Disponibilizamos regularmente as nossas lojas para que as instituições sociais locais possam realizar campanhas de recolha de alimentos e outros artigos, e participamos em iniciativas de angariação de fundos para apoiar instituições de solidariedade social.
Portugal
O Pingo Doce promoveu 19 ações de venda de vales convertíveis em alimentos e outros produtos (mais de 30 toneladas no caso dos vales convertíveis em produtos das nossas Marcas Próprias) para beneficiar instituições que atuam em diversos campos da emergência social. Instituições como o Banco Alimentar Contra a Fome ou a Cruz Vermelha Portuguesa tiveram oportunidade de realizar peditórios em loja, tendo conseguido recolher mais de um milhão de artigos. No total, os clientes do Pingo Doce contribuíram com o equivalente a mais de 546 mil euros (uma redução de 8% face a 2023).
Durante a campanha de Natal, a Hussel e a Jeronymo uniram-se para apoiar as Aldeias de Crianças SOS, convidando os clientes de ambas as marcas a oferecerem, através da compra de vales, um produto com gomas. A ação resultou na oferta de 224 produtos no total.
Para ajudar à sustentabilidade financeira de instituições do terceiro setor e fomentar o empreendedorismo social, o Pingo Doce comercializa produtos desenvolvidos por entidades que se dedicam ao combate à exclusão social. Desde 2011 que apoiamos o CEERDL – Centro de Educação Especial Rainha Dona Leonor, que serve mais de 500 pessoas com algum tipo de deficiência ou doença mental. Em 2024, o Pingo Doce comprou a este Centro mais de 35 mil bouquets de lírios, o que representa cerca de 25% da faturação anual da área de floricultura do CEERDL. O sucesso desta parceria traduziu-se no aumento da produção, o que permitiu viabilizar atividades de reabilitação nas áreas de serviços sociais e a integração de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. No final do ano, o CEERDL empregava 15 colaboradores com deficiência
Polónia
A Biedronka realizou diversas ações junto dos seus clientes para a angariação de alimentos destinados a pessoas em situação de carência. Foram recolhidas mais de 540 toneladas de produtos, 11% acima do que aconteceu em 2023.
A Caritas Polska esteve em quase mil lojas da Biedronka na recolha de bens alimentares com a campanha “Sim, Eu Ajudo” e angariou mais de 147 toneladas de alimentos, que serviram para oferecer refeições de Páscoa às famílias com maiores dificuldades. No Natal, uma campanha semelhante decorreu em mais de 1.050 lojas, tendo sido recolhidas 152 toneladas de alimentos junto dos clientes da Companhia.
Também pela Páscoa e pelo Natal, a Federação dos Bancos Alimentares Polacos levou a cabo ações de recolha de alimentos. Em março, sob o tema “Páscoa com Dignidade, Não com Fome”, mais de 490 lojas reuniram ofertas dos seus clientes correspondentes a mais de 70 toneladas de alimentos; em novembro, no âmbito da campanha “Não pode ajudar-nos?”, mais de 700 lojas recolheram 120 toneladas de bens.
À semelhança do ano anterior, também em 2024 a Stowarzyszenie Wiosna (Associação Primavera) lançou o Szlachetna Paczka (Presente Nobre), destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade. Os cabazes com alimentos, produtos de higiene pessoal, pequenos eletrodomésticos, roupas, sapatos e brinquedos, avaliados em mais de 28 mil euros, foram preparados, como atrás referido, por mais de 860 colaboradores voluntários da Biedronka, de equipas de lojas, centros de distribuição e escritórios. Os cabazes chegaram a 30 famílias.

No Natal, decorreu a habitual campanha “Magnetic przyciąga dobro” (Magnetic Atrai a Bondade), com as receitas da venda dos chocolates de Marca Própria Magnetic a serem destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade económica. O apoio dos clientes da Biedronka permitiu doar mais de 81 mil euros à Associação.
A Biedronka voltou a ser o principal patrocinador da 32.ª final da Wielka Orkiestra Świątecznej Pomocy – WOŚP (Grande Orquestra Solidária de Natal), o maior evento de solidariedade na Polónia, realizado em janeiro de 2024. Através da venda de merchandising oficial e da recolha pelo país inteiro de donativos dos clientes, angariaram-se mais de 1,5 milhões de euros – um montante destinado à compra e doação a hospitais pediátricos de equipamento para diagnóstico, monitorização, e reabilitação de doenças pulmonares em crianças e adultos. Em dezembro de 2024, foi lançada a 33.ª edição do evento, desta vez com o propósito de apoiar as áreas da oncologia e hematologia infantil.

A Hebe conseguiu mobilizar mais de 191 mil euros em apoios indiretos, em parceria com fornecedores de produtos de maquilhagem e cosmética, que foram entregues a mulheres, jovens adolescentes e órfãs em instituições de apoio.
Colômbia
Na Ara, o programa “Dona tu vuelto”, que possibilita aos consumidores escolherem arredondar para cima o valor das suas compras, reuniu mais de 668 mil euros.
O apoio às Aldeas Infantiles SOS Colombia foi distribuído entre os programas Acogimiento Familiar, para famílias em risco de separação, e Fortalecimiento de Familias de Origen, dirigido a crianças e jovens retirados das suas famílias. A Aldeas Infantiles SOS intervêm também junto de famílias em contexto de violência e em situação de emergência. Em 2024, o valor angariado permitiu que mais de 5.200 crianças e jovens tivessem acesso a programas de acolhimento familiar, acolhimento temporário de famílias, fortalecimento das famílias de origem e apoio em situações de emergência.

Os clientes da Ara foram também convidados a contribuir para alguns dos projetos apoiados no âmbito do programa “1 Millón de Razones”, nomeadamente o projeto de construção do banco alimentar do Pacífico e o projeto “Ninõs del Futuro” (Crianças do Futuro) da UNICEF.