Relatório e Contas 2024

Base de elaboração

A declaração de sustentabilidade do Grupo Jerónimo Martins foi elaborada de acordo com as Normas Europeias de Relato de Sustentabilidade (ESRS, na sigla inglesa) conforme descrito na CSRD (Diretiva de Reporte de Sustentabilidade Corporativa). No subcapítulo 7. “Frameworks de reporte”, deste capítulo, temos como objetivo relacionar esta declaração a outras normas de sustentabilidade, nomeadamente o GRI (Global Reporting Initiative), o SASB (Sustainability Accounting Standards Board), e o IFRS S (International Financial Reporting Standards Sustainability). Esta abordagem permite uma maior interoperabilidade e comparabilidade da informação, garantindo que a declaração responde às expectativas de vários stakeholders, entre os quais investidores atuais e potenciais. Fornece igualmente informações adicionais sobre sustentabilidade exigidas por outra legislação e metodologias de reporte de informação não financeira específicos.

Um camião a conduzir numa estrada, fotografado por trás, com o sol a pôr-se ao fundo (foto)

Como ler este relatório?

As páginas seguintes deste relatório referem-se à cadeia de valor do Grupo, incluindo os impactes, riscos e oportunidades identificados a montante, a jusante e nas suas operações próprias. Em casos específicos, conforme indicado no respetivo indicador, o Grupo pode alegar omissão de informação devido a “propriedade intelectual, o saber-fazer ou os resultados da inovação”, conforme descrito nas ESRS.

Como parte da nossa estratégia de negócio e reporte, alinhada com o princípio do desenvolvimento sustentável, esta declaração de sustentabilidade foi preparada numa base consolidada, considerando o mesmo âmbito das demonstrações financeiras. Este relato diz respeito ao ano de 2024 (de 1 de janeiro a 31 de dezembro) e inclui as Companhias do Grupo, nomeadamente a Holding de Jerónimo Martins e as suas subsidiárias, joint ventures e associadas. O horizonte temporal considerado neste relatório é o mesmo que é utilizado nas demonstrações financeiras. O Grupo Jerónimo Martins avalia os impactes, riscos e oportunidades nos horizontes temporais definidos pelas ESRS 1: curto prazo (um ano), médio prazo (dois a cinco anos) e longo prazo (mais de cinco anos). Quando aplicável, as métricas e estimativas utlizadas para calcular determinados indicadores são mencionados no tópico respetivo, juntamente com as fontes de informação utilizadas. O mesmo se aplica aos casos em que o âmbito das Companhias considerado difere do das demonstrações financeiras.

A divulgação de indicadores e informação de sustentabilidade neste relatório foram significativamente ampliadas para cumprir os novos requisitos da CSRD e dos ESRS, que estão a ser implementados pela primeira vez em 2024, ainda que a transposição da CSRD para a legislação nacional não tenha ocorrido em Portugal, onde se localiza a sede do Grupo. Esta expansão inclui dados e informações mais abrangentes para cumprir com as normas de reporte revistas. Caso se tenham verificado alterações nas práticas ou tenham sido identificados erros em períodos de reporte anteriores, estes são claramente descritos nas secções específicas onde os tópicos são discutidos. Até à publicação final do relatório no website corporativo, a informação fornecida será também revista sempre que for considerado importante e necessário, para garantir a sua exatidão e fiabilidade. Adicionalmente serão feitas atualizações no website dedicado ao Relatório e Contas de 2024, sempre que se verifique a sua importância e necessidade.

Este é também o primeiro ano em que a nossa declaração de sustentabilidade já não está organizada por pilares de ação de Responsabilidade Corporativa. As nossas políticas, estratégia e objetivos estão distribuídos pelas várias dimensões da fórmula ESG, em linha com as recomendações das ESRS. O nosso compromisso com a transparência no reporte corporativo, reforçado pela nossa presença em mais de 140 índices de sustentabilidade, traduz-se nos esforços contínuos para melhorar a qualidade e a granularidade dos dados divulgados ano após ano. Por este motivo, nesta declaração de sustentabilidade encontrará em detalhe informações de natureza obrigatória, relativas aos nossos tópicos materiais, bem como um conjunto de ações e indicadores que, embora não sejam abrangidos pelo requisito de materialidade, consideramos relevantes para a nossa atividade e/ou, para alguma das nossas partes interessadas. A distinção clara entre ambos é assegurada pela utilização de iconografia específica junto aos títulos/subtítulos de cada secção:

Material (ícone)
Non-material (ícone)

A declaração de sustentabilidade está sujeita a uma revisão de garantia limitada efetuada pelo auditor externo e independente nomeado pelo Grupo. Este processo de revisão envolve a avaliação da exatidão e fiabilidade das informações apresentadas, proporcionando uma camada adicional de credibilidade e confiança nos dados divulgados.

Para mais informações sobre as bases de apresentação deste relatório, consulte “Bases de apresentação” e “Informação Sobre Estrutura Accionista, Organização e Governo da Sociedade”.

ESRS
ESRS significa European Sustainability Reporting Standards (Normas Europeias de Relato de Sustentabilidade). Estas normas fazem parte dos esforços da União Europeia para melhorar e normalizar o reporte de sustentabilidade das empresas. As ESRS fornecem diretrizes pormenorizadas para a elaboração de relatórios sobre temas ambientais, sociais e de governação (ESG), assegurando a transparência e a responsabilidade nas práticas de sustentabilidade das empresas.
GRI
A Global Reporting Initiative (GRI) é uma organização internacional independente que fornece uma estrutura para a elaboração de relatórios de sustentabilidade. As Diretrizes da GRI abrangem uma vasta gama de tópicos económicos, ambientais e sociais, permitindo às organizações comunicar de forma abrangente o seu desempenho e impactos em termos de sustentabilidade.

Filtro de tópicos

Tópicos general

Tópicos esrs

Resultados