O ano 2024 apresentou desafios significativos para a estratégia de recursos humanos do Grupo, sendo o primeiro a continuação de um contexto geopolítico instável e o panorama macroeconómico marcado por deflação no setor alimentar. Outro dos principais desafios à gestão sustentável de pessoas no Grupo continua a ser a competição por talento num mercado de trabalho escasso (especialmente ao nível das lojas), considerando sobretudo o baixo nível de desemprego e a baixa atratividade e dificuldade de retenção que advêm da exigência do nosso negócio. Para dar resposta a este desafio e manter a nossa competitividade no mercado de trabalho, continuámos a aumentar os salários das equipas operacionais, o que se refletiu num aumento de custos laborais.

A urgência em ir ao encontro de novas formas de trabalhar e das expectativas de candidatos e colaboradores em permanente mudança, a par da crescente necessidade de novas competências, perfis e funções que assegurem a competitividade da organização e que deem resposta a oportunidades de negócio e de produtividade das equipas (geradas, por exemplo, pela emergência de novas tecnologias), constituem outros dos principais desafios identificados.
Estes e outros desafios da gestão local de recursos humanos são avaliados anualmente e monitorizados trimestralmente pelo Comité de Risco, para que sejam antecipados os potenciais impactos adversos do contexto vivido, dando resposta às cinco questões que têm estado na base da estratégia de gestão das nossas pessoas:
- Como mitigar a escassez de talento num setor de baixa atratividade?
- Como garantir a sustentabilidade da liderança do futuro, assegurando os perfis adequados para responder aos desafios de cada momento?
- Como ter a configuração da força de trabalho adequada e desenvolver as capacidades necessárias à evolução do negócio?
- Como garantir o compromisso da força de trabalho?
- Como antecipar os desafios organizacionais do futuro, ao nível de obrigações externas e de novas formas de trabalhar?
A forma como respondemos a estas preocupações materializa-se nos compromissos que assumimos a cada triénio e que monitorizamos trimestralmente a nível global e em cada Companhia, para cada uma das prioridades de uma gestão sustentável de pessoas, descritos em “Compromissos de sustentabilidade”.
Identificamos ainda oportunidades para continuar a gerar um impacto positivo e duradouro nas vidas dos nossos colaboradores e das suas famílias, nomeadamente através do nosso investimento em responsabilidade social interna, bem-estar e desenvolvimento, entre outras áreas de atuação.
Como resultado do trabalho desenvolvido, em 2024 a Humpact1 considerou-nos uma das empresas com melhor desempenho social entre as 46 analisadas no sector de bens de consumo, atribuindo-nos a pontuação máxima na forma como contribuímos para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Fomos também distinguidos nos Wellbeing Awards2, na categoria “People Choice Awards”, refletindo a perceção positiva dos nossos colaboradores, e pelo Dream Employer Hub3, que concedeu o prémio Dream Employer 2024 à Biedronka.
1 Analista de sustentabilidade focado na dimensão social.
2 Organizados pela Workwell e pela AGIS, os Wellbeing Awards reconhecem as empresas que se destacaram na promoção do bem-estar, da saúde e da felicidade no local de trabalho.
3 DreamEmployer é um concurso promovido pelo Dream Employer Hub que reconhece empresas que implementam práticas inovadoras e eficazes na gestão de pessoas e cultura organizacional.