedores locais de perecíveis e de Marca Própria, como talho, pescado, fruta e vegetais, padaria/pastelaria e flores está disponível no nosso website.

Bens perecíveis
Produtos com um prazo de validade limitado e que requerem um armazenamento adequado para evitar que se estraguem, por exemplo, frutas frescas, vegetais, alimentos prontos a consumir, carne e peixe vendidos ao balcão e produtos lácteos.

Tópicos general

Tópicos esrs

Filtro de tópicos

Tópicos general

Tópicos esrs

Resultados