RESULTADOS DE 2024
As nossas insígnias trabalharam arduamente para oferecer as melhores oportunidades de poupança, reforçando ao mesmo tempo a dinâmica comercial. O forte crescimento das vendas protegeu a rentabilidade do Grupo.
Vendas
EBITDA
Resultado líquido
Grande contribuinte
impostos pagos em todos os países onde operamos
Grande investidor
investimento na expansão dos nossos negócios
Grande empregador
postos de trabalho criados
Colaboradores
listados em mais de
índices de sustentabilidade
A NOSSA ABORDAGEM
A nossa estratégia de retalho alimentar baseia-se numa lógica de mass market, o que significa que estamos focados em fazer crescer os volumes e em oferecer as melhores oportunidades de poupança para aqueles que visitam as nossas lojas todos os dias.
Reconhecemos que esta opção estratégica exerce muitas vezes uma pressão adicional sobre as nossas margens, mas nunca pomos em causa a nossa liderança de preço. A melhor prova de que a nossa atividade é focada no consumidor e em volumes, em vez de assentar em margens elevadas, encontra-se espelhada no exercício à direita.
RESUMO DE 2024
Estas são algumas das histórias que refletem mais um ano de sólido crescimento e demonstram a forma como colocamos o consumidor no centro de tudo o que fazemos.
O PREÇO É
FATOR-CHAVE
As nossas insígnias apostam em preços competitivos, premiando os clientes com as melhores oportunidades de poupança.
À LUPA – E AO MICROSCÓPIO
O nosso Laboratório de Biologia Molecular permite rastrear ingredientes e garantir a segurança alimentar.
IR AO RESTAURANTE NO SUPERMERCADO
Sopas, pratos principais e sobremesas são preparados por mais de 400 cozinheiros, que abastecem as lojas Pingo Doce.
COMPRAS LOCAIS
Mais de 90% dos produtos que vendemos em cada um dos países onde temos operações de distribuição alimentar maduras provêm de fornecedores locais.
REDUZIR A NOSSA PEGADA
Cerca de um terço da nossa rede de lojas e centros de distribuição já está a utilizar painéis fotovoltaicos.
MENOS MATERIAIS, MAIOR IMPACTO
Desde 2011, evitámos a utilização de mais de 50.000 toneladas de plástico, papel, cartão e outros materiais de embalagem.
CORTAR O DESPERDÍCIO
Em 2024, doámos mais de 18.600 toneladas de excedentes alimentares a instituições sociais.
UM MILHÃO DE RAZÕES
Realizámos um importante investimento social na Colômbia para apoiar as comunidades locais.
DIVERSIDADE E
INCLUSÃO
Veja como as nossas Companhias olham para as diferenças individuais como forma de fortalecer as equipas.
O CRESCIMENTO COMEÇA CÁ DENTRO
Em 2024, mais de 42.000 colaboradores mudaram de função, local de trabalho ou Companhia.



Social | Produtos a preços acessíveis
O PREÇO É FATOR-CHAVE
No início de 2024, uma diminuição da inflação alimentar, juntamente com uma inflação de custos sustentada, gerou uma pressão adicional sobre o nosso negócio. Por outro lado, a confiança dos consumidores permaneceu fraca nos mercados onde operamos, com os consumidores a demonstrarem prudência e relevante sensibilidade aos preços quando fazem compras.
Para estimular o aumento de vendas, as nossas insígnias de distribuição alimentar lançaram ao longo do ano 577 folhetos com promoções semanais para diferentes categorias de produtos – o equivalente a mais de um folheto por dia –e 198 campanhas, que tiveram como principal objetivo reforçar o posicionamento de preço e premiar aqueles que confiam nas nossas insígnias.
O regresso do IVA na Polónia para 5% desde 1 de abril de 2024 não foi sentido pelos consumidores da Biedronka – a Companhia manteve os preços de mais de 4.000 produtos, absorvendo os custos. Ao mesmo tempo, a Biedronka também lançou uma campanha para assegurar reduções de preços em mais de 400 produtos com elevada procura.
Com o objetivo de dar aos seus clientes uma ajuda extra no seu dia a dia, o Pingo Doce sorteou 100.000 euros todas as semanas, durante quatro semanas. Em setembro, após as férias de verão, a Companhia lançou o concurso “Subsídio Pingo Doce”, que concedeu 1.500 euros por dia, todos os dias.
Para além das fortes campanhas promocionais em loja implementadas pela Ara para melhorar a perceção de preço, a nossa Companhia colombiana lançou ainda o concurso de raspadinhas “Aguinaldo”, que se traduziu em vales para gastar em produtos nas lojas.



Social | Normas de qualidade e segurança de produtos
À LUPA – E AO MICROSCÓPIO
Com a alimentação a desempenhar um papel fundamental na saúde, os consumidores precisam de saber o que estão a comer e, enquanto retalhistas, devemos contribuir com melhores opções e mais informação.
Empenhados em fornecer produtos mais saudáveis aos consumidores, o Pingo Doce é o primeiro retalhista alimentar em Portugal a ter 100% do seu sortido de Marca Própria isento de corantes artificiais e intensificadores de sabor.
O compromisso da Biedronka com o “Clean Labeling” tem sido reforçado pela remoção contínua de espessantes supérfluos, aroma de fumo e edulcorantes dos produtos de Marca Própria.
O Grupo Jerónimo Martins tem o seu próprio Laboratório de Biologia Molecular acreditado em Portugal desde 2021, o primeiro deste tipo no país e um investimento raro na Europa. Através da Sequenciação de Nova Geração, as amostras de ingredientes são testadas para identificar o ADN de espécies animais e vegetais, tornando possível rastrear produtos e ingredientes até à cadeia de abastecimento. Os produtos de Marca Própria do Pingo Doce, Recheio, Ara e Biedronka são analisados para combater a fraude e a adulteração alimentar, garantindo a segurança e integridade dos alimentos.




Social | Inovação de produtos e serviços
A MAIOR CADEIA DE RESTAURANTES EM PORTUGAL... É UM SUPERMERCADO
É nas duas cozinhas centrais do Pingo Doce em Portugal que a Comida Fresca ganha vida todos os dias. Comida Fresca é a marca do Pingo Doce para refeições prontas a consumir. Sopas caseiras, pratos principais e sobremesas são preparados por mais de 400 cozinheiros experientes, que abastecem diariamente cada loja Pingo Doce. Nos últimos dois anos, cerca de 25% da rede
Pingo Doce foi convertida para o conceito All About Food, que dedica mais espaço e visibilidade às soluções de refeições prontas. Em 2024, a Comida Fresca tornou-se a maior cadeia de restauração em Portugal, com um total de 237 restaurantes. Foi também lançado o site Comida Fresca, que permite aos clientes consultar a ementa diária dos seus restaurantes em todo o país, para além de efetuar encomendas.




Governação | Práticas sustentáveis e responsáveis na cadeia de abastecimento
COMPRAS A PRODUTORES LOCAIS
Procuramos estabelecer relações duradouras e de confiança com os nossos fornecedores, considerando-os verdadeiros parceiros no objetivo de oferecer os melhores produtos aos nossos consumidores. Mais de 90% dos produtos que vendemos em cada um dos países onde temos operações de distribuição alimentar consolidadas provêm de fornecedores locais.
Na Polónia, a Biedronka manteve-se firme no seu compromisso de trabalhar com explorações agrícolas familiares. Este programa, lançado em 2021, centra-se no abastecimento direto de pequenos produtores locais. Em 2024, assinou mais de 70 novos contratos, elevando o número de produtores locais ativos para cerca de 230. O valor destas compras aumentou 45% face a 2023, atingindo mais de 126 milhões de alimentos.
Em Portugal, o Pingo Doce adquiriu mais de 14.000 toneladas de cerejas, maçãs e kiwis de produção nacional, uma quantidade semelhante à de 2023, e reforçou a gama de perecíveis especializados com produtos nacionais nas categorias de vegetais, carne e peixe de aquacultura.
A Ara investiu também na relação com os produtores locais de frutas e legumes. Em 2024, mais de 95% das suas compras nesta categoria foram de produção nacional.




Ambiente | Alterações climáticas
REDUZIR A NOSSA PEGADA
Consegue imaginar um supermercado a funcionar sem frigoríficos ou arcas congeladoras? Ou um centro de distribuição sem qualquer sistema de refrigeração? Um negócio como o nosso, que requer um consumo significativo de energia, tem a responsabilidade de procurar as fontes de energia mais limpas sempre que possível. O investimento em painéis solares é uma excelente forma de reduzir as emissões, uma vez que o calor gerado pelo sol é uma fonte de energia limpa e renovável que permite diminuir a dependência dos combustíveis fósseis.
Em 2024, alargámos a instalação de painéis fotovoltaicos nas nossas lojas e centros de distribuição. Cerca de um terço da nossa rede de lojas e centros de distribuição já está a utilizar esta tecnologia, com progressos notáveis na Biedronka e na Ara. A energia produzida por estes painéis destina-se ao autoconsumo, reduzindo a necessidade de compra de energia ao mercado.
A compra de eletricidade a partir de fontes renováveis e a modernização dos equipamentos que utilizam gases de refrigeração são outras medidas que continuámos a implementar em 2024, ano em que mais de metade do nosso consumo total de energia teve origem em fontes renováveis. Graças a estes esforços, reduzimos em 15,8% as nossas emissões de âmbitos 1 e 2, face a 2023.


Ambiente | Redesign das embalagens para um uso mais sustentável dos recursos
MENOS MATERIAIS DE EMBALAGEM, MAIOR IMPACTO
Para reduzir o impacto ambiental e otimizar os custos de produção, transporte e gestão de resíduos das embalagens dos produtos, temos vindo a implementar o nosso próprio projeto de ecodesign há mais de uma década. Desde o seu lançamento em 2011, evitámos a utilização de mais de 50.000 toneladas de plástico, papel, cartão e outros materiais de embalagem. em resultado das mais de 2.300 alterações efetuadas.
Devido ao aumento da eficiência do transporte, calculamos que o projeto de ecodesign de embalagens também ajudou a evitar a emissão de 6.882 toneladas de dióxido de carbono equivalente. Através do projeto de closed loop na Biedronka, são recolhidas nas lojas caixas de embalagem usadas, feitas de cartão, que são recicladas e transformadas novamente em matéria-prima para o fabrico de novas caixas, utilizadas para expor os produtos de Marca Própria. Com esta iniciativa de economia circular, em 2024 recolhemos 8.322 toneladas de cartão e transformámo-las em mais de 31,6 milhões de novas caixas.



Ambiente | Desperdício alimentar
CORTAR O DESPERDÍCIO ALIMENTAR PELA RAIZ
Enquanto retalhista alimentar, entendemos que fornecer alimentos frescos com a qualidade que os nossos clientes procuram e merecem exige um cuidado extra, uma vez que lidamos com produtos altamente sensíveis à temperatura e à forma como são manuseados, e cujos prazos de validade são curtos.
Acreditamos que a melhor estratégia para enfrentar o desperdício alimentar exige o envolvimento de todos os elementos da cadeia de valor, desde a produção primária e fornecedores até aos nossos colaboradores, consumidores e às comunidades que rodeiam as nossas lojas.
Todos os dias, doamos excedentes alimentares a instituições sociais que possuem um vasto conhecimento das necessidades locais e estão próximas das comunidades mais vulneráveis. Esta iniciativa é implementada em todas as empresas do nosso Grupo e garante que os alimentos chegam às pessoas que realmente necessitam.
Em vez de serem deixados a apodrecer nos campos, também compramos frutas e vegetais “feios” que têm exatamente o mesmo perfil nutricional que os “bonitos”. A maioria é utilizada para fazer as nossas sopas em Portugal e na Polónia ou transformada em soluções alimentares de conveniência, como vegetais pré-cortados e lavados, prontos a consumir.




Social | Envolvimento e apoio às comunidades locais
UM MILHÃO DE RAZÕES PARA APOIAR A COLÔMBIA
Em 2024 realizámos um investimento social significativo de um milhão de euros para apoiar iniciativas destinadas a combater a insegurança alimentar e a ajudar as comunidades locais nas regiões mais vulneráveis do país. Estima-se que o programa “Um Milhão de Razões” tenha beneficiado mais de 60.000 pessoas, em particular crianças, jovens e mães.
Entre os projetos apoiados destacam-se:
- A construção do primeiro banco alimentar na região do Pacífico.
- A iniciativa “Pequenos-Almoços Saudáveis”, em parceria com a Associação Colombiana de Bancos Alimentares.
- Uma colaboração com a UNICEF para o projeto “Crianças do Futuro”, melhorando as instalações escolares em San Andrés, onde metade das crianças em idade escolar não está matriculada.
- Uma parceria com o Instituto Colombiano de Bem-Estar Familiar (ICBF) para apoiar cerca de 3.000 mães e pais comunitários em 46 municípios, através de cartões-oferta convertíveis em alimentos.



Social | Direitos laborais e condições de trabalho - mão-de-obra própria
DIVERSIDADE E INCLUSÃO
Lançado em 2015 em Portugal, o Programa Incluir tem como objetivo criar oportunidades de formação e contratação para pessoas com deficiência e/ou incapacidade, migrantes, refugiados e pessoas em situação de risco social. O programa segue uma metodologia personalizada para cada pessoa e adaptada às funções disponíveis em cada área de negócio. Desde o seu lançamento em 2015, o Programa Incluir já chegou a 2.059 pessoas. Em 2024, contou com a participação de 350 pessoas, das quais 92 foram contratadas.
Em 2024, a Biedronka integrou pessoas com deficiência, com a introdução de funções de assistente de self-checkout para apoiar os clientes e garantir um serviço de qualidade. No final do ano, 1.310 assistentes estavam presentes em 427 lojas.
As nossas Companhias na Polónia também se mantiveram empenhadas na integração de colaboradores ucranianos, criando uma equipa dedicada que apoia o processo de imigração, fornece formação linguística e oferece conteúdos adaptados e canais de recrutamento concebidos especificamente para a comunidade ucraniana.


Social | Formação e desenvolvimento dos colaboradores
O CRESCIMENTO COMEÇA CÁ DENTRO
Acreditamos que investir na aprendizagem ao longo da vida e no desenvolvimento pessoal e profissional da nossa força de trabalho é uma das decisões mais importantes que devemos tomar como empregador.
Formamos as nossas equipas nas áreas mais adequadas às suas funções, desde operações em loja a cargos de liderança nas estruturas centrais, com cursos e programas de formação, tanto em parceria com instituições externas como contando com know-how interno, em formatos presenciais e online.
Em 2024, o nosso investimento em desenvolver os conhecimentos e capacidades das nossas pessoas ultrapassou os 17 milhões de euros, resultando em mais de 8,9 milhões de horas de formação, o que equivale a uma média de 64 horas de formação por colaborador. Com mais de 515.000 ações de formação, alcançámos 94,4% dos nossos colaboradores. Mais de 63 mil pessoas participaram nos vários programas de formação em perecíveis promovidos pelas nossas Companhias.
No que respeita a funções de gestão e liderança, em 2024 foram formadas mais de 265 pessoas através do programa Be a Leader, criado em parceria com o Centre for Creative Leadership (CCL), num investimento superior a 1,2 milhões de euros.
Também partilhamos oportunidades internas com os nossos colaboradores, encorajando-os a dar um passo em frente nas suas carreiras. Em 2024, mais de 42.000 pessoas mudaram de função, local de trabalho ou Companhia e mais de 7.000 foram promovidos para funções de maior responsabilidade.