Destaques do ano
- JMA celebrou dez anos de atividade
- Terra Alegre renovou a certificação IFS (International Featured Standard)
- Best Farmer reforçou, em conjunto com o Recheio, o seu posicionamento através dos talhos Best Farmer, estando já presentes em 15 lojas da rede de cash & carry
- Na aquacultura, aumentou-se a participação no capital da Andfjord Salmon para 28%
- Na área de frutas e vegetais, destaque para a produção e comercialização, em Portugal e na Polónia, de uvas biológicas sem grainha sob a marca “hey,vita!”
Mensagem do Diretor-Geral
Em 2024 completou-se a primeira década da JMA, durante a qual se criaram e desenvolveram quatro áreas de negócio bem distintas entre si: indústria de laticínios, agropecuária, aquacultura, e frutas e vegetais, com unidades de negócio e participações em Portugal, em Marrocos e na Noruega. Todas as áreas de negócio continuaram a implementar os seus planos de forte crescimento, com a área de lacticínios a apresentar-se como a única já em fase de consolidação.
No ano, a atividade de agropecuária ficou marcada pela expansão da capacidade de engorda em Monte de Trigo, pelo início da operação da nova unidade de Pernes e pelo arranque da operação na nova vacaria automatizada.
Na aquacultura, concluiu-se a obra da unidade de acondicionamento em Vila Real de Santo António e assistiu-se a um rápido desenvolvimento do projeto de salmão na Noruega, que permitirá o início da operação no final de 2025, através da participada Andfjord Salmon.
No sector das frutas e vegetais finalizou-se a plantação de mandarinas tango, terminaram-se os trabalhos preparatórios de 100 hectares adicionais de laranja biológica, e desenvolveu-se a primeira campanha internacional de venda de uvas “hey,vita!” com um trabalho extenso de divulgação da marca.
Foram desenvolvidos os websites para cada marca, a JMA formou a sua equipa comercial e realizou iniciativas destinadas a abrir canais de venda com o objetivo de promover os seus produtos no mercado nacional e internacional, permitindo aumentar a sua atividade e diversificar os clientes em 2025.
Em 2025 perspetiva-se um ano de consolidação dos atuais negócios, tirando partido do know-how acumulado e da capacidade já instalada, bem como do reforço da presença nos diferentes mercados, dando continuidade ao trabalho comercial iniciado em 2024.
António Serrano
CEO Jerónimo Martins Agro-Alimentar
Mais informações sobre as iniciativas de sustentabilidade da Jerónimo Martins Agro-Alimentar podem ser encontradas na secção “Sustentabilidade” deste Relatório e Contas.

FOCO NO ABASTECIMENTO DE PRODUTOS ESTRATÉGICOS
Em 2024, a JMA celebrou dez anos de atividade. Dividida em quatro áreas de negócio – laticínios, agropecuária, aquacultura, e frutas e vegetais –, tem atualmente presença geográfica no território nacional (Portugal Continental e Madeira), em Marrocos e uma participação financeira na Noruega, empregando já mais de 500 colaboradores.


Perante um contexto de mercado desafiante, e com significativa inflação dos custos, principalmente ao nível dos salários e commodities (nos custos de produção e eletricidade), a JMA manteve intacta a sua missão de assegurar a disponibilidade de produtos-chave, garantindo a segurança alimentar, inovação e diferenciação.
Na área de laticínios, a Terra Alegre continuou a atestar a integridade e qualidade dos seus produtos e processos alimentares, tendo obtido um resultado de excelência no âmbito da auditoria IFS, um referencial reconhecido pela Global Food Safety Initiative (GFSI), e renovou a certificação ambiental de Saúde e Segurança no local de Trabalho (SST).
Na agropecuária, a Best Farmer escalou os projetos lançados no ano anterior e reforçou o posicionamento e a visibilidade da marca através da expansão do talho Best Farmer para 15 lojas do Recheio, depois do primeiro ter sido inaugurado em 2023.
Numa estratégia sustentável do negócio da produção de carne angus foi iniciada a operação numa nova unidade localizada em Pernes, Santarém (centro de Portugal).
Após a conclusão da obra de construção da ordenha robotizada na vacaria localizada em Monte do Trigo, o ano de 2024 ficou também marcado pelo início desta operação.
De igual modo, 2024 foi um ano de grandes avanços para a aquacultura, tendo a JMA reforçado a sua participação na Andfjord Salmon, para 28% (de 25,1%) do respetivo capital.
Dando continuidade à introdução da indústria da aquacultura em Vila Real de Santo António, no Algarve, a Seaculture finalizou o projeto de estrutura logística, quer em terra (edifício e cais de apoio), quer em mar, e deu início às pescas. É também nesta zona do país que está a ser finalizada a unidade de acondicionamento de suporte à operação.
Na área de produção de frutas e vegetais, a JMA passou a deter 100% do capital da Outro Chão (uvas biológicas sem grainha) e aumentou de 50% para 80% a participação na Supreme Fruits (mandarina tango e frutos de caroço: pêssegos, nectarinas e ameixas).
A Outro Chão arrancou com a operação da sua unidade integrada de embalamento que permitiu, com o mínimo de impacto na qualidade e validade do produto, comercializar cerca de 1.500 toneladas de uvas biológicas sem grainha, em Portugal e na Polónia sob a marca “hey,vita!” (lançada em 2023).


Enquanto desenvolve e adapta cada unidade de negócio, a JMA mantém o foco na sustentabilidade e qualidade, tendo obtido certificações para produtos e processos específicos que vêm atestar esse trabalho. São disso exemplo a obtenção e renovação de certificações Global Gap na atividade de aquacultura na Madeira e na produção de uvas biológicas sem grainha, e a obtenção da certificação IFS na unidade de embalamento desta última.
Durante o ano foram lançados os websites institucionais de cada uma das marcas da JMA.