Relatório e Contas 2024

Recursos hídricos e marinhos

Para contrariar o aumento do consumo de água inerente à expansão dos nossos negócios, implementamos boas-práticas nas nossas operações no sentido de reduzir o impacte da nossa atividade na utilização de recursos hídricos, tal como fazemos no âmbito do consumo de energia. Essas medidas permitem-nos também mitigar o risco de escassez de água nos locais onde temos atividades, especialmente nos que apresentam maior stress hídrico. É por este motivo que o nosso plano de remodelações e abertura de novas lojas e outras infraestruturas, como cozinhas centrais, centros de distribuição ou unidades de produção, inclui medidas como:

  • instalação de redutores de caudal;
  • utilização de torneiras com temporizadores;
  • recolha de águas pluviais para utilização em rega ou lavagem de equipamentos;
  • tratamento das águas residuais para prevenir a deterioração da qualidade da água;
  • investimento em tecnologias de deteção de necessidades de rega com base na meteorologia e humidade do solo nas unidades agropecuárias;
  • rega noturna ou gota-a-gota para minimizar perdas por evaporação;
  • incorporação de alimentação húmida, de produtos fora de calibre e de subprodutos da indústria alimentar na dieta dos animais uma vez que, por conterem altos teores de humidade, reduzem a necessidade de água.
Vista aérea de peixes a nadar sob a superfície da água e pouco visíveis (foto)

Estas tecnologias são complementadas com ações de sensibilização junto dos nossos colaboradores como as “Equipas para Gestão dos Consumos de Água e Energia” no Pingo Doce e Recheio, “Todos pelo Ambiente” no Pingo Doce, “Dobra energia” (Boa energia) na Biedronka e “Let’s Go Green” nos edifícios de escritórios em Portugal, na Polónia e na Colômbia. Estes projetos encontram-se descritos em “Apoio a projetos de proteção da biodiversidade e regeneração de ecossistemas”.

Também implementamos medidas de otimização do consumo de água e de melhoria da qualidade da água nas nossas cadeias de abastecimento. O projeto de agricultura sustentável, que promovemos junto dos nossos fornecedores de fruta e legumes, ou as auditorias ambientais, nas quais avaliamos, quer o consumo de água quer a forma como os nossos fornecedores e prestadores de serviços reduzem eventuais impactos de poluição da água, são dois exemplos. Estas iniciativas são detalhadas em “Sensibilização e formação a fornecedores”. Relativamente às nossas ações associadas aos recursos hídricos e marinhos, nomeadamente ao pescado, disponibilizamos mais informação neste subcapítulo, em “Estratégia de Pescado Sustentável”.

Tópicos general

Tópicos esrs

Filtro de tópicos

Tópicos general

Tópicos esrs

Resultados