No sentido de assegurar o cumprimento dos princípios definidos nas nossas políticas de Responsabilidade Corporativa1, realizamos auditorias de seleção e auditorias regulares a potenciais e atuais fornecedores de perecíveis e de Marca Própria. As auditorias de seleção visam garantir que os potenciais fornecedores estão alinhados com os nossos princípios. Já as auditorias regulares permitem às nossas Companhias acompanhar a gestão e correta implementação dos processos vigentes, assegurando igualmente a monitorização das fórmulas dos produtos.
As auditorias de seleção estabelecem requisitos mínimos que os possíveis fornecedores devem cumprir para poder estabelecer uma relação comercial com as nossas Companhias. Os fornecedores que não cumpram estes critérios são excluídos e recebem informações sobre as áreas de melhoria que devem considerar para assegurar uma possível relação comercial no futuro.
No caso de fornecedores que já trabalham com as nossas Companhias, e sempre que não consigam cumprir os critérios das auditorias regulares, é acordada a implementação de um plano de ação corretiva e melhoria contínua, cujo progresso é monitorizado em conjunto com os fornecedores. Em caso de incumprimento e/ou quando não se verifica a disponibilidade por parte dos fornecedores para implementação do plano de ação corretiva, estão previstas a adoção de medidas que podem passar pela suspensão da parceria até haver confirmação de que as não-conformidades detetadas estão corrigidas ou mesmo a cessação das relações comerciais entre as partes.
Realizamos três tipos de auditorias: de qualidade e segurança alimentar, ambientais (que incluem igualmente os nossos prestadores de serviço) e sociais.
1 As políticas de Responsabilidade Corporativa do Grupo, nomeadamente a Política Nutricional, a Política de Qualidade e Segurança de Produto, a Política Ambiental, a Política de Compras Sustentáveis e o Código de Conduta de Fornecedores, estão disponíveis para consulta no nosso website.