Como especialistas na comercialização de perecíveis, como carne, pescado, fruta e legumes, sabemos a forma como impactamos e dependemos da biodiversidade, nomeadamente da variedade de espécies que compõe a nossa oferta, bem como dos serviços prestados pelos ecossistemas, como a polinização ou o ciclo do carbono. Promover a preservação e restauração da biodiversidade contribui para assegurar a resiliência e a sustentabilidade da produção e distribuição dos alimentos que temos no nosso sortido. São também estes os objetivos do Quadro Global de Biodiversidade Kunming-Montreal, estabelecidos durante a COP 15 das Nações Unidas.

É por este motivo que avaliamos os riscos relacionados com os serviços dos ecossistemas com base na metodologia Ecosystem Services Review, proposta pelo World Research Institute, e definimos 11 eixos prioritários de atuação (ex., culturas agrícolas, polinização, produção animal, pescado capturado e aquacultura), considerando as dependências e impactes das atividades das nossas Companhias e das suas cadeias de valor nos ecossistemas. Até 2026, e como forma de robustecer este exercício, é nosso objetivo trabalhar na identificação e quantificação dos efeitos financeiros dos impactes, riscos e oportunidades que estão associados à biodiversidade e aos ecossistemas.
Com base na avaliação realizada estabelecemos um conjunto de ações que abrange a cadeia de valor dos nossos perecíveis e produtos de Marca Própria:
- a montante, por via da colaboração com os nossos fornecedores;
- nas nossas operações e a jusante das mesmas, através do apoio a projetos de conservação e restauro de ecossistemas e da sensibilização de colaboradores e consumidores para estes temas.
O combate à desflorestação, a Estratégia de Pescado Sustentável, as práticas de bem-estar animal e o apoio a projetos de proteção da biodiversidade e regeneração de ecossistemas são algumas das iniciativas que destacamos.
Estes compromissos com a biodiversidade, estão também vertidos nas nossas metas para o triénio 2024-2026. Para mais informações consultar “Compromissos de Sustentabilidade”.