Desenvolvemos parcerias com várias instituições para identificarmos e respondermos a desafios de coesão social em áreas como a alimentação saudável, a promoção de hábitos de leitura, a inclusão social e a sensibilização ambiental. Para além de projetos concretos, também participamos em iniciativas de voluntariado corporativo.
Alimentação e estilos de vida saudáveis
Desde 2016 que, em Portugal, somos patrocinadores do programa Alimentação Saudável e Sustentável das Eco-Escolas, promovido pela ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação. Em 2024, o nosso apoio a este programa, que sensibiliza os alunos para temas como a alimentação, a nutrição e a sustentabilidade da produção agroalimentar, cifrou-se em cerca de 32 mil euros. Na edição de 2023/2024 foram submetidos 359 trabalhos de 357 escolas de todo o país inscritas neste programa. Os trabalhos apresentados responderam a desafios que procuravam:
- alertar para a importância de escolhas alimentares mais sustentáveis, privilegiando o consumo de frutícolas e hortícolas locais, da época e, se possível, de produção biológica;
- envolver as famílias e encarregados de educação na procura de receitas tradicionais portuguesas, procurando sensibilizar para o facto de as receitas ancestrais, de raízes mediterrânicas, ricas em ingredientes locais, e que juntam a família à mesa serem das mais sustentáveis;
- monitorizar e registar comportamentos nas cantinas escolares, assim como promover a adoção de bons hábitos de alimentação, de higiene e saúde, incentivando à redução do desperdício alimentar e do ruído nas cantinas e refeitórios;
- incentivar os alunos a pesquisar e investigar os efeitos prejudiciais dos aditivos alimentares e do açúcar em alimentos que as crianças e jovens consomem com regularidade;
- dar a conhecer a dieta mediterrânica através de expressão plástica e digital;
- desenhar e confecionar ementas completas, com ingredientes locais e sazonais, inspiradas na dieta mediterrânica e que possam ser implementadas nas cantinas escolares.
A Biedronka voltou a ser o principal patrocinador da Olimpiada Zdrowia PCK z Biedronką (Olimpíada da Saúde da Cruz Vermelha Polaca e Biedronka), um concurso que promove hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis entre jovens em idade escolar através da resposta a um teste sobre as áreas da nutrição, saúde e ecologia. Após terminarem o ensino secundário, os vencedores poderão estudar nas faculdades de nutrição da Universidade de Medicina de Lodz ou da Universidade de Opole, ambas patrocinadoras honorárias da iniciativa.

O apoio da Biedronka tem duas componentes: o apoio financeiro aos vencedores, incluindo os prémios específicos atribuídos aos melhores trabalhos sobre hábitos alimentares saudáveis e vida saudável na comunidade local, e o apoio de consultoria dos especialistas da Companhia em qualidade e Marca Própria, ambiente e sustentabilidade. Estes quadros da Biedronka estão envolvidos na construção das questões do concurso e fazem parte do júri. Em 2024, a Companhia alocou mais de 51 mil euros a este projeto.
A 31.ª edição reuniu mais de 16 mil estudantes a concurso e a final, em maio de 2024, contou com a participação de 32 alunos. A Biedronka entregou oito prémios especiais nas duas categorias etárias do concurso na forma de cartões-presente com um valor de mais de 900 euros. Em novembro foi lançada a 32.ª edição do concurso, tendo participado 21.980 estudantes de 1.295 escolas polacas, que se dedicaram às questões relacionadas com dietas alternativas e ao papel do desporto no desenvolvimento de hábitos saudáveis.
Também a Hebe foca a sua atuação no apoio a causas relacionadas com saúde, nomeadamente doenças de prevalência em mulheres. Os apoios em géneros e monetários, no total de mais de 110 mil euros, serviram para (i) apoiar a organização e os kits de participação da corrida “Bieg Kobiet Zawsze Pier(w)si” que pretendeu sensibilizar para a prevenção dos cancros da mama e do colo do útero, (ii) garantir os prémios das vencedoras do campeonato da Liga “Stowarzyszenie Sportowe Ich Własna” de futebol, e (iii) assegurar as ofertas aos participantes do festival organizado pela Clínica de Cirurgia Oncológica da Universidade Médica de Lublin, cujo objetivo era providenciar exames médicos, consultas médicas, e workshops centrados na prevenção do cancro da mama.
A Ara associou-se a três instituições (Fundación Leicy Santos, Fundación Manuela Vanegas e Fundación La Quinta.com) que promovem a prática desportiva, nomeadamente o futebol, como um hábito saudável em regiões vulneráveis, envolvendo 260 crianças das regiões de Quibdó, Copacabana e Lorica. Um total de 15,5 toneladas de alimentos foram oferecidos.
Literatura e hábitos de leitura
A promoção de hábitos de leitura em família desde cedo é uma forma de desenvolver a literacia infantojuvenil e de contribuir para sociedades mais informadas e preparadas. Com este propósito, e para além da comercialização de livros a preços muito acessíveis, o Pingo Doce e a Biedronka dinamizam concursos de literatura infantil. Os vencedores das duas fases do concurso – escrita e ilustração – têm garantida a publicação do seu trabalho em livro com venda exclusiva nas lojas de cada uma das insígnias. Quer em Portugal, quer na Polónia, cada vencedor de cada fase recebe um prémio monetário de 25 mil euros.
Em 2024, a 11.ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, a primeira que passou a promover apenas autores já publicados, recebeu 1.416 candidaturas à fase de texto e 186 à fase de ilustração. Eu e o segredo do Faraó, de Catarina Fonseca (texto) e Mané Peixoto (ilustração), vendeu 1.400 cópias durante 2024. O Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce é o maior prémio de literatura infantil nacional, tendo já revelado 22 novos talentos e reconhecido 2 autores com obra anteriormente publicada.

O Piórko (Prémio de Literatura Infantil Biedronka) é, desde a primeira edição, apadrinhado pelo Provedor da Criança na Polónia. A 10.ª edição registou mais de 2.130 candidaturas de texto, com Moje Czarne Szczęście (A Minha Felicidade Negra), de Agnieszka Piwoń, a vencer o concurso e a servir de inspiração aos mais de 760 ilustradores candidatos à segunda etapa do prémio, ganha por Dorota Zak. Desde o lançamento desta iniciativa, em 2015, foram vendidos mais de 580 mil exemplares dos dez livros vencedores – o livro vencedor da edição de 2024 vendeu mais de 16 mil unidades durante o ano.

Em Portugal, o Pingo Doce esteve presente em seis feiras do livro em Portugal e lançou 37 novos títulos exclusivos (alinhados com o Plano Nacional de Leitura), que colocou à venda nas suas lojas a preços acessíveis. As presenças nas feiras do livro estão direcionadas ao público em geral e às crianças e, para além da venda de livros infantis exclusivos, dinamizam-se sessões de leitura e de autógrafos com os vencedores dos Prémios de Literatura Infantil Pingo Doce.
Para se afirmar no ecossistema da promoção da leitura e da literatura infantil, o Pingo Doce ofereceu bibliotecas com livros infantis a hospitais pediátricos e alas pediátricas com internamento de todo o país. Cada biblioteca está equipada com 30 livros infantis exclusivos Pingo Doce, direcionados para crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 12 anos. Cada ala pediátrica recebeu várias casinhas-biblioteca, consoante a dimensão dos serviços de internamento de pediatria, recriando assim autênticos “Bairros de Leitura”. Em 2024, foram entregues a 26 hospitais 72 casinhas-biblioteca e oferecidos mais de 2.600 livros.
Inclusão social e empreendedorismo

Entre os apoios continuados, destaque para o investimento de cerca de 75 mil euros na atribuição de bolsas sociais a alunos de escolas portuguesas oriundos de contextos socioeconómicos desfavorecidos e que são> acompanhados pela Associação EPIS – Empresários pela Inclusão Social, entidade que apoiamos desde a sua fundação, em 2006.
Bolsas de estudo para transformar vidas
Muitos alunos em situação de vulnerabilidade não conseguem concluir os estudos e é para promover o sucesso escolar e a integração destes jovens na sociedade que a EPIS – Empresários Pela Inclusão Social desenvolve vários programas de apoio. Esta associação nasceu em 2006 com o objetivo de combater o insucesso e o abandono escolares. A sua atuação abrange crianças e jovens dos 3 aos 18 anos, promovendo o desenvolvimento de competências, o progresso académico e a inserção no mercado de trabalho.
Para concretizar os seus objetivos de inclusão social em Portugal, a EPIS conta com o apoio de investidores sociais e doadores individuais. O Grupo Jerónimo Martins, membro fundador da EPIS e um dos principais investidores sociais na associação, apoia a categoria “Sustentabilidade e Cidadania Ativa” que, desde 2020, distingue projetos escolares de sensibilização e transformação de comportamentos sobre alimentação saudável, ambiente e apoio à comunidade.
Em 2024, foram atribuídas cinco bolsas a alunos e respetivas escolas do 3.º ciclo do ensino básico, reconhecendo o mérito e a viabilidade de projetos de envolvimento, mobilização e transformação de comportamentos e práticas, na escola e/ou nas comunidades educativas, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e com os eixos estratégicos de Sustentabilidade do Grupo Jerónimo Martins. No total já atribuímos 26 bolsas de apoio a projetos escolares.
Desde 2023 que passámos também a atribuir bolsas de mérito académico na categoria especial “Bolsas Jerónimo Martins”, que visa apoiar alunos que tenham obtido bons resultados nos graus de ensino secundário, licenciatura e mestrado, e pretendam prosseguir os estudos. Depois dos 14 alunos apoiados em 2023, na edição de 2024 atribuímos mais 14 bolsas.
Desde 2018 que a Biedronka é o principal patrocinador da Associação Nadzieja Na Mundial (Esperança para o Mundial). Esta associação apoia o desenvolvimento de crianças institucionalizadas através da socialização pelo desporto e promove torneios de futebol com outras crianças e jovens da Polónia, e também de outros países europeus e do resto do mundo.

Em 2024, realizou-se a 15.ª edição do campeonato polaco, no qual participaram 400 meninos e meninas vindos de todo o território polaco para jogar em Varsóvia. Os melhores jogadores foram chamados a jogar pela seleção polaca na 9.ª edição do campeonato mundial, que juntou equipas de 27 países, incluindo Portugal. O investimento feito pela Biedronka nas duas iniciativas foi de mais de 174 mil euros.
Para celebrar a natalidade na Polónia, a Biedronka oferece, desde 2021, packs de produtos às crianças nascidas no país e registadas no website do clube Dada (Marca Própria de produtos de higiene e cuidado infantil, líder de mercado em fraldas). Em 2024 esse número superou os 38 mil, perfazendo cerca de 275 mil kits já oferecidos, que incluem fraldas, boiões de comida, toalhitas e cotonetes.
Na ajuda e apoio à integração de pessoas com deficiência, em 2024, a Biedronka doou mais de 116 mil euros à Fundação Podaj Dalej, organização que tem como missão ajudar pessoas com deficiência a alcançar a independência e a viver de forma ativa e realizada. Graças ao apoio obtido pela cooperação com a Biedronka, a Fundação organizou diversas iniciativas:
- Campos artísticos e desportivos para cerca de 20 crianças com deficiência, de várias zonas da Polónia.
- Uma Academia da Juventude, que dinamizou diversos workshops para jovens com deficiência, focados na autoaceitação, descoberta de relacionamentos, talentos, e refeições básicas, que contou com a participação de cinco jovens na faixa dos 17-21 anos.
- Workshops para 22 pais e mães de filhos com deficiência sobre mecanismos de fortalecimento, empoderamento, relaxamento e hábitos alimentares adaptados aos seus filhos.
- Apresentação de uma série de aventuras sobre a Raposa Ibisek, que se torna amiga da Joaninha (símbolo da Biedronka), como forma de representar a igualdade e amizade para além das diferenças de cada um.
Em 2021, a Biedronka foi o primeiro retalhista na Polónia a lançar um programa dedicado ao combate à pobreza menstrual1, o “Juntos Vamos Começar um Período de Mudança”, em parceria com a Fundação Kulczyk. Terminado o protocolo de colaboração, em 2023, a Companhia continuou envolvida nesta causa, através da campanha “Ação Menstruação na Tua Escola”, mantendo a colaboração com a Akcja Menstruacja. Durante o calendário escolar de 2024/2025, a Biedronka apoiou cerca de 590 escolas oferecendo mais de 53 mil embalagens de tampões e pensos higiénicos, num investimento de 50 mil euros, que impactou um total de 112 mil alunos.
A Hebe manteve a sua colaboração com a iniciativa Odkryj Siebie Z Hebe (Descobre-te com a Hebe), em parceria com a One Day Foundation, para a inclusão social e profissional de jovens adultos que vivem ou viveram em orfanatos. Na terceira edição do programa, as 33 participantes trabalharam em 32 lojas Hebe durante dois meses2. A Hebe doou ainda mais de 23 mil euros para apoiar esta Fundação na prossecução dos seus objetivos de apoio social. Em 2024, a Biedronka implementou um programa em tudo semelhante com a mesma instituição parceira, a iniciativa Dobry start z Biedronką (Bom começo com a Biedronka).
A Hebe doou também cerca de 8 mil euros à quarta edição do programa TOP Women in e-business, criado pela Fundacja Kobiety E-Biznesu (Fundação das Mulheres em E-Business), cujo objetivo principal é apoiar o estabelecimento de negócios online geridos por mulheres.
A Ara manteve o programa de apoio a mães com baixos rendimentos através da distribuição de kits de boas-vindas a recém-nascidos nos hospitais que registam o maior número de partos. Foram entregues mais de 30 mil kits com fraldas, champôs, sabonetes e outros produtos essenciais da marca própria Bubu, especializada em cuidados do bebé, e ainda água micelar e absorventes higiénicos para as mães. O objetivo inicial deste projeto, em 2023, era apoiar 1.500 famílias, um número largamente ultrapassado em 2024.
Para celebrar o Dia Internacional dos Avós (26 de julho), a Hussel associou-se à instituição “A Avó veio trabalhar”, convidando as avós a passarem uma manhã numa loja da Companhia.
Educação ambiental
Conscientes de que a educação e sensibilização ambientais têm um papel crucial na indução de mudanças comportamentais positivas, incentivando práticas mais sustentáveis e a conservação de recursos, desenvolvemos um conjunto de ações que visam sensibilizar as várias partes interessadas das comunidades envolventes (consumidores, estudantes, crianças) para a importância da proteção e preservação dos ecossistemas e da biodiversidade.
Na vertente de sensibilização para a proteção dos ecossistemas, e tal como temos vindo a fazer desde 2019, voltámos a juntar-nos ao Portugal Chama, uma campanha da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Florestais (AGIF) que pretende alertar a população, principalmente em zonas consideradas de risco de incêndio, para a importância da prevenção, sobretudo nos meses mais críticos do ano. O Pingo Doce, o Recheio e o Amanhecer utilizaram os seus websites, redes sociais e som de loja para veicular as mensagens de prevenção e boas práticas contra incêndios assinadas pela AGIF, contribuindo para aumentar o seu alcance.
No âmbito do programa “Mar Vivo”, e à semelhança de anos anteriores, o Pingo Doce uniu-se à parceria de sustentabilidade de Jerónimo Martins com a Liga MEO Surf para promover 6 ações de sensibilização com crianças dos locais onde decorreram as provas, incluindo limpeza de praias. A Companhia promoveu ainda mais uma edição da Brigada Mar Vivo, a maior ação de limpeza de praia com escolas do país. Mais de 64 mil alunos de 14 distritos do país recolheram 5,8 toneladas de lixo de praias portuguesas.
Destaque para um outro programa desenvolvido em 2024 pelo Pingo Doce, focado na proteção dos ecossistemas marinhos e com o objetivo de sensibilizar as gerações mais novas para a importância da preservação dos oceanos. O programa “Leva a tua turma ao Oceanário”, em parceria com a ABAAE, levou alunos do ensino básico ao Oceanário de Lisboa e desafiou-os a estudar uma espécie ameaçada da Lista Vermelha da IUCN como forma de despertar o interesse para a importância da biodiversidade marinha.
No âmbito da consciencialização para a proteção e a preservação dos polinizadores, a Ara desenvolve, desde 2021, o projeto “Proteção das Abelhas”, em parceria com a Fundabejaz. Em 2024, o apoio da Companhia ajudou a:
- resgatar um milhão de abelhas, enviadas em colmeias para várias reservas naturais para se recuperarem e estabilizarem;
- entregar 1,4 milhões de abelhas recuperadas a apicultores e agricultores;
- realizar 91 campanhas de sensibilização envolvendo 6.420 participantes.
Em Portugal, desenvolvemos a campanha “SOS Polinizadores”, em parceria com a Quercus, que, desde 2014, realiza ações de comunicação pedagógica junto do público escolar sobre a importância da conservação dos polinizadores e da biodiversidade, prestando ainda formação a várias entidades (entidades locais, agricultores, apicultores e técnicos). O “SOS Polinizadores” realizou a primeira edição das “Escolas Amigas dos Polinizadores” (chegou a 18 escolas de quatro municípios e envolveu 1.021 alunos) e a terceira edição do passatempo “Constrói um Hotel para Insetos Polinizadores” (participaram 28 escolas). No âmbito desta parceria, participámos ainda, através da apresentação de diversas iniciativas pela JMA, num evento realizado em Portalegre, na biblioteca da Escola Básica José Régio, que visou sublinhar o papel que empresas, associações e comunidades escolares devem desempenhar na preservação da biodiversidade.
Na Polónia, a Biedronka tem vindo a apoiar a Salamandra (Sociedade Polaca para a Conservação da Natureza) desde 2021. Em 2024, a parceria materializou-se através do projeto “Apoio aos insetos polinizadores selvagens”. O projeto consistiu em três atividades principais: Concurso de atribuição de bolsas “Biedronka com a Salamandra para insetos polinizadores selvagens em jardins naturais”, comunicação publicada na revista SALAMANDRA Nature Magazine (sobre a importância do respeito e da proteção dos polinizadores selvagens) e patrocínio da construção da Lista Vermelha de espécies ameaçadas de extinção, com especial atenção aos polinizadores. Pelo empenho e contribuição para a conservação da biodiversidade, a Biedronka foi galardoada com o título “Mecenas da Conservação da Natureza 2024” pela Salamandra.
Acolhemos e promovemos ainda diversos eventos externos que visam consciencializar as populações locais para dilemas ambientais. Em Portugal, no nosso centro de distribuição da Azambuja, nos arredores de Lisboa, recebemos a ação de sensibilização “A Graça Gracinha”, desenvolvida pela Câmara Municipal da Azambuja, que dinamizou três atividades para crianças da comunidade local sobre proteção da biodiversidade, preservação ambiental e respeito pela natureza.
Um outro mecanismo de disseminação de conhecimento e consciencialização ambiental é realizado através das nossas redes sociais com campanhas educativas. Em 2024, destacamos a campanha da Ara no Instagram a propósito do Dia Internacional da Floresta, com perguntas sobre as florestas e a biodiversidade na Colômbia, e uma publicação nas suas redes sociais a propósito do Dia da Terra, com informação sobre ações realizadas pela empresa para proteger os ecossistemas e mitigar o impacte das suas atividades no Ambiente, na qual desafiou os clientes a adotarem boas práticas ambientais.
Voluntariado
Em 2024, mais de mil colaboradores participaram em ações de voluntariado, num total de mais de 3.600 horas laborais e mais de 9 mil fora do horário de trabalho. Destacam-se as seguintes iniciativas:
- “Voluntários Clientes 70+”, um programa criado em 2020 durante os confinamentos associados à Covid-19 para apoiar clientes idosos na realização das suas compras e na entrega em suas casas. Desde o início do projeto, 233 voluntários fizeram as compras para mais de 370 clientes, num total de mais de 4.500 entregas efetuadas (mais de 115 mil produtos).
- O Pingo Doce, no âmbito do protocolo de apoio à GNR, desenvolveu uma ação de voluntariado com os seus colaboradores do Campo Grande para a oferta de cabazes alimentares a cerca de 1.800 idosos em situação de extrema vulnerabilidade.
- “JAP in a day”, um programa da Junior Achievement Portugal que juntou cerca de 50 colaboradores para, num único dia, em 25 escolas, se implementarem os vários programas que a organização disponibiliza, focados em empreendedorismo e cidadania, literacia financeira e competências para a empregabilidade.
- Recebemos quatro estagiárias da Associação Girl Move, uma iniciativa que apoiamos desde 2016 e que pretende capacitar jovens moçambicanas para se tornarem agentes de desenvolvimento das suas comunidades. A formação decorreu durante três semanas, uma dedicada a visitas a diversas instalações do Grupo para ficarem a conhecer a nossa cadeia de valor, seguida de duas semanas de estágio com oito tutores. Além dos tutores, contribuíram mais 20 colaboradores.
- Na Hebe, os colaboradores têm disponível um dia para voluntariado por ano. A empresa disponibiliza uma lista de associações/organizações sociais e o colaborador escolhe livremente a qual dedica o dia de voluntariado. Em 2024, 17 colaboradores participaram nesta iniciativa.
- O Szlachetna Paczka (Presente Nobre) é um programa social na Polónia cujo objetivo é apoiar pessoas em situação de carência e isolamento social (idosos, famílias numerosas, pessoas feridas em acidentes, doentes e pessoas com deficiência). Os colaboradores da Biedronka são desafiados a preparar cabazes que serão entregues aos beneficiários identificados. Em 2024, 867 colaboradores participaram nesta iniciativa.
- 72 colaboradores da Ara participaram numa ação de voluntariado promovida em parceria com a Fundação TECHO (uma ONG latino-americana que atua em 19 países na construção de casas para pessoas que vivem em habitações precárias e sem condições mínimas de higiene e conforto) para a construção de três casas de emergência para famílias vulneráveis em Cali, Medellín e Barranquilla (24 colaboradores em cada cidade).
- Em diversas ações de voluntariado ambiental, foram plantadas 556 árvores por mais de 150 colaboradores da Ara: i) em parceria com a Fundação Immensamente, 21 colaboradores plantaram 100 árvores na zona de Ganchancipa; ii) em colaboração com a Fundação Fundabejaz, na zona de Pereira, 100 colaboradores plantaram 206 árvores; e iii) em conjunto com a Fundação Efecto Mariposa, 32 colaboradores plantaram 250 árvores na Reserva de Bogotá;
- 28 colaboradores da Ara participaram numa ação de limpeza de praia da Fundação Chambacú (recolhidas 1,2 toneladas de lixo).
1 Segundo o estudo desenvolvido em 2020 pela Fundação Kulczyk, uma em cada cinco mulheres na Polónia tem dificuldade na aquisição de produtos de higiene adequados e 40% das mulheres com dificuldades económicas tiveram de renunciar à compra de produtos de higiene.
2 Para mais informação sobre este projeto, consultar “Mão de obra própria”.