Relatório e Contas 2024

Framework de finanças sustentáveis

Como forma de acelerar a implementação das nossas ações de sustentabilidade com o objetivo de atingir as metas a que nos propomos, recorremos a instrumentos de finanças sustentáveis. As finanças sustentáveis passam por garantir que, para além dos indicadores meramente financeiros, as boas práticas ambientais, sociais e de governo são devidamente consideradas nas nossas decisões de investimento.

Um armazém visto de cima com uma paisagem montanhosa ao fundo (foto)

Sabemos que os nossos clientes, fornecedores, colaboradores e investidores olham com muita atenção para aquilo que fazemos à luz de todos estes critérios, e acreditamos que o recurso a instrumentos de finanças sustentáveis tem um importante papel na transformação da economia e da sociedade. Assim, durante 2024, publicámos o nosso “Sustainable Finance Framework”, um documento que serve de enquadramento para os instrumentos de Financiamento Sustentável do Grupo. Este documento está alinhado com:

  • os Green Loan Principles (Princípios dos Empréstimos Verdes) e os Sustainability-linked Loan Principles (Princípios dos Empréstimos Vinculados à Sustentabilidade) publicados pela LMA – Loan Market Association (associação líder no mercado dos empréstimos sindicados);
  • os Green Bond Principles (Princípios das Obrigações Verdes) e os Sustainability-linked Bond Principles (Princípios das Obrigações Vinculadas à Sustentabilidade) publicados pela ICMA – International Capital Market Association (associação de referência no mercado de capitais internacional).

Pretendeu-se, com este documento, abranger um leque alargado de instrumentos financeiros:

  • Empréstimos ou Obrigações verdes, os quais visam financiar projetos concretos de investimento de melhoria climática ou ambiental.
  • Empréstimos ou Obrigações Vinculadas à Sustentabilidade, os quais visam financiar a atividade própria da empresa na sua trajetória de sustentabilidade, e ao abrigo dos quais se monitorizam os indicadores de performance escolhidos de entre os cinco previstos no documento.
  • Instrumentos de financiamento da cadeia de abastecimento, neste caso, indexados à sustentabilidade dos fornecedores alvo de financiamento.

Foram escolhidos para integrar o Sustainable Finance Framework cinco indicadores das áreas de Responsabilidade Corporativa trabalhadas no Grupo, representativos dos tópicos identificados na nossa matriz de dupla materialidade e que representam compromissos ambiciosos no âmbito da nossa estratégia de sustentabilidade. O Framework foi alvo de certificação por parte de entidade terceira independente e acreditada para a realização deste tipo certificações, a EQA.

Dupla materialidade
Conceito utilizado no reporte de sustentabilidade que considera tanto a materialidade financeira como a materialidade de impacto de tópicos relacionados com as atividades de uma empresa. A realização de uma dupla avaliação da materialidade é obrigatória para todas as grandes empresas e todas as empresas cotadas (exceto microempresas cotadas) que divulguem informações ao abrigo da Diretiva de Reporte de Sustentabilidade Corporativa (CSRD).
Finanças sustentáveis
Inclui o financiamento climático, ecológico e social, mas também inclui considerações mais amplas sobre as práticas ambientais, sociais e de governação (ESG) incorporadas nas decisões de investimento das organizações financiadas.

Filtro de tópicos

Tópicos general

Tópicos esrs

Resultados