Relatório e Contas 2024

Gestão de riscos do reporte em matéria de sustentabilidade

O Conselho de Administração é o responsável máximo pelas divulgações em matéria de sustentabilidade do Grupo. No entanto, existem níveis anteriores de autoridade para garantir a coerência, integridade e solidez da divulgação de dados ESG. É o caso da Comissão de Auditoria, que é responsável, entre outros, por monitorizar a preparação e a divulgação de informações financeiras e não financeiras1. A CGSRC do Grupo, na qualidade de comité especializado para as questões de sustentabilidade, também é informada sobre os processos e ações do Grupo para assegurar o alinhamento com os frameworks de reporte de sustentabilidade, como as Normas Europeias de Relato de Sustentabilidade (ESRS), bem como as ações em – previstas e em vigor –, para assegurar a consistência, robustez e integridade do reporte. A Direção Funcional de Comunicação e Responsabilidade Corporativas do Grupo, responsável pelo desenvolvimento, implementação e monitorização da sua estratégia de sustentabilidade, é também responsável pelos processos estabelecidos pela Companhia para a recolha e tratamento de dados relacionados com sustentabilidade ambiental e social. Este departamento é responsável por providenciar atualizações periódicas à CGSRC, à Comissão de Auditoria e ao Conselho de Administração.

Os nossos sistemas de controlo de reporte em matéria de sustentabilidade seguem uma abordagem semelhante à do sistema de controlo do relato financeiro, embora ainda não atinjam o mesmo nível de maturidade que pode ser verificado pelo nível de garantia do processo de verificação externa: Garantia Limitada de Fiabilidade sobre divulgações em matéria de sustentabilidade e Garantia Razoável de Fiabilidade sobre divulgações financeiras. É nosso objetivo trabalhar progressivamente no sentido de assegurar que o nível de garantia em matéria de sustentabilidade corresponda aos níveis de garantia financeira.

Vacas num campo com árvores fotografadas contra um pôr do sol (foto)

Uma vez que o âmbito dos relatórios de sustentabilidade tem vindo a aumentar significativamente ao longo dos anos – atualmente verificamos mais de 240 indicadores relacionados com ESG de acordo com diferentes frameworks de sustentabilidade –, estabelecemos um leque mais vasto de controlos internos para apoiar a identificação e mitigação dos riscos relacionados com a exatidão e integridade dos dados. Um exemplo inclui o reporte interno regular dos principais indicadores e métricas para medir o progresso ao longo do ano e identificar lacunas de informação relevantes, inconsistências ou mesmo necessidades de adaptação da recolha e consolidação de dados a alterações nas metodologias prescritas nos quadros de sustentabilidade que o Grupo utiliza para divulgar dados de sustentabilidade. Isto permite-nos identificar e abordar estas questões numa base periódica. A recolha destes indicadores varia entre uma base trimestral, semestral ou anual e é feita em colaboração com os proprietários de dados internos de cada uma das Companhias do Grupo.

Em 2024, considerámos os processos de garantia ESG dos anos anteriores e as suas recomendações, bem como as observações da Direção de Auditoria Interna do Grupo, e identificámos os principais riscos que poderiam afetar direta ou indiretamente a nossa declaração de sustentabilidade: distorção de informação, erros operacionais e fraude. Para mitigar estes erros, estamos a implementar várias ações, como a aplicação de uma solução digital que ajudará a enfrentar os desafios ESG e financeiros nos relatórios estatutários. Isto permitirá uma maior rastreabilidade dos dados, um mapeamento em tempo real das informações recebidas, uma clara propriedade dos dados, processos concluídos e pendentes, entre outros benefícios.

1 Informações sobre as responsabilidades da Comissão de Auditoria disponíveis no ponto 30. “Identificação do Órgão de Fiscalização (Comissão de Auditoria) Correspondente ao Modelo Adotado”.

ESRS
ESRS significa European Sustainability Reporting Standards (Normas Europeias de Relato de Sustentabilidade). Estas normas fazem parte dos esforços da União Europeia para melhorar e normalizar o reporte de sustentabilidade das empresas. As ESRS fornecem diretrizes pormenorizadas para a elaboração de relatórios sobre temas ambientais, sociais e de governação (ESG), assegurando a transparência e a responsabilidade nas práticas de sustentabilidade das empresas.

Filtro de tópicos

Tópicos general

Tópicos esrs

Resultados