Nas nossas auditorias ambientais, avaliamos requisitos relacionados com certificação e gestão de aspetos ambientais relacionados com os temas da água, embalagens, efluentes, resíduos, emissões para a atmosfera e substâncias perigosas, entre outros. Avaliamos o desempenho ambiental dos nossos fornecedores de perecíveis e Marca Própria e dos nossos prestadores de serviços, tanto no momento da sua seleção, como durante a relação comercial. No caso de auditorias de seleção, os critérios ambientais assumem a mesma ponderação que as componentes de auditoria de qualidade e segurança alimentar, sendo, por isso, igualmente relevantes no momento de aprovação do fornecedor. Em 2024, foram avaliados e aprovados 179 novos fornecedores por cumprirem ambos os critérios.
As auditorias ambientais de acompanhamento aos nossos fornecedores de perecíveis e Marca Própria são asseguradas por uma entidade externa. Para os prestadores de serviços, as auditorias são promovidas por equipas internas. Em 2024, e pela primeira vez, os fornecedores de perecíveis e Marca Própria foram avaliados de acordo com uma escala de risco que tem em conta o histórico dos resultados das auditorias ambientais dos fornecedores e o risco ambiental do país de fornecimento. No caso dos prestadores de serviço, a prioridade é dada aos prestadores cujas atividades possam ter maior impacte ambiental1.
São avaliados cerca de 100 requisitos e o desempenho2 dos fornecedores é classificado num de quatro níveis: Excelente, Bom, Satisfatório e Inadequado. Entre os critérios de seleção dos fornecedores e prestadores de serviços a submeter a estas auditorias estão o volume de compras efetuado pelas Companhias (mais de um milhão de euros por ano) e a relevância dos impactes ambientais resultantes das suas atividades.
Em 2024 foram auditados 37 fornecedores de perecíveis e de Marca Própria, incluindo reauditorias3. Dos fornecedores auditados, 11 detinham a certificação ISO 14001, equivalente a um nível “Excelente”. Também auditámos 57 prestadores de serviços (20 em Portugal, 25 na Polónia e 12 na Colômbia).
Desempenho das Auditorias Ambientais a Fornecedores de Perecíveis, de Marca Própria e de Marcas exclusivas
Desempenho das auditorias ambientais a prestadores de serviços
A redução no número de auditorias realizadas em 2024 está relacionada com o processo de seleção de uma entidade terceira para realizar as auditorias externas. Mais auditorias estão agendadas para 2025 e 2026, a fim de garantir o cumprimento dos objetivos do triénio do Grupo. Para mais informações sobre estes objetivos, consulte neste capítulo a página “Compromissos 2024-2026”.
Aos fornecedores e prestadores de serviços com avaliação de nível “Inadequado” é apresentado um plano corretivo que exige uma resposta no prazo máximo de seis meses. O grau de execução será aferido numa segunda auditoria, realizada no ano seguinte. Se o plano corretivo não for cumprido, reservamo-nos o direito de suspender a colaboração. Nos casos em que se verificam não conformidades ou conformidades parciais, são apresentados planos de melhoria.
1 Produção e fornecimento de equipamentos, transportes, refrigeração e AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado), operadores de gestão de resíduos, instalação e manutenção de sistemas de tratamento e gráficas.
2 Os níveis de avaliação são determinados da seguinte forma: (i) Excelente: cumprimento de 100% dos requisitos críticos e cumprimento superior a 94% dos requisitos de nível “Satisfatório”, acrescidos do cumprimento entre 71% e 85% dos requisitos de nível “Bom” e de pelo menos 70% dos requisitos de nível “Excelente”, ou cumprimento de 100% dos requisitos críticos e ter um sistema de gestão ambiental certificado; (ii) Bom: cumprimento de 100% dos requisitos críticos e cumprimento entre 85% e 94% dos requisitos de nível “Satisfatório”, acrescidos do cumprimento de 70% dos requisitos de nível “Bom”; (iii) Satisfatório: cumprimento de 100% dos requisitos críticos e cumprimento entre 70% e 84% dos requisitos de nível “Satisfatório” e; (iv) Inadequado: incumprimento de um ou mais requisitos críticos e/ou cumprimento inferior a 70% dos requisitos de nível “Satisfatório”.
3 As reauditorias são novas auditorias realizadas a fornecedores que obtiveram o nível “Inadequado” na primeira auditoria. Servem o propósito de avaliar o grau de cumprimento do plano de melhoria.