Relatório e Contas 2024

Glossário

Jump to:

A B C D E F G H I L M N O P Q R S T W

A

  • Ação climática

    Os esforços e iniciativas para fazer face e atenuar os impactos das alterações climáticas. Estas atividades incluem a redução das emissões de gases com efeito de estufa, a promoção das energias renováveis, a proteção e recuperação dos ecossistemas e a adaptação aos impactos climáticos. As estratégias de adaptação envolvem o ajuste aos efeitos das alterações climáticas, como a subida do nível do mar, fenómenos meteorológicos extremos e alterações das condições agrícolas.

  • Acordo de Paris

    Tratado internacional juridicamente vinculativo sobre as alterações climáticas, adotado por 196 países na Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP21), realizada em Paris, em dezembro de 2015. O seu principal objetivo é limitar o aquecimento global a menos de 2°C acima dos níveis pré-industriais, com esforços para limitar o aumento a 1,5°C. Para alcançar este objetivo, os países comprometem-se a reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa e a aumentar a sua resiliência climática.

  • Adaptação climática

    O desenvolvimento de estratégias de ajuste aos efeitos das alterações climáticas, como a subida do nível do mar, fenómenos meteorológicos extremos e alterações das condições agrícolas. O objetivo é reduzir a vulnerabilidade e aumentar a resiliência aos impactos das alterações climáticas.

  • Alterações climáticas

    Aumento das temperaturas globais provocado pelas emissões de gases provocadas pelo homem como o dióxido de carbono e o metano, conhecidos como gases com efeito de estufa.

  • Apoio direto

    Doações de alimentos, dinheiro ou tempo diretamente a instituições de solidariedade locais e organizações sem fins lucrativos que apoiam causas como a educação, a saúde e os serviços sociais. No caso de Jerónimo Martins, os donativos diretos devem centrar-se em instituições de solidariedade que ajudem os mais vulneráveis da sociedade, os idosos e as crianças e jovens desfavorecidos.

  • Apoios indiretos

    No caso de Jerónimo Martins, o apoio indireto traduz-se na participação em campanhas de recolha de alimentos e outros bens para apoiar o trabalho de instituições de solidariedade social que lutam contra a fome e a subnutrição das populações mais vulneráveis. A maioria destas campanhas decorre nas lojas do Grupo, onde as instituições de solidariedade social podem apelar ao apoio dos clientes.

  • Aquecimento global

    O aumento a longo prazo da temperatura média da superfície da Terra, causado principalmente pelas atividades humanas que emitem gases com efeito de estufa. Estes gases retêm o calor na atmosfera, resultando num “efeito de estufa” que aumenta as temperaturas.

  • Atenuação climática

    Esforços para reduzir ou evitar a emissão de gases com efeito de estufa, com vista a limitar a extensão das alterações climáticas. As principais estratégias incluem a promoção das energias renováveis, o aumento da eficiência energética e a aplicação de técnicas de fixação do carbono.

B

  • B4SI

    B4SI significa Business for Societal Impact. É uma metodologia que ajuda as empresas a medir e gerir o seu impacto social. A metodologia B4SI permite às empresas compreender a diferença que a sua contribuição faz tanto para a sua atividade como para a sociedade, centrando-se em três pilares fundamentais: inputs, outputs e impactos.

  • Backhauling

    Após a entrega de produtos nas lojas, a rota de regresso dos camiões da Companhia inclui uma paragem nas instalações de fornecedores do Grupo para recolher mercadorias e transportá-las até ao centro de distribuição.

  • Bens não perecíveis

    Produtos que têm um prazo de validade longo e não requerem refrigeração, por exemplo, conservas, cereais, bebidas e produtos secos.

  • Bens perecíveis

    Produtos com um prazo de validade limitado e que requerem um armazenamento adequado para evitar que se estraguem, por exemplo, frutas frescas, vegetais, alimentos prontos a consumir, carne e peixe vendidos ao balcão e produtos lácteos.

  • Biodiversidade

    A variedade de vida na Terra, incluindo plantas, animais, fungos, bactérias e outros organismos. Esta diversidade sustenta os processos naturais do planeta e é essencial para um futuro saudável e sustentável.

C

  • Cabaz alimentar

    Regra geral, um cabaz alimentar refere-se ao conjunto de bens alimentares habitualmente consumidos por uma determinada população ou região.

  • Cadeia de abastecimento

    Uma rede de organizações, pessoas, atividades, informações e recursos envolvidos na transferência de um produto ou serviço dos fornecedores para os clientes. Abrange tudo desde a produção de matérias-primas até à entrega do produto final ao consumidor. Os principais elementos da cadeia de abastecimento incluem fabricantes, fornecedores, centros de distribuição, lojas e clientes.

  • Cadeia de valor

    Gama completa de atividades que as empresas realizam para levar um produto ou serviço desde a criação até à entrega e mais além. O objetivo final é criar um valor que exceda o custo do fornecimento do produto ou serviço, gerando assim lucro. Inclui tudo desde a conceção e produção até ao marketing, distribuição e serviço pós-venda.

  • CapEx - Capital expenditure (Despesas de capital)

    Os fundos que uma empresa investe na aquisição, modernização e manutenção de ativos físicos, como propriedades, fábricas, edifícios, tecnologia e equipamento. Muitas vezes, estes investimentos são realizados para estimular o crescimento, aumentar a eficiência ou lançar novas iniciativas.

  • Carbono zero (ou carbono líquido zero)

    Um estado em que a quantidade de emissões de dióxido de carbono (CO₂) libertada para a atmosfera é equilibrada por uma quantidade equivalente de remoção ou compensação de dióxido de carbono. Isto pode ser conseguido através de vários métodos, incluindo reduções de emissões, compensações de carbono e práticas mais sustentáveis.

  • Categoria de produtos

    Um grupo de produtos relacionados que normalmente são colocados juntos nas prateleiras ou tratados como uma única unidade. Os laticínios, produtos frescos, padaria e congelados, por exemplo, são todas categorias de produtos diferentes.

  • Click & Collect

    Um serviço que permite aos clientes encomendar produtos online e levantá-los numa loja. Combina a comodidade das compras online com o imediatismo da recolha em loja.

  • Combustíveis fósseis

    Recursos naturais formados a partir de resíduos de plantas e animais pré-históricos que foram enterrados e sujeitos a calor e pressão durante milhões de anos. Os principais tipos de combustíveis fósseis são carvão, petróleo e gás natural. Os combustíveis fósseis são uma das principais fontes de energia a nível mundial, mas a sua combustão liberta quantidades significativas de dióxido de carbono e outros gases com efeito de estufa, contribuindo para as alterações climáticas.

  • Compostagem

    Um método ecológico para reciclar resíduos orgânicos e melhorar a saúde do solo. Consiste na decomposição de materiais orgânicos como restos de comida e resíduos de jardim, em composto rico em nutrientes, através do processo de decomposição natural efetuado por microrganismos, como bactérias e fungos, em condições controladas.

  • Conservação dos ecossistemas

    A salvaguarda e manutenção dos ambientes naturais para preservar a sua saúde, biodiversidade e funcionalidade. Isto garante que os ecossistemas podem continuar a oferecer serviços vitais como ar e água limpos, regulação do clima e habitats para a vida selvagem.

D

  • Descarbonização

    O processo de redução ou eliminação das emissões de dióxido de carbono (CO₂) e de outros gases com efeito de estufa (GEE) provenientes de atividades humanas. O objetivo principal é atingir emissões zero líquidas até 2050, o que significa equilibrar a quantidade de GEE emitida com a quantidade removida da atmosfera.

  • Desflorestação

    O desbravamento extenso de florestas. Isto pode acontecer por várias razões, como a criação de terras agrícolas para culturas e gado, a extração de madeira e o desenvolvimento de infraestruturas como estradas e zonas urbanas.

  • Dióxido de carbono (CO2)

    Um gás com efeito de estufa associado ao aquecimento global, embora represente apenas uma pequena fração da composição atmosférica da Terra (aproximadamente 0,03%). É produzido na combustão de substâncias que contêm carbono, em processos de fermentação e na respiração dos animais. É um substrato utilizado pelas plantas para a fotossíntese, um processo biológico fundamental.

  • Dióxido de carbono equivalente (CO2e)

    Uma medida métrica utilizada para comparar as emissões de vários gases com efeito de estufa com base no seu potencial de aquecimento global, convertendo as quantidades de outros gases na quantidade equivalente de dióxido de carbono com o mesmo potencial de aquecimento global.

  • Dupla materialidade

    Conceito utilizado no reporte de sustentabilidade que considera tanto a materialidade financeira como a materialidade de impacto de tópicos relacionados com as atividades de uma empresa. A realização de uma dupla avaliação da materialidade é obrigatória para todas as grandes empresas e todas as empresas cotadas (exceto microempresas cotadas) que divulguem informações ao abrigo da Diretiva de Reporte de Sustentabilidade Corporativa (CSRD).

E

  • E-commerce

    O e-commerce, ou comércio eletrónico, diz respeito à compra e venda de bens e serviços online. A Internet revolucionou o comércio, permitindo que pessoas e empresas transacionem produtos físicos, transferências digitais e serviços online.

  • Economia circular

    Um modelo económico concebido para minimizar os resíduos e maximizar a utilização contínua dos recursos. Ao contrário da economia linear tradicional, que funciona com base numa abordagem do tipo “extrair, produzir e descartar”, a economia circular centra-se na sustentabilidade e na eficiência dos recursos.

  • Emissões de âmbito 1

    Emissões de fontes que uma organização possui ou controla diretamente (como as emissões de GEE dos veículos e equipamentos da empresa).

  • Emissões de âmbito 2

    Emissões indiretas de energia adquirida diretamente pela empresa (p. ex., energia adquirida a empresas de serviços). 

  • Emissões de âmbito 3

    Emissões indiretas geradas por empresas terceiras ao longo da cadeia de valor da organização (p. ex., transportes e bens e serviços adquiridos).

  • Emissões de carbono

    A descarga de gases com efeito de estufa ou de precursores na atmosfera numa determinada área e num determinado período de tempo. As emissões de dióxido de carbono têm origem principalmente na queima de combustíveis fósseis. Isto inclui o dióxido de carbono libertado durante a utilização de combustíveis sólidos, líquidos e gasosos, bem como a prática de queima de gás.

  • Emissões entéricas

    Metano produzido durante a digestão de animais ruminantes como vacas e ovelhas. Esta produção de metano ocorre através de um processo denominado fermentação entérica, em que os microrganismos presentes no estômago dos animais decompõem os alimentos, resultando em metano como subproduto.

  • Energia renovável

    Energia produzida a partir de fontes que são naturalmente reabastecidas e sustentáveis ao longo do tempo. Ao contrário dos combustíveis fósseis, que podem esgotar e prejudicar o ambiente, as fontes de energia renováveis são mais limpas e sustentáveis. Os tipos mais comuns de energia renovável incluem a energia solar, eólica, hidroelétrica, a biomassa e a energia geotérmica.

  • ESG (Environment, Social and Governance) - Ambiente, Social e Governação

    Os três principais fatores utilizados para avaliar a sustentabilidade e impacto ético de um negócio. O fator Ambiental inclui a gestão de resíduos, o esgotamento dos recursos, as emissões de gases com efeito de estufa, a desflorestação e as alterações climáticas. O fator Social analisa a forma como uma empresa gere as relações com os colaboradores, fornecedores, clientes e comunidades onde opera. O fator Governação inclui aspetos como a diversidade do conselho de administração, corrupção e transparência. Os investidores utilizam critérios ESG para avaliar potenciais investimentos, com o objetivo de apoiar empresas que sejam não só financeiramente sólidas, mas também responsáveis e sustentáveis.

  • ESRS

    ESRS significa European Sustainability Reporting Standards (Normas Europeias de Relato de Sustentabilidade). Estas normas fazem parte dos esforços da União Europeia para melhorar e normalizar o reporte de sustentabilidade das empresas. As ESRS fornecem diretrizes pormenorizadas para a elaboração de relatórios sobre temas ambientais, sociais e de governação (ESG), assegurando a transparência e a responsabilidade nas práticas de sustentabilidade das empresas.

F

  • Farm-to-Table

    Um movimento que promove a venda de produtos frescos produzidos localmente em lojas alimentares e supermercados. Dá destaque a ingredientes frescos, sazonais e de origem sustentável.

  • Finanças sustentáveis

    Inclui o financiamento climático, ecológico e social, mas também inclui considerações mais amplas sobre as práticas ambientais, sociais e de governação (ESG) incorporadas nas decisões de investimento das organizações financiadas.

  • Food service

    Uma operação de entrega especializada, com plataformas dedicadas, destinada especialmente a clientes HoReCa.

  • Fronthauling

    Depois de entregarem os produtos nos centros de distribuição do cliente, os veículos dos fornecedores regressam às suas instalações, parando nas lojas do cliente para entregarem as mercadorias.

G

  • Gases com efeito de estufa (GEE)

    Um grupo de gases que contribui para o aquecimento global e para as alterações climáticas. O Protocolo de Quioto, um acordo ambiental adotado por muitas dos países na Convenção das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas em 1997 para travar o aquecimento global, abrange sete gases com efeito de estufa: dióxido de carbono (CO₂), metano (CH₄), óxido nitroso (N₂O), hidrofluorocarbonetos (HFC), perfluorocarbonetos (PFC), hexafluoreto de enxofre (SF₆) e trifluoreto de azoto (NF₃).

  • Gases de refrigeração naturais

    Substâncias utilizadas em sistemas de refrigeração naturais que ocorrem naturalmente no ambiente. São vistas como alternativas mais amigas do ambiente aos refrigerantes sintéticos devido ao seu menor potencial de aquecimento global (GWP). Os refrigerantes naturais comuns incluem amoníaco (NH₃), dióxido de carbono (CO₂), hidrocarbonetos (p. ex., propano, isobutano), água (H₂O) e ar.

  • Gases de refrigeração

    Os gases de refrigeração, ou refrigerantes, são substâncias utilizadas nos sistemas de refrigeração e ar condicionado para transferir calor e criar arrefecimento. Estes gases mudam da fase de líquido para gás e vice-versa, absorvendo e libertando calor durante o processo. Os tipos comuns de gases de refrigeração incluem clorofluorocarbonetos (CFC), hidroclorofluorocarbonetos (HCFC), hidrofluorocarbonetos (HFC) e refrigerantes naturais.

  • Gearing

    Gearing é o montante de dívida que uma empresa utiliza para financiar as suas operações em relação ao capital próprio. A métrica financeira é obtida dividindo a Dívida Líquida pelos Fundos dos Acionistas (Interesses não controlados, Capital e Lucros retidos) inscritos no Balanço.

  • GRI

    A Global Reporting Initiative (GRI) é uma organização internacional independente que fornece uma estrutura para a elaboração de relatórios de sustentabilidade. As Diretrizes da GRI abrangem uma vasta gama de tópicos económicos, ambientais e sociais, permitindo às organizações comunicar de forma abrangente o seu desempenho e impactos em termos de sustentabilidade.

H

  • HoReCa

    HoReCa é o acrónimo de Hotéis, Restaurantes e Cafés/Catering. Refere-se aos sectores da indústria hoteleira que servem alimentos e bebidas e oferecem alojamento.

I

  • Implementação (Rollout)

    A implementação (rollout) de um produto ou serviço é o processo de introdução de um novo produto ou serviço no mercado, e envolve planeamento estratégico, marketing e distribuição. Implementação diz geralmente respeito à fase de lançamento.

  • In & Out

    Os produtos in & out no retalho são artigos temporários, que geralmente não existem em stock, que estão disponíveis para compra durante um período específico.

L

  • Like-for-like (LFL)

    Vendas efetuadas por lojas e plataformas de comércio eletrónico que funcionaram nas mesmas condições e comparadas num período com as do período anterior. Excluem-se as lojas que abriram ou encerraram num dos dois períodos. As vendas das lojas que sofreram remodelações profundas excluem-se durante o período da remodelação (encerramento da loja).

M

  • Marca Própria

    Produtos fabricados por uma empresa para venda sob a marca de outra empresa. Os retalhistas utilizam frequentemente marcas próprias para oferecer produtos exclusivos e alargar o seu sortido.

  • Marcação eletrónica das prateleiras

    A ESL (Marcação eletrónica das prateleiras) é um sistema tecnológico utilizado pelos retalhistas para indicar o preço dos produtos, geralmente na parte frontal das prateleiras, e pode ser atualizado ou alterado automaticamente por um servidor central.

  • Markdown

    O Markdown é utilizado para liquidar o inventário e atrair clientes, oferecendo melhores ofertas, através da redução do preço de venda original de um produto. No retalho alimentar, a redução de preço é muitas vezes utilizada quando um produto está prestes a atingir a data de validade.

  • Meal Solutions

    No caso de Jerónimo Martins, as meal solutions são um pilar estratégico de diferenciação e incluem a entrega de refeições prontas a consumir e uma vasta gama de refeições embaladas vendidas ao balcão das lojas.

  • Média do capital operacional investido (Average OIC)

    Média do Capital Operacional Investido é uma métrica financeira que inclui a média dos seguintes itens num determinado período: Goodwill, Ativos fixos líquidos, Working Capital e Investimentos financeiros.

  • Micro-fulfilment centres

    Um micro-fulfillment centre (MFC) é um armazém de pequena escala ou uma instalação de armazenamento localizada perto dos consumidores. Estes centros foram concebidos para satisfazer as encomendas online de forma rápida e eficiente, muitas vezes em poucas horas.

  • Microplásticos

    Pequenas partículas de plástico com menos de 5 milímetros. Provêm da decomposição de objetos de plástico maiores, como garrafas e sacos, e de produtos que contêm microesferas, como alguns cosméticos e produtos de limpeza. Estes minúsculos pedaços de plástico são uma grande preocupação ambiental, pois podem ser ingeridos pela vida marinha e entrar na cadeia alimentar, afetando potencialmente os ecossistemas e a saúde humana.

N

  • Neutralidade em carbono

    Quando uma entidade compensa as suas emissões de dióxido de carbono através da remoção de uma quantidade igual de dióxido de carbono da atmosfera.

O

  • ODS

    Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram adotados pelas Nações Unidas em 2015 como um apelo universal à ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir a paz e a prosperidade para todos até 2030. Existem 17 ODS, abordando cada um um desafio global diferente.

  • OIT

    A Organização Internacional do Trabalho (OIT) é uma agência das Nações Unidas, fundada em 1919, cuja principal missão é promover a justiça social e económica, ajudando a estabelecer políticas e normas laborais equilibradas e inclusivas.

  • Omnicanal

    Uma estratégia destinada a proporcionar uma experiência de compra contínua em todos os canais, incluindo na loja, móvel e online. Isto significa que um cliente pode iniciar uma compra num canal, como um website ou uma app, e concluí-la noutro, como uma loja física, sem qualquer interrupção ou inconsistência.

  • OpEx - custos de operação

    Os custos incorridos por uma atividade no decurso das suas operações normais. Estas despesas, que são distintas do CapEx (despesas de capital) e dos custos de financiamento, abrangem uma vasta gama de rubricas, incluindo rendas, serviços, salários, marketing e investigação e desenvolvimento.

P

  • Pegada de carbono

    O total de emissões de gases com efeito de estufa resultantes das atividades de um indivíduo ou de uma organização.

  • Potencial de aquecimento global (GWP)

    Uma medida utilizada para comparar o impacto de diferentes gases com efeito de estufa no aquecimento global durante um determinado período, geralmente 100 anos. O GWP indica a quantidade de calor que um gás com efeito de estufa retém na atmosfera, em comparação com o dióxido de carbono (CO2), que tem um GWP de 1. Por exemplo, o metano (CH₄) tem um GWP de cerca de 27-30 ao longo de 100 anos, o que significa que é 27-30 vezes mais eficaz a reter o calor do que o dióxido de carbono.

  • Pre-tax ROIC

    O Pre-Tax ROIC (Rentabilidade do capital investido) é uma métrica financeira que avalia a rentabilidade e a eficiência de capital de uma empresa, e é obtida multiplicando a margem EBITA (Lucros antes de juros, impostos e amortização) pela rotação do capital (Vendas dos últimos 12 meses divididas pela média do capital operacional investido).

  • Produtos certificados

    Artigos que foram avaliados e aprovados por um organismo de certificação reconhecido para cumprir normas específicas. Estas normas podem abranger vários aspetos como qualidade, segurança, impacto ambiental e práticas éticas. A certificação garante aos consumidores que o produto cumpre determinados critérios e foi produzido de acordo com diretrizes específicas. Algumas das mais comuns são a Certificação Orgânica, a Certificação de Comércio Justo, a Certificação Não-OGM, a Certificação Food Alliance, a UTZ, a Dolphin Safe, a FSC, a RSPO e a WelfairTM.

  • Programa de fidelização

    Um programa de recompensas oferecido por retalhistas para incentivar os clientes a voltar às suas lojas. Geralmente, os clientes podem ganhar pontos ou descontos pelas suas compras.

Q

  • Q-commerce

    Q-commerce, também conhecido como comércio rápido, é um modelo de comércio eletrónico que oferece tempos rápidos de entrega, geralmente numa hora ou menos. Este modelo utiliza soluções baseadas em tecnologia, incluindo sistemas avançados de gestão de encomendas e redes logísticas eficientes, para satisfazer rapidamente as encomendas dos clientes.

R

  • Rácio salarial entre géneros

    Diferença salarial entre mulheres e homens, baseada em realidades comparáveis. É expressa considerando o salário médio das mulheres como uma porcentagem do salário médio dos homens, onde 100% é a proporção salarial que representa a plena equidade salarial.

  • Reabilitação da natureza

    Também conhecida como reabilitação ecológica, consiste em ajudar a recuperar ecossistemas degradados, danificados ou destruídos. Este processo inclui atividades como a reflorestação e a recuperação de zonas húmidas, prados e rios. O objetivo é aumentar a biodiversidade, melhorar os serviços ecossistémicos e aumentar a resistência às alterações climáticas.

  • Reciclagem

    A recolha e processamento de materiais que de outra forma seriam deitados fora como lixo e a respetiva conversão em novos produtos. Este processo conserva os recursos naturais, reduz a poluição, poupa energia e diminui a quantidade de resíduos encaminhados para aterros.

  • Reciclável

    Itens que podem ser recolhidos, processados e transformados em novos produtos em vez de serem deitados fora como resíduos. Os itens recicláveis comuns incluem papel e cartão, vidro, metal, plástico, componentes eletrónicos e têxteis.

  • Regeneração de ecossistemas

    O processo pelo qual os ambientes naturais recuperam e se restabelecem após terem sido perturbados ou degradados. Tal pode acontecer por processos naturais ou com intervenção humana.

  • ROIC (Retorno do Capital Investido)

    O Retorno sobre o Capital Investido (ROIC) avalia a capacidade de uma empresa gerar lucros a partir dos seus investimentos de capital. Um ROIC mais alto significa uma melhor alocação de capital e um desempenho financeiro mais forte.

  • RSPO

    A Roundtable on Sustainable Palm Oil (RSPO) é uma organização mundial sem fins lucrativos criada em 2004 para promover o crescimento e a utilização de produtos de óleo de palma sustentável. A RSPO reúne stakeholders de toda a cadeia de abastecimento de óleo de palma, incluindo produtores, transformadores, comerciantes, fabricantes de bens de consumo, retalhistas, bancos, investidores e organizações não governamentais (ONG). A RSPO tem como objetivo minimizar os impactos ambientais e sociais negativos da produção de óleo de palma.

S

  • Science Based Targets (SBT)

    Os Science Based Targets oferecem às empresas um roteiro claro para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) em conformidade com a ciência climática mais recente, demonstrando a sua dedicação a uma ação climática ambiciosa. Estas metas foram concebidas para alcançar os objetivos do Acordo de Paris.

  • Segurança alimentar

    O estado de ter acesso fiável a uma quantidade suficiente de alimentos nutritivos e a preços acessíveis. É um aspeto-chave da saúde pública e do bem-estar.

  • Segurança do abastecimento de água

    A disponibilidade fiável de uma quantidade e qualidade adequadas de água para a saúde, meios de subsistência e produção a um nível de risco aceitável. Abrange aspetos fundamentais como o acesso à água potável, a proteção contra os riscos relacionados com a água, a gestão sustentável da água e a conservação dos ecossistemas. A segurança do abastecimento de água é fundamental para alcançar objetivos mais amplos de sustentabilidade, desenvolvimento e bem-estar humano.

  • Self-checkouts

    Um self-checkout é um sistema de pagamento informatizado que permite aos clientes digitalizar e pagar os seus próprios artigos sem a assistência de um operador de caixa. Esta tecnologia tem vindo a tornar-se cada vez mais comum em lojas de retalho, como supermercados, e tem como objetivo minimizar as filas de espera e maximizar a rapidez, especialmente para os clientes com poucos artigos no cesto.

  • Sequestro de carbono

    O processo de captura e armazenamento de dióxido de carbono atmosférico é um método crucial para reduzir a quantidade de CO₂ na atmosfera, o que ajuda a mitigar as alterações climáticas. Existem dois tipos principais de fixação de carbono: (i) sequestração biológica, que envolve a absorção de CO₂ pelas plantas, solos e oceanos (p. ex., as árvores e as plantas absorvem CO₂ durante a fotossíntese e armazenam-no como carbono na sua biomassa e solo); (ii) sequestração geológica, que envolve a captura de CO₂ de processos industriais e a sua injeção em formações geológicas subterrâneas, como campos petrolíferos ou de gás esgotados ou aquíferos salinos profundos, onde pode ser armazenado.

  • Serviços ligados aos ecossistemas

    Os benefícios que os humanos obtêm de ecossistemas naturais. Estes serviços podem ser divididos em quatro tipos principais: serviços de aprovisionamento (p. ex., alimentos, água doce, madeira, fibras e recursos medicinais), serviços de regulação (como regulação do clima e controlo de inundações), serviços culturais (incluindo experiências recreativas e estéticas) e serviços de apoio (processos essenciais como formação do solo, fotossíntese e manutenção da biodiversidade que permitem a produção de outros serviços).

  • SKU (Stock Keeping Unit)

    Um identificador único para cada produto no inventário de um retalhista. Ajuda a controlar os níveis de stock e as vendas.

  • Sourcing

    Sourcing refere-se ao processo de identificar, selecionar e comprar produtos a fornecedores.

T

  • Taxonomia

    No contexto de finanças sustentáveis, o sistema de classificação que identifica as atividades, ativos e/ou categorias de projetos que cumprem os principais objetivos climáticos, ecológicos, sociais ou sustentáveis, com referência a limiares e/ou objetivos identificados.

  • Trading down

    Trading down de consumo refere-se a uma mudança no comportamento do consumidor em que os indivíduos optam por produtos ou serviços a preços mais baixos em resposta a pressões económicas como inflação, desemprego ou redução do rendimento.

W

  • Write-off

    Um write-off é uma redução repentina e significativa do valor de um ativo. Ao contrário da depreciação, normalmente um write-off ocorre devido a acontecimentos imprevistos como obsolescência, danos ou imparidade, em que o valor do ativo cai significativamente.

Filtro de tópicos

Tópicos general

Tópicos esrs

Resultados