Relatório e Contas 2024

Apoiar os colaboradores e as suas famílias

Nos principais países onde operamos (Portugal, Polónia, Colômbia, Eslováquia e Chéquia) todos os colaboradores estão abrangidos por proteção social através de regimes públicos obrigatórios contra perdas de rendimento, e em que se incluem eventualidades como doença, desemprego, acidentes de trabalho, reforma (invalidez/velhice), e parentalidade.

Enquanto Grupo, temos o compromisso permanente de fazer a diferença nas vidas dos nossos colaboradores e das suas famílias, e apoiá-los em situações de vulnerabilidade e/ou de emergência social, bem como em áreas de apoio prioritárias como a saúde e educação, através de programas de responsabilidade social interna (RSI) que ambicionam complementar as respostas comunitárias existentes. Em 2024, o investimento neste tipo de iniciativas foi superior a 48,4 milhões de euros (33,5% acima do ano anterior, maioritariamente devido ao reforço dos cartões pré-pagos que são atribuídos nas Companhias da Polónia).

Investimento em RSI

Investimento em RSI por eixo de atuação (em milhões de euros)

 

20241

 

2023

 

2022

Grupo

 

48,4

 

36,3

 

35,4

Saúde

 

0,6

 

0,8

 

2,1

Educação

 

2,0

 

1,9

 

3,2

Apoio Familiar

 

*45,8

 

33,7

 

30,1

*

Estão incluídos 6.044.378€ concedidos em empréstimos aos colaboradores da Biedronka, pelo que esse valor é restituído à Companhia.

1

De modo a exponenciar o seu alcance e impacto social, alguns dos programas de RSI transitaram para a Fundação Jerónimo Martins ao longo do ano. Os valores reportados referem-se apenas ao investimento assegurado pelo Grupo Jerónimo Martins até à respetiva transição.

Saúde

Em Portugal, o Programa Mais Vida1 (destinado a apoiar doentes oncológicos e as suas famílias) oferece consultas de segunda opinião e acompanhamento multidisciplinar, incluindo transporte, serviços de apoio ao domicílio e apoio psicológico. Na Polónia, a Biedronka apoia colaboradores em situação de doença grave, risco de vida e com algum tipo de deficiência, através do financiamento de tratamentos e reabilitação. No conjunto dos dois programas, em 2024, 237 colaboradores receberam este apoio, representando um investimento de 180 mil euros.

Em 2024 a Biedronka criou o Programa Z troską o partnera (Cuidar do Parceiro), através do qual oferece apoio financeiro para cobrir despesas urgentes relacionadas com tratamentos médicos dos cônjuges dos colaboradores. A Hebe lançou o programa Wracaj do zdrowia z Hebe (Regresso à Saúde com a Hebe), que permite comparticipar tratamentos de colaboradores e familiares próximos que tenham sofrido acidentes com consequências para a saúde ou sido afetados por uma doença. Neste ano de lançamento, 131 pessoas beneficiaram dos dois programas (71 familiares e 60 colaboradores).

Com os programas Famílias Especiais68, em Portugal, e Mali Bohaterowie (Pequenos Heróis), na Polónia, apoiamos as famílias com filhos que sofram de doenças raras ou tenham necessidades especiais. O investimento de 378 mil euros nestes programas permitiu o acesso de 494 filhos de colaboradores a tratamentos e equipamentos médicos, entre outras formas de suporte.

O programa SOS Dentista, em Portugal, oferece tratamentos dentários aos colaboradores que não conseguem fazer face a estas despesas, tendo em 2024 permitido a continuação de 321 tratamentos de saúde oral, num investimento de 91 mil euros.

Educação

Em Portugal, o programa Apoio ao Estudo Online1 continua a promover a melhoria do desempenho escolar dos filhos de colaboradores entre o 1.º e o 9.º ano de escolaridade. Trata-se de um programa gratuito, de estudo acompanhado, em sessões de grupo ou individuais, dependendo do grau de necessidade. O programa inclui apoio nas disciplinas nucleares como português, matemática e inglês, e também em qualquer valência em que se registem dificuldades de aprendizagem. Em 2024, além de apoiar a preparação dos estudantes para os exames nacionais de 9.º ano, lançámos um piloto de apoio à preparação para os exames do 12º ano de escolaridade, com o objetivo de apoiar os colaboradores e filhos de colaboradores a ingressar no ensino superior. No total, o programa chegou a 1.789 alunos ao longo do ano, num investimento de 196 mil euros.

O programa Aprender e Evoluir, uma parceria com os Centros Qualifica (rede de centros especializados em qualificação de adultos que procuram uma certificação escolar ou profissional) permite aos nossos colaboradores a conclusão da escolaridade obrigatória, em horário laboral. Em 2024, 323 pessoas participaram no programa. Em paralelo, continuámos a suportar financeiramente os custos de acesso ao ensino superior (licenciatura ou mestrado) dos nossos colaboradores e dos seus filhos, através do programa de bolsas de estudo, que inclui o financiamento das propinas e apoio à deslocação. Em 2024, 161 pessoas receberam bolsas (30 colaboradores e 131 filhos de colaboradores), num investimento de 177 mil euros.

O início do ano letivo representa um desafio na gestão do orçamento de muitas famílias. Neste sentido, em 2024 continuámos a apoiar os filhos dos nossos colaboradores, em Portugal e na Polónia, nomeadamente na aquisição de material escolar. Em Portugal, a iniciativa Regresso às Aulas manteve as três modalidades: a oferta de um voucher para a compra de material escolar no início do ano letivo, o apoio na encomenda de manuais e o apoio especial à compra de manuais escolares para famílias numerosas. Na Polónia foram entregues kits escolares aos filhos de colaboradores que iniciaram o 1.º ano de escolaridade. No âmbito das duas iniciativas foram entregues 23.416 vouchers e kits nos dois países, num apoio que ultrapassou os 405 mil euros.

Em 2024, investimos mais de 1,2 milhões de euros na organização de campos de férias para os filhos dos colaboradores, com atividades educativas e de lazer. Em Portugal, os campos de férias contaram com a participação de 2.151 crianças e adolescentes, e na Polónia os campos de férias organizados pela Biedronka receberam mil filhos de colaboradores entre os oito e os 13 anos. A Ara, à semelhança de anos anteriores, dinamizou momentos recreativos que juntaram 266 colaboradores e 465 filhos durante as férias letivas, com o objetivo de promover competências artísticas, de comunicação, sociais e cognitivas das crianças, cultivando ainda a relação entre pais e filhos através de atividades pedagógicas2.

Apoio familiar

O Fundo de Emergência Social (FES)3 em Portugal é uma iniciativa destinada a apoiar os colaboradores e famílias em momentos de maior vulnerabilidade, garantindo uma resposta em situações urgentes de carência alimentar, violência doméstica, necessidade de apoio jurídico, saúde e organização financeira, entre outras, complementando a resposta social dada pelos mecanismos específicos de apoio do Estado. Contamos com uma equipa interna de assistentes sociais que realizam um diagnóstico individual a cada caso de emergência e, nesse seguimento, desenham planos de resposta customizados às necessidades de cada colaborador e da sua família, visando a sua capacitação e autonomia. Em 2024 o FES permitiu apoiar 1.457 colaboradores.

A Biedronka tem em vigor um programa que permite alocar fundos à resposta a pedidos de carácter social de colaboradores em situações de vida difíceis, avaliados por um comité responsável pela gestão do Fundo Social, obrigatório pela legislação polaca. Através deste programa foram atribuídos 4.044 subsídios sociais em 2024. A Companhia concedeu ainda 6.633 empréstimos com condições especiais a colaboradores com necessidades relacionadas com a habitação (os dois mecanismos do Fundo Social, em conjunto, vêm substituir o Możesz Liczyć – Podes Contar com a Biedronka).

Em 2024, os dois programas representaram um investimento de 7,9 milhões de euros4 no apoio a colaboradores em situações de vulnerabilidade e emergência social.

Adicionalmente, para apoiar os seus colaboradores em vários momentos ao longo do ano (Páscoa, férias, regresso às aulas e Natal), a Biedronka distribuiu 25,7 milhões de euros em cartões eletrónicos que os colaboradores podem utilizar nas lojas (mais 50,1% que no período homólogo).

Na Colômbia, a Ara conta com três programas de apoio social, o Fiado, o Payflow e o Fondo de Empleados: A Tulado (Fundo de Colaboradores: A Teu lado). O Fiado permite a aquisição a crédito de produtos nas lojas Ara, sendo o valor descontado do salário do colaborador no final do mês. O Payflow permite aos colaboradores receberem adiantamentos de parte do salário, em função dos dias do mês já trabalhados, para fazerem face às suas despesas de forma faseada. Em 2024, 546 colaboradores utilizaram este mecanismo. O Fondo de Empleados: A Tulado é um mecanismo existente nas grandes empresas na Colômbia, que permite aos colaboradores ter acesso a créditos com taxas de juro inferiores às praticadas pela banca e nos mercados informais. Em 2024, o Fundo financiou créditos concedidos a 3.880 colaboradores, apoiando maioritariamente a aquisição de motociclos, necessidades de educação e consolidação financeira. O acesso a este apoio implica que os colaboradores sejam associados do Fundo e que realizem uma formação que lhes confere os conhecimentos necessários para recorrer a crédito de forma sustentável. A Ara continuou ainda a assegurar apoios pontuais a colaboradores em situações de emergência, sempre que necessário.

Existem datas especiais nas quais queremos estar presentes, como é o caso do nascimento de um filho. Para isso, investimos na oferta de kits para recém-nascidos na Polónia e em Portugal, como forma de apoiar 4.019 colaboradores nesse momento especial. Este investimento superou os 407 mil euros. Na Polónia, o kit inclui artigos críticos para os primeiros dias de vida e, em Portugal, consiste num cartão-presente digital no valor de 175 euros válido nas lojas Pingo Doce. Em Portugal oferecemos ainda um curso de preparação para a parentalidade aos colaboradores e/ou aos seus cônjuges durante a gravidez, nos quais participaram 81 pessoas, num total de 32 sessões.

No Dia da Criança, tanto na Polónia como em Portugal, oferecemos um presente a todos os filhos de colaboradores com menos de 12 anos, tendo em 2024 chegado a 59.975 crianças, num investimento de 436 mil euros.

No Natal, a Biedronka voltou a oferecer presentes a todos os colaboradores e filhos até aos 18 anos, customizados para cada idade, com produtos alimentares e não-alimentares. Foram distribuídos 165.330 presentes, representando um investimento de 8,8 milhões de euros (25,4% acima do ano anterior). Em Portugal foram entregues vales a 13.718 filhos de colaboradores para utilizar nas lojas Pingo Doce, e espumante e bolo-rei a todos os colaboradores, num investimento total que superou os 498 mil euros.

Para promover a autonomia na gestão financeira e familiar dos nossos colaboradores, continuamos a incentivar a literacia financeira através do Contas Certas, um programa com conteúdos digitais, formação presencial nos locais de trabalho e recurso a consultoria financeira. Em 2024, lançámos um piloto, frequentado por 699 pessoas, para ajudar os colaboradores no preenchimento e entrega da declaração anual de IRS.

1 De modo a exponenciar o seu alcance e impacto social, o programa transitou para a Fundação Jerónimo Martins de 2024.

2 O investimento nesta iniciativa é suportado pela Caja de Compensacion Familiar.

3 De modo a exponenciar o seu alcance e impacto social, o programa transitou para a Fundação Jerónimo Martins de 2024. Inclui 66.907€ reportados no âmbito do programa Mais Vida.

4 Inclui 6.044.378€ concedidos em empréstimos aos colaboradores que são restituídos à Biedronka.

Tópicos general

Tópicos esrs

Filtro de tópicos

Tópicos general

Tópicos esrs

Resultados